PC/Mac/Linux Football Manager 2017

Dortmund :)

Já vou na 4ª época com eles. Têm finanças relativamente boas (não ao nível do Bayern), e jogadores que rendem imenso tipo Dembele, Guerreiro, Passlack, Pulisic, Schurrle e Reus. O Bayern vai querer comprar muitos dos teus jogadores e depois aí ficas com muito dinheiro para comprar wonderkids.

Por exemplo: Na 4ª época não quis mesmo vender o Dembele mas o Real pagou a cláusula dos 103M por ele e lá foi. Com o dinheiro comprei o G.Jesus do City, que parece ser ainda melhor que ele.

Obrigado pela dica ;)
 
Ora muito boa tarde a todos.
Normalmente costumo colocar um resumo da minha época com o Benfica, no tópico do FM16 tenho lá vários testemunhos de várias épocas.
Este ano o tempo para jogar é menor e só agora venho aqui deixar as minhas "jogatinas"

1ª Época (2016/2017)
A 1ª época foi uma época de teste, como já referi aqui quis tentar jogar em 4-4-2 mas não tive muito sucesso, o campeonato foi à rasquinha e não passei dos oitavos na champions. Taças internas só a supertaça de resto nada.
Como havia alguns jogadores que, a meu ver, não se enquadravam no meu esquema, e como recebi propostas no mínimo aceitáveis alguns jogadores saíram nomeadamente:
Saídas:
Pizzi - 26M (PSG)
Jonas- 8,5M (Totenham) (não era para o deixar sair, mas ele ficou super aborrecido de não ter aceitado a primeira proposta, e não como consegui por a render como queria, pelo que lá foi ele à sua vida)
(e vários empréstimos)
Total: 34M

Aproveitei o dinheiro das vendas e fui buscar alguns jogadores com bom potencial para o futuro.
Entradas:
Carlos Soler - 625m (Valencia) - MD/MC. Um construtor de jogo recuado com muito bom potencial.
Pedrag Rajkovic - 9M (Maccabi Tel-Aviv) - GR. Já muitos o devem conhecer, um GR com muito bom potencial, já no FM16 o tinha ido buscar.
Kuki - 6,75M (Málaga B)- MOC/PL. Um jovem avançado que tanto pode jogar a MOC como PL, muito potencial também (confesso que o fui buscar para futuramente substituir o Jonas)
Felipe Vizeu - 6M (Flamengo) - PL. Encontrei-o no Brasil e pelo que os meus olheiros dizem, parece também ter muito potencial
Total: 20,5M

Resumo da 1ª Época
Como referi a 1ª época foi menos boa, e não me vou alongar muito aqui:
Momentos marcantes:
7-1 em casa ao Olympiacos na fase de grupos da Champions
8-0 em casa ao Estoril para a Liga Nos

Momentos para esquecer:
Derrota contra guimarães Taça de Portugal 6ª eleminatória (1-0)
Derrota contra Porto na Taça da Liga meias finais (0-3)
Derrota por 0-5 contra o Arsenal nas 2 mãos dos Oitavos da Champions.

2ª Época (2017/2018)
Posto isto iniciei a 2ª época, mas desta vez com a ideia fixa de uma nova táctica. Já no jogo do ano passado me tinha dado bem com 4-1-2-3 (com 1 MD e extremos que podem mudar para Avançados Interiores, dependendo do jogador que escolha). Como o Fesja é bastante bom a MD, tinha de aproveitar e usa-lo no jogo na posição que ele joga melhor.

Em termos de transferências creio que não estive muito bem, no entanto nunca fico numa posição fácil quando os "tubarões" querem jogadores da minha equipa. Assim que eles "cheiram" que algum clube maior os querem, tenho logo "choradinho" a dizer que querem ir para esse clube etc, etc, e depois tenho a restante equipa a apoiá-los.
Alem disso tive também um pequeno imprevisto no mercado de Inverno mas já lá vamos:
Saídas:
Alex Grimaldo - 31M (Man City) Um dos que "chorou" para ir para um clube maior. Confesso que não regatei mais e fiz mal, creio que conseguiria mais por ele, já que parece-me que ele vai ser um dos melhores naquela posição.
Lindelof - 43,5M (Bayern). Um caso semelhante ao anterior, mas com um valor mais alto. E parece-me que não está muito longe do seu valor na altura.
Salvio - 19M (Sevilha), passou metade da 1ª época lesionado, e conhecendo o histórico dele para lesões aproveitei logo a oportunidade.
Cervi- 7M (Real Sociedade) não rendeu comigo, normalmente jogava sempre a Extremo esquerdo, mas não foi grande coisa.
No mercado de Inverno tive uma proposta por:
Ederson - 27M (Dortmund). Outro jogador que quis ir para uma liga "melhor", deixou-me um bocado desesperado pois só tinha 2 GR na equipa principal (sendo o outro o Rajkovic que fui buscar na 1ª época, Julio César tinha-se reformado, e os GR da equipa B/junior não era suficientes)
Mitroglou -10M (juventus). Nunca rendeu comigo, jogava quase sempre a titular, mas marcava pouco e rendia pouco. Em 12 jogos marcou 2 golos nesta época. Aproveitei para o vender assim que tive oportunidade.
Saido Berahino livre (PL), como estava a precisar de mais um gajo no ataque aproveitei este jogador que me pareceu razoável (ainda por cima livre)

Depois disto necessitava de remendar a minha equipa:
Entradas:
Jorge- 12,5M (Flamengo) DL, precisava dum gajo para o lugar do Grimaldo, e fui buscar este brasileiro, bastante bom até
Cristian Pavon - 8M (Boca) MO(D/E) confesso que descobri este jogador por alguns utilizadores aqui do forum, e foi muito boa compra
Sergej Milinkovic Savic - 24M (MC). Queria um médio área área, e apesar de poder ir buscar o Lucas Romero (como já fiz em anos anteriores) decidi arranjar um jogador já com conhecimento do futebol europeu. e bendita a hora que o fiz.
No mercado de Inverno:
Jefferson- livre (GR) precisava doutro GR para tapar o buraco deixado pelo Ederson, e como estava livre aproveitei. É mais que suficiente para os meus planos.


Posto isto tenho a reportar o seguinte:
Supertaça vencedor (2-0 contra o Nacional Madeira)
Taça da Liga vencedor (3-0 contra o Porto)
Campeão da Liga Nos com umas 6 jornadas para jogar, 32V 2E 0D. 84GM 12GS. 98 Pontos.
O campeonato foi um passeio, muito devido a um Sporting e Porto fracos (o sporting até despediu o Jesus), mas também devido a dos meus melhores jogador.
Taça de Portugal eliminado nas meias finais (desta vez o Porto vingou-se ao empatar na luz a 0 e vencer no dragão por 3-1)
Champions- Eliminado dos quartos pelo Manchester United que me ensinou como jogar a bola no estádio da Luz ao vencer por 3-1 :( No entanto derrotei o Chelsea nos oitavos com uma vitória por 2-0 na Luz (e empate em Stamford Bridge)

Assim sendo tenho a reportar o seguinte da minha equipa:
Melhores jogadores:
Sergej Milinkovic Savic (MC) - 43 Jogos - 17 golos, 11 assistências. 7 prémios melhor em campo. Melhor marcador da liga NOS com 13 golos.
Jardel - 50 Jogos- 9 golos - 2 assistencias, 10 prémios de melhor em campo.
Gonçalo Guedes - 37 jogos - 12 golos, 20 assistencias.

Jogadores menos bons
Rafa Silva - não rendeu como esperava, nem à direita, nem à esquerda, nunca foi influente o suficiente. Apenas nos últimos 3 jogos começou a jogar como deve ser.
Zivkovic- Tirando uns 2 ou 3 jogos, ainda não engatou como deve ser, e ainda deixa muito a desejar (alem disso o Gonçalo Guedes tem sido impressionante naquele flanco)
Saido Berahino - Não adicionou muito à equipa, esperava mais dele, mas não se safou muito bem ainda.


E pronto fica a minha parede de texto como nos outros anos. Espero que alguém tenha vontade/paciência de ler.
Cumprimentos
 
Boas comecei um save diferente e escolhi o Aston Villa e consegui subir a primeira divisão através dos Playoffs agora tenho 45M para gastar em reforços e bem preciso deles pois fiz toda a primeira epoca com jogadores que ja estavam no clube para ter mais dinheiro caso subisse e agora a dificuldade que tenho é que todos os bons jogadores e baratos sao da América do sul e com isso não tem licença e por mais que apele nunca conseguem exemplos PAVON, Betencur, Cubas, M Romero (PLC) está quase a começar o campeonato e tenho 0 reforços, os europeus sao bastante caros
 
Acho este FM muito, muito fácil, então a nível interno nem se fala.. Jogo quase sempre com um MD, um CJ e um MAA, dois extremos a Apoiar e um F9.
O que acho estranho é que estou em 2020,com o Benfica, ganhei os campeonatos, taças de portugal e supertaças todas, falhei uma taça da liga, e ganhei por 2x a Champions. No entanto, não tenho propostas para treinar outros clubes, nada..
 
Os clubes nao te vem oferecer o cargo,tu é que tens que estar atento no final da epoca e vais á segurança de emprego para veres que clubes estao disponiveis,se te interessar algum so tens que concorrer ao lugar.
 
Pessoal estou a fazer um save em rede com um amigo, há possibilidade de os nossos jogos serem realizados ao mesmo tempo ? lembro-me que no fm 2012 prai, dava.
 
Acho este FM muito, muito fácil, então a nível interno nem se fala.. Jogo quase sempre com um MD, um CJ e um MAA, dois extremos a Apoiar e um F9.
O que acho estranho é que estou em 2020,com o Benfica, ganhei os campeonatos, taças de portugal e supertaças todas, falhei uma taça da liga, e ganhei por 2x a Champions. No entanto, não tenho propostas para treinar outros clubes, nada..

É inacreditável a facilidade do jogo, ganhar o campeonato em Portugal é um passeio autêntico com um dos 3 grandes, é quase impossível perder... sem contratações e melhorias do plantel, nada. Os que estão e um ou outro da equipa B chega e sobra.

Sinceramente não entendo isto, o jogo não era assim há uns anos atrás mas está cada vez pior neste sentido (tudo o resto tem evoluído muito bem).

Os clubes nao te vem oferecer o cargo,tu é que tens que estar atento no final da epoca e vais á segurança de emprego para veres que clubes estao disponiveis,se te interessar algum so tens que concorrer ao lugar.

Só se for este ano, porque sempre recebi propostas de outros clubes sem me candidatar. O que pode ter acontecido é ele ter escolhido um passado "foleiro" na criação do treinador (sem experiência de futebolista por exemplo), pois em anos anteriores isto quase que impossibilitava grandes clubes de te contratarem. Isso ou não ter a licença principal, isto é factor eliminatório.
 
É inacreditável a facilidade do jogo, ganhar o campeonato em Portugal é um passeio autêntico com um dos 3 grandes, é quase impossível perder... sem contratações e melhorias do plantel, nada. Os que estão e um ou outro da equipa B chega e sobra.
A minha experiência não está a ser essa. Acabei agora a 1ª temporada e fiquei em 3º com o Sporting, sendo que o Porto foi campeão com 3 empates e 1 derrota. Impossível bater isto.
Confesso que não percebo muito de tácticas e uso geralmente as opções default ou as sugestões do treinador adjunto. O treino também está a cargo do treinador adjunto.
A minha experiência em FM não é muita, pois a última vez que joguei a sério foi ainda nos CM 95-96 lol.

Jogo em 4-2-3-1 com extremos e a equipa é geralmente a seguinte:
GR: Rui Patrício
DE: Zeegelar (ou Jefferson)
DC: Ruben Semedo (ou Paulo Oliveira)
DC: Coates (ou Paulo Oliveira)
DD: Schelotto
EE: Bryan Ruiz
MC: Adrien
MC: William Carvalho
MCO: Alan Ruiz
ED: Gelson Martins
PL: Doost

Também uso o Markovic e Matheus Pereira para substituir ou colmatar as lesões dos médios ofensivos.

Na 1ª temporada comprei uns jovens tipo Carlos Soler, Andrea Pinamonti e Toni Lato, mas ainda não têm condições para jogar. Para o início da 2ª temporada comprei Maximiliano Romero (também é jovem), Christian Pavon e Kenny Tete.


Como é que posso melhorar isto? Dinheiro não há. :007:
 
A minha experiência não está a ser essa. Acabei agora a 1ª temporada e fiquei em 3º com o Sporting, sendo que o Porto foi campeão com 3 empates e 1 derrota. Impossível bater isto.
Confesso que não percebo muito de tácticas e uso geralmente as opções default ou as sugestões do treinador adjunto. O treino também está a cargo do treinador adjunto.
A minha experiência em FM não é muita, pois a última vez que joguei a sério foi ainda nos CM 95-96 lol.

Jogo em 4-2-3-1 com extremos e a equipa é geralmente a seguinte:
GR: Rui Patrício
DE: Zeegelar (ou Jefferson)
DC: Ruben Semedo (ou Paulo Oliveira)
DC: Coates (ou Paulo Oliveira)
DD: Schelotto
EE: Bryan Ruiz
MC: Adrien
MC: William Carvalho
MCO: Alan Ruiz
ED: Gelson Martins
PL: Doost

Também uso o Markovic e Matheus Pereira para substituir ou colmatar as lesões dos médios ofensivos.

Na 1ª temporada comprei uns jovens tipo Carlos Soler, Andrea Pinamonti e Toni Lato, mas ainda não têm condições para jogar. Para o início da 2ª temporada comprei Maximiliano Romero (também é jovem), Christian Pavon e Kenny Tete.


Como é que posso melhorar isto? Dinheiro não há. :007:

O meu pai joga com o Sporting, a equipa dele é mais ou menos essa, mas joga com B. César a extremo esquerdo e B. Ruiz a MO (adrien e carvalho a CD e MC e Gelson à direita, Bas Dost na frente.

Não comprou ninguém, ganhou o campeonato sem derrotas com 10 pontos de vantagem sobre o Porto, passou em primeiro na fase de grupos da Champions (num grupo com Barcelona). Não inventa muito nas opções tácticas e deixa os treinos para o adjunto, ou seja, não explora o jogo com muita profundidade e os resultados são os que te falei... tira muito realismo ao jogo...
 
Também não tenho a opinião que seja extremamente simples.

Depois de 3 epocas no Sporting ainda não fui campeão. Na primeira e na segunda fiquei em 2º lugar a 1 ou 2 pontos do titulo (Foi para o Benfica). Na 3ª epoca foi o descalabro, andei mais de metade da epoca na metade de baixo da tabela até que finalmente a equipa atinou e acabei em 3º lugar.
 
Também não tenho a opinião que seja extremamente simples.

Depois de 3 epocas no Sporting ainda não fui campeão. Na primeira e na segunda fiquei em 2º lugar a 1 ou 2 pontos do titulo (Foi para o Benfica). Na 3ª epoca foi o descalabro, andei mais de metade da epoca na metade de baixo da tabela até que finalmente a equipa atinou e acabei em 3º lugar.

É o que eu digo, a dificuldade está relacionada com os atributos de treinador que se escolhe, o passado futebolístico e a licença inicial.

EDIT: a equipa dele tem sempre menos posse de bola do que o adversário, e tem consistentemente a melhor defesa do campeonato e o melhor ou segundo melhor ataque, mesmo tendo uma percentagem de posse de bola baixíssima para um grande (cerca de 45%).
 
É o que eu digo, a dificuldade está relacionada com os atributos de treinador que se escolhe, o passado futebolístico e a licença inicial.

EDIT: a equipa dele tem sempre menos posse de bola do que o adversário, e tem consistentemente a melhor defesa do campeonato e o melhor ou segundo melhor ataque, mesmo tendo uma percentagem de posse de bola baixíssima para um grande (cerca de 45%).

Honestamente, só a minha 3ª época é que a equipa começou a engrenar, nas anteriores Porto e Sporting deram luta até ao fim, duas épocas em que tive um jogo com um deles a 1/2 jornadas do fim (acabaei por ganhar ambas com alguma distância mas graças a uma vitória nesses jogos). 3ª época, 20 jogos, 18V 2E 57GM 13S, sendo que dei 5-0 ao Porto na Taça. O único jogo mau foi com o Napoles em que este 1-1 até aos 70, perdi 4-1 lol

Por isso acho que depende um pouco da equipa. Na minha opinião, o FM nunca foi um jogo difícil por aí além, senão um SAF ou um LLM não estavam ao alcance de todos, temos acesso a atributos de jogadores, a AI dos treinadores não me parece muito real, etc.

PS - Segui os conselhos da malta, vendi o Raul e Mitro por 20M cada (não consegui mais apesar do Raul ter marcado quase 40 golos), apostei no Jovic (27J 30G) com Ze Golos (12J 13G) a suplente. Xpetácle! E ainda tenho Colídio e Romero só para amealhar €
 
Honestamente, só a minha 3ª época é que a equipa começou a engrenar, nas anteriores Porto e Sporting deram luta até ao fim, duas épocas em que tive um jogo com um deles a 1/2 jornadas do fim (acabaei por ganhar ambas com alguma distância mas graças a uma vitória nesses jogos). 3ª época, 20 jogos, 18V 2E 57GM 13S, sendo que dei 5-0 ao Porto na Taça. O único jogo mau foi com o Napoles em que este 1-1 até aos 70, perdi 4-1 lol

Por isso acho que depende um pouco da equipa. Na minha opinião, o FM nunca foi um jogo difícil por aí além, senão um SAF ou um LLM não estavam ao alcance de todos, temos acesso a atributos de jogadores, a AI dos treinadores não me parece muito real, etc.

PS - Segui os conselhos da malta, vendi o Raul e Mitro por 20M cada (não consegui mais apesar do Raul ter marcado quase 40 golos), apostei no Jovic (27J 30G) com Ze Golos (12J 13G) a suplente. Xpetácle! E ainda tenho Colídio e Romero só para amealhar €

E prova disso é o fato de o pessoal ganhar a champions com o FCP/SLB na 1º/2º época.

Obviamente que muito fruto disso é depois outras facilidades, queiram admitir ou não: ir buscar 5/6 craques pelas listinhas da net, sacar tática, sacar treinos, sacar bola parada, staff e mais alguma coisa que possa ajudar, dar aquele reload de vez em quando.. assim também é fácil :).

Eu não acho piada, aliás, jogo praticamente pelas regras da LLM em qualquer save, mas cada um se entretém como quiser. Afinal o objetivo do jogo é esse mesmo.
 
E prova disso é o fato de o pessoal ganhar a champions com o FCP/SLB na 1º/2º época.

Obviamente que muito fruto disso é depois outras facilidades, queiram admitir ou não: ir buscar 5/6 craques pelas listinhas da net, sacar tática, sacar treinos, sacar bola parada, staff e mais alguma coisa que possa ajudar, dar aquele reload de vez em quando.. assim também é fácil :).

Eu não acho piada, aliás, jogo praticamente pelas regras da LLM em qualquer save, mas cada um se entretém como quiser. Afinal o objetivo do jogo é esse mesmo.

Mesmo com LLM, no desafio que fiz peguei no singelo Welling United, demorei 7 anos a chegar à Premier League e ao fim de 9 épocas era campeão europeu, sem listinhas nem nada. A questão é que o FM apesar de ser o que mais se aproxima da vida real, iria sempre fazer do Adu um dos melhores do mundo há 5/6 anos atrás. Contudo, o futebol na vida real não é assim, existirão sempre imprevistos que enriquecem o jogo e é por isso mesmo que nós adoramos o desporto rei.

Chupa, Luis Freitas Lobo
 
O que continua uma miséria neste FM é quereres ir buscar uma estrela e pedirem + 100M e vai outro colosso Europeu e consegue por menos de 70M. Abusado são os preços dos regens e das cláusulas que os pequenos clubes pedem para os vender, 40% do lucro de uma futura transferência.
Continuo a criticar também o sistema de treino na minha opinião devia ser reformulado.
 
Mesmo com LLM, no desafio que fiz peguei no singelo Welling United, demorei 7 anos a chegar à Premier League e ao fim de 9 épocas era campeão europeu, sem listinhas nem nada. A questão é que o FM apesar de ser o que mais se aproxima da vida real, iria sempre fazer do Adu um dos melhores do mundo há 5/6 anos atrás. Contudo, o futebol na vida real não é assim, existirão sempre imprevistos que enriquecem o jogo e é por isso mesmo que nós adoramos o desporto rei.

Chupa, Luis Freitas Lobo

Correto, mas isso é q.b. realista dentro dos standards do jogo. Pegares numa equipa, seja qual for, e demorares 9 épocas para ganhar a Champions é aceitável dentro daquilo que o jogo te oferece. 9 épocas dá-te muito tempo para evoluir jovens de academia, wonderkids que possas ter encontrado, regens...
Agora muitos feitos que se vê por aí com FCP/SLB/SCP na 1º e 2º época acho muito esquisito.

O que são as regras LLM?

No meu ponto vista é a maneira mais "realista" e imersiva de jogar o jogo, mas é mais visto como um desafio.

Basicamente traduz-se em não fazeres nada no jogo que não seja considerado realista (dentro dos possíveis, é um jogo claro). Ou seja, não podes pedir conselhos a outras pessoas, não podes pedir dicas de táticas, procurar jogadores por listas da internet ou recomendações de pessoas (contrata só o que os teus olheiros encontram), entre outras linhas. É mais usado em saves com equipas de divisões inferiores.

Tens mais explicações aqui:
http://lowerleaguemanager.com/llm/guidelines/
 
Back
Topo