Formação em Fotografia

xpto.lulz

Power Member
Boa tarde a todos os amantes de fotografia.
A minha duvida é a seguinte,onde tirar formação pela zona do Porto para me iniciar no "mundo" da fotografia a nível profissional,tendo como base esta formação profissional que procuro.

Ja vi em alguns sítios do Porto ,como o IFP mas são 18 meses e é um abuso tipo quase 5000 euros e são apenas 3 horas por dia.Outro sítios são cursos profissionais que dão o 12 ano em 3 anos e é só para menores de 19 anos,eu ja tenho 26 portanto estes já não aso opção viável.(ja tenho o 12 e tenho matricula congelada na faculdade,que não pretendo terminar)

Procurava então um sitio físico onde possa tirar formação que no máximo dure um ano,com um estagio no final era o ideial.

Obrigado!
 
Tens experiência por mínima que seja? E conhecimentos básicos?

Curso para quê?

Os cursos profissionalizantes visam preparar profissionais para o meio de trabalho por isso é normal que se façam pagar, é disso que essas escolas e professores vivem.

São cursos com uma componente técnica forte mas sobretudo com uma componente artística.

Depois tens os cursos pequenos, da treta, que não servem para nada.

Se o que tu queres é trabalhar em fotografia em que área queres tu trabalhar?

Hoje em dia e com a informação disponível só não aprendes o que não quiseres.
 
Se o que procuras é mesmo formação profissional em fotografia, tipo por exemplo um nível V em fotografia, isso não existe em Portugal. No máximo existem licenciaturas em fotografia.

Mesmo o chamado Curso Profissional de Fotografia do IPF não é reconhecido pelo Ministério da Educação, é meramente um curso para dotar o aluno das competências adequadas à função e procurar prepará-lo para o mercado de trabalho. Não atribui qualquer grau ao aluno.
Eles não são reconhecidos pelo Ministério da Educação como uma escola, são reconhecidos pelo IEFP como uma entidade formadora.

E sinceramente...concordo com a lógica do "formação para quê?".
Para o lado técnico basta o YouTube e talvez uns livros. Há rios de informação. E para o lado subjectivo eu vejo os cursos até com uma certa desconfiança, pois esta é uma área em que cada um deve procurar destacar-se pelas características do seu trabalho, não pelas dos outros. E, por vezes, os cursos acabam por orientar todos os alunos na mesma direcção por ser a tendência do mercado. E eu cá...não quero ser mais uma ovelha no rebanho.
 
Última edição:
As melhores fotos que tenho visto, de há uns tempos para cá (basicamente, desde que me comecei a interessar mais por isto), são fotos de "amadores".
Não "há nada" como a escola da vida.

A fotografia é uma forma de arte - precisas de talento.
Uma escola não ensina talento. Pode ajudar a desenvolvê-lo, mas não ensina...

Com a quantidade de conteúdos disponíveis, estou com o Pedro - só não aprende quem não quer.
Livros, canais de youtube e, principalmente, muito treino.

Cumps
 
O meu sincero obrigado aos três!
A nível de conhecimentos de momento são poucos,a ideia era aprender ao máximo por mim,ler ,ver ,tirar fotos ,melhorar e fazer a tal formação que era para uma possível entrada num mercado de trabalho,ou seja eu pergunto um fotografo de casamentos(exemplo a sorte) esta la porque tem talento e domina a maquina,mas deduzo que tenha pelo menos algum tipo de formação para la estar,ou estou errado ?

Adoro este mundo,mas claro ,queria de alguma forma tornar.lo rentável ou pelo menos um extra!Posso ate encarar como um trabalho extra mesmo,voltando ao assunto que falei,fotografo casamentos(deve ser o que mais se ouve falar ) imaginem que ate domino a maquina e tiro umas boas fotos,que empresa é que me contrataria sem a tal formação que falo ?
Estou preocupado demasiado com essa formação que não é necessário ?

Muito obrigado mesmo pelas respostas nesta fase que me encontro com algumas duvidas.
 
Se tens parcos conhecimentos e começas já com a "obrigação" de fazer dinheiro, esquece.

Não leves isto tão a sério, a melhor forma de levares a fotografia é como uma arte (que é), tenta aprender e fazer sempre tudo com um cunho pessoal.

Algo que seja teu, que te dê gozo e que tenha de ti.

Porquê?

Porque se isto fosse fácil toda a gente fazia.

O que não falta aí é sapateiros a fotografar e a ganhar meia dúzia de trocados mas fazem a diferença? Acrescentam alguma coisa ao mercado? Não.

Não coloques pressão nisto, não penses que vais ganhar dinheiro.

Aprende por gosto, tens de consumir muita fotografia até para conseguires não só desenvolver a tua como para a poderes avaliar.

Se tudo correr bem, vais começar a fazer a diferença.

Não porque os outros te dizem mas porque tu vais começar a ter olhar crítico, no teu trabalho e no dos outros.

Aí sim, podes acrescentar alguma coisa ao mercado e justificar o que te pagam.
 
deduzo que tenha pelo menos algum tipo de formação para la estar,ou estou errado ?
Possivelmente errado :P

Os fotógrafos são habitualmente trabalhadores independentes, não por contra de outrem. Quem os contrata é quem quer o serviço (cliente). Monta-se um portefólio online no nosso site (isto é, o site do próprio fotógrafo) a mostrar o que vale, usa-se auto-promoção (hoje em dia, social media) da melhor maneira que se consiga, cruza-se os dedos, e os trabalhos começam a surgir aos poucos.

E sim, montar o portefólio dá trabalho...pode demorar um quanto tempo. É ir aprendendo, ir fotografando, e ir escolhendo as melhores para lá colocar. É uma caminhada um bocadinho grande desde que se começa a aprender até se criar um site e um portefólio. Até lá, se mantiveres a intenção, desfruta da viagem e relaxa quanto à ideia de tentar trabalhar na fotografia. Não coloques em ti mesmo essa pressão e, definitivamente, não definas prazos tipo metas a alcançar.
 
Última edição:
Se tens parcos conhecimentos e começas já com a "obrigação" de fazer dinheiro, esquece.

Não leves isto tão a sério, a melhor forma de levares a fotografia é como uma arte (que é), tenta aprender e fazer sempre tudo com um cunho pessoal.

Algo que seja teu, que te dê gozo e que tenha de ti.

Porquê?

Porque se isto fosse fácil toda a gente fazia.

O que não falta aí é sapateiros a fotografar e a ganhar meia dúzia de trocados mas fazem a diferença? Acrescentam alguma coisa ao mercado? Não.

Não coloques pressão nisto, não penses que vais ganhar dinheiro.

Aprende por gosto, tens de consumir muita fotografia até para conseguires não só desenvolver a tua como para a poderes avaliar.

Se tudo correr bem, vais começar a fazer a diferença.

Não porque os outros te dizem mas porque tu vais começar a ter olhar crítico, no teu trabalho e no dos outros.

Aí sim, podes acrescentar alguma coisa ao mercado e justificar o que te pagam.



Obrigado pela honestidade nestas palavras,confesso que sempre me preocupei demasiado com o dinheiro.
Vou mesmo começar por procurar comprar uma nova maquina,decente , e começar a desenvolver todo o espírito critico necessário a base de estudo.
 
Dou-te o meu exemplo.

Faço fotografia há uns anos, só recentemente comecei a investir de forma mais forte, tanto em dinheiro como em tempo, e sempre de forma despretensiosa.

Este investimento é mais importante no tempo de dispões, a fotografar, a consumir fotografia e aprender/trabalhar o pós processamento.

Recentemente comecei a fazer uns trabalhos, comecei a ganhar dinheiro com isto.

Essa nunca foi a ideia e mesmo hoje em dia não é.

Nunca fotografei tanto como agora e continuo a fazê-lo por gosto.

Se houver trabalhos, há, se não houver, continuo o meu caminho, sempre com o mesmo gosto e empenho.

Eu não tenho nem quero qualquer tipo de pressão no que faço porque vejo-o como arte, como uma criação minha.

Muito menos se essa pressão for contas para pagar.

Ainda há uns dias vi um vídeo sobre esse tema.

Se gostas, empenha-te e aprende por gosto.

Tens de ter gosto e orgulho no que fazes.

No futuro poderás eventualmente ganhar algum com isto, mas, se não acontecer, a vida continua.
 
Bom post @APedro !



E o que ele diz também está relacionado com o que eu estava a pensar quando escrevi acima
Até lá, se mantiveres a intenção, desfruta da viagem
"se mantiveres a intenção" - isto porque muita gente muda de intenções à medida que aprende; e alguns mudam de ideias até depois de começarem a trabalhar e tornarem a sua fotografia num negócio, pois sentem que perde a piada.

Relaxa e desfruta da viagem. Com o tempo e com a aprendizagem saberás se irás querer trabalhar.
E para arrancar até o telemóvel serve.
Eu comecei a estudar fotografia decentemente há quase um ano, pura e simplesmente por querer aprender mais.
Nem sequer fazia a mais parva ideia de quanta distância ia dum amador para um profissional (e pelos vistos é pouquíssima, havendo muitos amadores melhores do que muitos profissionais). Pensava que para trabalhar nisto era preciso um grande filme e nem me passava pela cabeça alguma vez fazer um trabalho que fosse. Afinal não, não é preciso um grande filme. Normalmente é um trabalho independente, por isso só é condicionado pela iniciativa do próprio. Sete meses depois de comprar câmara e só com a intenção de aprender, ainda não fiz nenhum trabalho, nem grátis e nem a pagar porque não me sinto pronto, mas a ideia já me tem passado pela cabeça e já recusei um primeiro trabalho (que seria gratuito, na família). Quem diria...

Portanto, conclusão? Queres fotografar? Fotografa. Fotografa e estuda. Nada mais. Enjoy the ride :biglaugh:
 
Vocês também só estão a pensar na vossa forma de pensar. Dizer que não deve pensar em fazer disto vida tão cedo?

Se é o que quer então porque não. Se quero ser informático, só devo começar nos tempos livres e esperar que a oportunidade apareça do nada?

Vamos ter mais calma com as sugestões :P

Acho que acima de tudo é preciso perceber a àrea que se pretende e perceber se se está disposto a investir tempo e dinheiro até se tornar um trabalho sustentável. E dependendo da àrea o percurso será diferente.
 
Acho que acima de tudo é preciso perceber a àrea que se pretende e perceber se se está disposto a investir tempo e dinheiro até se tornar um trabalho sustentável.
Exacto. Por isso, ele começa pela experimentação e com o tempo vai vendo se realmente quer trabalhar nisso ou não. Colocar em si mesmo a pressão do "tenho que ser profissional" é uma óptima forma de estragar um sonho, devido às diferenças entre fotografia amadora e profissional.

Um fotógrafo que comece agora a carreira e trabalhe por conta própria, a moda é, tira fotos durante um bocadinho do tempo, fica horas e horas em frente ao PC a tratá-las, faz de social media marketeer para atrair clientes, e faz de contabilista ao fim do dia. Provavelmente as fotos não chegam para pagar todas as contas, e então começa a trabalhar também em vídeo e, pelo meio, tenta dar uns workshops para sacar um dinheiro extra. No fim de contas, pouco tempo passa a fazer aquilo que realmente gosta, que é fotografar.
Além disso, e mais importante: para arranjar trabalhos tem que ter portefólio. De alguma maneira tem que o fazer antes de se tornar profissional, portanto...é seguir caminho pela fotografia amadora.

E o exemplo do informático não é uma boa comparação, considerando que nessa área existem cursos tecnológicos de nível 3 e 4, cursos profissionais de nível 5, licenciaturas de nível 6, mestrados de nível 7, e há muita oferta para trabalhar por conta de outrem. Na fotografia, não só não há toda essa oferta de ensino, como grande parte do trabalho é por conta própria.

Ainda assim, se o informático quiser meramente fazer manutenções, então sim, uma óptima forma de começar é nos tempos livres, em vez de se atirar de cabeça, gastar o tempo que podia estar a aproveitar noutro emprego, receber resultados muito lentamente e ficar a passar fome até as coisas estabilizarem. Até tenho exemplo disso na família.
O mesmo para um web developer, também. Aproveitar os tempos livres, porque não vai ter quem lhe encomende sites todos os dias quando ninguém o conhece.

Nem todas as pessoas têm uma personalidade empreendedora. E normalmente só o descobrimos com a experiência prática. É bem mais seguro começar devagar, sem pressões, e perceber com essa experiência se de facto estamos preparados para suportar o resto das tarefas que vêm com o início da actividade profissional.
 
Última edição:
Acho que acima de tudo é preciso perceber a àrea que se pretende e perceber se se está disposto a investir tempo e dinheiro até se tornar um trabalho sustentável. E dependendo da àrea o percurso será diferente.

E até lá, com contas para pagar, vive-se do ar.

Repito, se fosse assim tão fácil toda a gente o faria.

O próprio user é que disse "já tenho 26 anos".

Se ainda há falta de conhecimentos básicos acho um pouco prematuro pensar já em facturar.

Ao contrário do que muita gente pensa, fotografia não consiste num fundo desfocado e filtros no instagram.

Tal como em tudo na vida o mais importante é a experiência e desenvolveres a tua personalidade no que fazes.

Por isso mesmo e porque há quem leve uma vida a ser bom em algo, acho mesmo muito precipitado resolver fazer dinheiro numa área onde há tanta oferta e tão pouca diferenciação.
 
Daí a dizer que tem de começar como um hobby...

Conheço gente que começou a trabalhar como fotografo de casamentos para uma loja de fotografia sem conhecimentos prévios por exemplo. Dizer que tem de encarar como um hobby agora não percebo. Se o que o user quer é seguir a fotografia, porquê ter de ter outra carreira profissional que não a que quer.

Mais uma vez, só acho que dão as opiniões muito viradas para o que pensam e não nas possibilidades existentes.
 
Não é partir para o ataque.
É mesmo questão de curiosidade - ver como se safa uma pessoa sem conhecimentos, num tipo de fotografia tão exigente como a fotografia de casamento...
 
Queres partilhar esse trabalho que, aposto, ficou um espectáculo?
Conheço quem tenha começado em algo assim mas é muito gradual. Começa a carregar equipamento para os fotógrafos, depois passado uns tempos pode usar um corpo antigo para fazer as fotos que quiser (que em princípio não serão sequer usadas ou pelos menos não se está a contar com elas), depois passam a 2º fotografo e depois fazem trabalhos sozinhos.

Escusado dizer que está bastante tempo entre o passo inicial e os outros e claro assume-se que a pessoa progrediu (o que não é muito difícil muito não há grande criatividade na generalidade dos casamentos).
 
Pois, basicamente é começar como moço de recados e só mais tarde ser efectivamente fotógrafo...

Eu tenho andado em cima do assunto "emprego". Já vi e já respondi a anúncios nesta área, o último a que respondi até foi na semana passada. Todos pediam conhecimento vasto em técnica e pacote Adobe, grande parte pedia licenciatura em fotografia ou áreas próximas, alguns eram para foto + vídeo, outros até eram aquela típica confusão de designer/fotógrafo.
Outros eram para trabalhos pontuais, tanto como 1º fotógrafo como 2º fotógrafo e, obviamente, esses eram como trabalhador independente e com experiência.


Mesmo as lojas de fotografia, nos dias de hoje, coitadas...de todas as que conhecia aqui na minha zona (num raio de 2 ou 3km, vá; estou bem no centro de Gaia, portanto há muitos estabelecimentos aqui), creio que só as dos shoppings e mais uma de rua é que ainda estão abertas. As outras já fecharam todas.

Esse é um tipo de oferta de emprego que, hoje em dia é rara, mesmo rara. Não só porque as lojas são poucas, mas também porque havendo tantos amadores com bons conhecimentos...vai-se escolher alguém que ainda tem que ser ensinado do zero?
 
Back
Topo