1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fontes - "v" e "A"

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por NQ, 12 de Março de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 597)

1. NQ

NQ Power Member

Boas

Tenho aqui umas dúvidas sobre fontes de alimentação. Há as várias linhas que penso que suportam coisas que "chupam" mais outras que suportam coisas que "chupam" menos. Depois têm os "A" associados, os tais amperes.

Não entendo um caracol disto. Como posso ver (ex: software) se a minha fonte está nos limites ou não ? Sei que um sintoma são os crashes, não tenho disso.

Será que o Motherboard Monitor ajuda nisto ? A minha fonte tem 15A na linha 12V. A minha máquina está descrita no meu Avatar.

Se puderem ajudar com alguma coisa agradeço :)

Obrigado

2. MaLok0

MaLok0 Power Member

eu acho 15A um pouco baixo para essa máquina.
    Podes ver na bios, no mbm, no everest, no speedfan, etc.
    em cada linha (+5v,+12v) os valores não devem fugir muito disso. Apesar de haver um limite aceitável.

3. pee2002

pee2002 Power Member

É muito simples NQ.

Com o everest Home edition ou o ASUS probe ou ate mesmo na BIOS (mais seguro) consegues ver as voltagens das diferentes linhas (3.3v, 5v, 12v)
    Nenhuma delas deve variar mais de 10% tanto em idle como na passagem de idle para full load.

O mais seguro é as linhas não variarem mais de:
    3.3v ----> 3.1 - 3.5
    5v ------> 4.8 - 5.2
    12v -----> 11.70 - 12.30

A meu ver é considerada uma boa fonte toda aquela que:
    - Pese mais de 2kg (maior quantidade de dissipadores)
    - Possua uma boa amperagem nos 12v (min: 20A, recomendado: "dual rail" de 20A cada)
    - Possua a norma ATX 12V Standard Version 1.3

Espero ter ajudado

Cumprimentos

4. NQ

NQ Power Member

Eu estou com o MBM. Os valores neste momento (tenho várias janelas abertas, emule, mas não estou por exemplo a jogar) são:

3.3v - 2.98v
    5v - 4.92v
    12v - 12.22v

Vou pôr o PES5 a correr e ver os valores. Já edito.

Edit: Não varia praticamente nada, não vi passar dos 12.28v

Última edição: 12 de Março de 2006
  5. Swat

Swat I Folded Myself

O rail dos +3.3v é que tá um bocado baixa 8o

Pode também ser a tua board a lêr mal as voltagens... nada melhor que pegar num multimetro e lêr as voltagens de cada linha ;)

Partilhar esta Página