Forçar IRQ num dispositivo!

CoolAlex

Power Member
E assim, tenho uma placa de som profissional , e tenho tido alguns problemas de latencia e uns estalidos enquanto faz playback de audio.A placa ocupa o IRQ 17 na lista do windows XP , mas o mais estranho e q quando arranco aparece IRQ 5 - Multimedia Device, e na lista do winXP o IRQ nao aparece ocupado!Li em forums q e possivel forçar um dispositivo a usar um determinado IRQ , o meu sistema e o q ta na sig, alguem me pode dizer como faço isso ? A placa esta instalada no 2o slot PCI a contar de cima!
Thnx
 
Viva,

para forçares a IRQ numa board contemporânea tens de mudar a placa entre slots PCI

normalmente o IRQ5 está associado a dispositivos ISA/não PnP e penso que mesmo em boards sem slots ISA isso ainda acontece; os teus problemas também podem ser derivados disso mesmo.

se puderes atribuir IRQs ás portas série e paralela aproveita o IRQ5 para isso.

se não resolver experimenta alterar a definição APIC na BIOS da board ou eventualmente instalar o Windows como uma diferente HAL (vê o link):

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;EN-US;216251
 
O que e isso do APIC?E posso mudar isso na BIOS ?Acho q ja li se mudar isso q tem q se fazer uma instalaçao nova do Windows!Entretanto tb vou experimentar retirar a placa e muda-la para o 1o slot para ver o que da!E q este assunto eu nao domino muito bem, sei q e possivel fazer este tipo de operaçao , mas nao tenho certezas de nada

Thnx
 
Viva,

depois diz coisas...

as placas de som nunca gostaram muito de interrupções acima de 10, se a APIC na BIOS estiver ligada então é natural que o Windows atribua um IRQ superior.

o inconveniente é que se desligares a APIC tens de reinstalar o Windows, aliás eu acho que refiro isso.
 
Back
Topo