Formação em Programação de Aplicações Web

jsaleiro

Membro
Boas,


Antes de mais, espero que este post não seja encarado como publicidade.

Entre outras coisas, sou formador na etic_, em especial no curso de Programação de Aplicações Web. Trabalhando na área das Rich Internet Applications, fiz uma recomendação de reformulação ao curso, aproximando-o mais à realidade, e tornando-o numa ferramenta forte para alunos que não queiram tirar um curso universitário, mas objectivem especializar-se e preparar-se para o mercado de trabalho.
Assim sendo, e como sei que a grande maioria dos temas no techzone se centram no desenvolvimento web, recomendo a todos aqueles que procuram obter formação nesta área (Aplicações Web) que dêm uma vista de olhos no curso. O curso objectiva dotar os alunos da capacidade de construir aplicações web; web sites dinâmicos; CMS; Plataformas de CRM; Plataformas de E-Commerce; e por aí adiante, usando sobretudo Actionscript, Flash Remoting, PHP, MySQL, HTML, etc.

O currículo do curso:

1. Open Your Mind
2. Introdução ao desenvolvimento Web
3. Procotolos Web
4. Design em Interfaces Gráficos para a Web
5. Interfaces gráficos em HTML e CSS
6. Fase 1 do Projecto - Planeamento
7. Interfaces Gráficos em XHTML/XML
8. Introdução à Programação
9. Interfaces Interactivos em DHTML
10. Fase 2 do Projecto - Front-end do Backoffice
11. Bases de Dados Relacionais
12. Linguagens Server-Side: PHP
13. Aplicações de Bases de Dados
14. Segurança em Aplicações Web
15. Fase 3 do projecto - Back-end do Backoffice.
16. Interfaces Animados em Flash
17. Interfaces Interactivos em Actionscript
18. Optimização de Projectos em Actionscript
19. Fase 4 do Projecto - Front-end da solução de e-commerce
20. Arquitecturas de Comunicação em Actionscript
21. Fase 5 do Projecto - Back-end da solução de e-commerce

Se quiserem mais informações, podem perguntar neste tópico.

Mais uma vez, peço que não encarem este post como publicidade, até porque enquanto formador ganho o mesmo tenha 10 ou 100 alunos. Tenho andado a divulgar o curso porque muita gente quer formar-se na área sem ir para uma faculdade, e não sabe onde se dirigir.

João Saleiro
 
Última edição:
Gostei bastante do currículo, embora seja estudante de Eng. Informática acho que seria bom para complementar aquilo que aprendo no IST. Sou trabalhador-estudante por isso para já não tenho tempo para o frequentar, mas quem sabe se um dia... quanto custa um curso destes? Dura um ano inteiro?
 
Sinceramente, não sei quanto custa o curso. Andei o ano passado a trabalhar na reformulação do curso com vista à obtenção de um curso técnico que tivesse um cheirinho a faculdade em termos de conteúdos... ou seja, que fosse realmente útil a quem o tira. Porém, políticas de preços deixo com a escola, até porque sou formador externo. Posso dizer-te que o curso funciona em horário pós-laboral, se não me engano segundas, quartas e sextas das 19h às 22h.

Já agora... tanto a estrutura do curso, como o conteúdo do mesmo não é estanque. Se houverem sugestões, pedidos, etc, posso sempre tentar incluí-los no programa do curso, desde que não seja alterada a estrutura curricular.
Uma das tentativas que ando a fazer, é a inclusão de um workshop opcional de Flex 3 no curso. Até porque Flex é a minha ferramenta de trabalho hoje em dia.
 
Última edição:
jsaleiro, hás-de lhes dizer aos da etic para arranjar melhor o site. No FF há menus que não abrem, ou melhor desaparecem antes que eu consiga clicar em algum lado. E no IE nem sequer aparecem os menus...
Não é que seja um bom cartão de visita...
 
Última edição:
Crossroads, a minha ética profissional não me permite fazer determinados comentários à minha entidade empregadora... :P No entanto, a título de registo, tive ontem uma reunião na etic exactamente para discutir o que se passa com o site, que não é nem de longe a melhor cara para aquilo que a ETIC é enquanto instituição.
Tens toda a razão, e esperemos que essa situação se altere muito em breve....
 
Bem, eu não conheço nenhum livro que explique tudo, mas vários livros, normalmente de componente universitária. No entanto são livros isolados que não fazem a interligação entre os vários assuntos. Um dos livros que gosto de recomendar é o Object Oriented Actionscript da Apress (http://www.friendsofed.com/book.html?isbn=1590596196 ou http://www.friendsofed.com/book.html?isbn=1590598458 para AS3). No entanto, apesar de ser um livro interessante, e um dos mais completos, não foca nem 60% dos assuntos do curso.
Nós estamos a tentar construir o nosso material pedagógico para a grande maioria dos módulos.
Não sei qual é a política do techzonept em relação a isto (espero não causar problemas, alguma coisa é só dizer que removo esta frase), mas nós costumamos discutir estes assuntos em redor de WebDev, principalmente RIA Dev no riapt. Lá encontras alguns recursos que te podem ser úteis.
 
Não venho aqui com o intuito de ajudar a vender o produto da Etic, mas sim elogiar o trabalho desenvolvido pelo jsaleiro.

Tive oportunidade de frequentar este curso no último ano.

Foi meu prof na Etic e em conjunto com outro prof fizeram bem valer o dinheiro investido (que não foi pouco).

Há profs muito prestáveis e com experiência no ramo.
Há material sempre à disposição dos alunos e em condições acima da média.
Há interacção com pessoas de outras áreas.

Se gostarem de programação, força.
Se detestam programação, esqueçam. :002:

PS: Só tenho pena de não ir frequentar este ano o curso, pois pelo que li do planeamento que o jsaleiro aqui pôs, agora está melhor estruturado.
 
Estava à procura de cursos da etic no google, particularmente sobre os seus preços, e vim dar aqui. A semana em que este tópico foi criado passou-me ao lado. :\
Eu estou mais inclinada para o lado do design e menos para programação, mas obviamente que sem esta componente não vou muito longe sozinha.

nosf: não podes dar umas luzes de quanto foram as propinas mais ou menos? (já que dizes que "não foi pouco" ^^u) É que este curso está a parecer-me cada vez mais interessante e sou uma potencial interessada para o próximo ano.
 
Majo, não sei se as inscrições não estarão já fechadas, mas aconselho-te a que ligues para a etic_ a perguntar, aproveitando para pedir os valores das propinas.
Soube hoje que está agendado o início para 19 de Outubro.

Alguma coisa, estás à vontade de me contactar.
 
Estava à procura de cursos da etic no google, particularmente sobre os seus preços, e vim dar aqui. A semana em que este tópico foi criado passou-me ao lado. :\
Eu estou mais inclinada para o lado do design e menos para programação, mas obviamente que sem esta componente não vou muito longe sozinha.

nosf: não podes dar umas luzes de quanto foram as propinas mais ou menos? (já que dizes que "não foi pouco" ^^u) É que este curso está a parecer-me cada vez mais interessante e sou uma potencial interessada para o próximo ano.

Tens várias formas de pagamento, 9 meses, 12 meses etc.
Segundo me recordo, se pagares o curso como estudante ficas isenta do IVA, se pagares através de um empregador, tens um desconto de 5% acho.
Sem contar com transportes/gasolina e estacionamento dependendo do teu caso.

Eu paguei 355.79€ em 9 vezes ( = 3203€ ) + 175€ de matricula.
Mas paguei através pela empresa onde trabalho.

Tens que te informar e depressa senão puffff. ;)

Boa sorte
 
sem querer ser desmancha prazeres nem querendo tirar o mérito a quem trabalha, penso que um curriculo mais virado a tecnologia não open-source, ou mais virada a software proprietário era muito melhor, e preparava muito melhor o aluno para o mercado de trabalho, pois são poucas as boas empresas que querem investir no software open-source para desenvolver as suas aplicações, pois um dia mais tarde, correm o risco de alguém vir exigir o código das aplicações ao abrigo da licença GNU, o que não é nada bom... ensinam-se as vantagens do open-source, mas as desvantagens passam ao lado, não informando correctamente quem se vai iniciar nesta area... se é para ser um curso abrangente, então falem-se de um grande leque de linguagens, pois apenas uma deixa limitado o aluno/futuro candidato ao mercado de trabalho, pois como disse, o PHP e MySql não são grandes apostas de futuro, e dificilmente triunfarão no grande e complexo mercado de trabalho... eu não tirava esse curso, não acredito que me trouxesse vantagens em quanto profissional.
 
Ignoto, sou licenciado em Engenharia de Telecomunicações e Informática, e estou no mercado desde 2000. Trabalho actualmente em Engenharia de Software, aplicando-a ao desenvolvimento de Rich Internet Applications, seguindo sobretudo as tendências internacionais. Dada a minha experiência, sou obrigado a discordar convictamente do teu ponto de vista. Na informática, mais especificamente na programação existem diversas ramificações e especializações. O web development é um dos ramos da programação, no qual se centra este curso. A prova de que o web development veio para ficar é a explosão da internet ou o facto das maiores empresas do mundo estarem a migrar as suas aplicações desktop para a web.

Para teres ideia, existem hoje em dia mais empresas em Portugal a pedir pessoas com conhecimentos em web development do que em software development.

Relativamente ao open-source, nem tudo ao mar, nem tudo à terra. Eu uso aquilo que me permite rentabilizar o meu processo de desenvolvimento, seja open-source, seja comercial, dependendo obviamente dos custos da tecnologia. Julgo que essa é a filosofia correcta. Relativamente a teres que disponibilizar o código dos teus projectos, isso depende obviamente das licenças dos produtos que usas. Com PHP e MySQL não tens problemas.

Relativamente a aprender-se várias linguagens, não vejo como isso possa ser mais vantajoso do que aprender várias filosofias de desenvolvimento - aplicáveis em várias linguagens. Quem sabe e domina as bases, e quem conhece os conceitos e as filosofias desenvolve em qualquer linguagem. Obviamente no espaço de um ano não é possível ensinar tudo, pelo que as opções recaem sobretudo no ensino dos conceitos necessários para se criar um web-developer que saiba desenvolver usando boas práticas. Não interessa saber 20 linguagens quando nem se sabe programar decentemente. E quem programa decentemente, aprende rapidamente 20 linguagens. Não quer isto dizer que não se aprendam neste curso várias linguagens: os conceitos a leccionar serão em javascript, actionscript, PHP, SQL e HTML+CSS.


O programa do curso não é estanque, e os alunos podem sempre fazer propostas de alteração que poderão ser adoptadas se interessantes e possíveis de aplicar. Porém, para isso, obviamente é preciso fundamentar convenientemente as sugestões. O teu ponto de vista foi bem recebido, embora não concorde com a fundamentação do mesmo.
 
Eu também sou developer e também trabalho em WEB APPS, já há alguns anos.

eu não quis confrontar as aplicações WEB com aplicações Stand-Alone, e se dei a entender isso desculpa, foi sem intenção, pois eu encaro as aplicações WEB muito mais vantajosas (em certos casos) que as stand alone.

a mensagem que eu quis passar foi somente a que não considero o PHP e o MySql como uma boa aposta na formação de um índividuo para entrar directamente no mercado de trabalho, como supostamente são para ser os cursos da etic, para o candidato entrar directamente no mercado do trabalho sem passar por uma faculdade, pois as empresas não vêm com bons olhos o Software open source, para já porque para se fazer o deploy de uma app php tem de levar o código e não apenas os binários como em .net por exemplo, e depois porque não é uma línguagem tão versatil e que permita interactividade com outras aplicações como o .net ou o java por exemplo.

mas de resto, e substituindo o PHP por asp.net 3.0 e o MySql por sqlServer 2005 tava um curso muito bom, só e volto a frizar, só porque são melhor aceites pelo mercado de trabalho, e aprender php não é assim tão dificil já sabendo .net e sabendo sqlServer também se sabe MySql....
 
Ignoto, a minha experiência diz que existe no mercado tanta necessidade de PHP developer como de ASP developers.
Sem exagerar, quase 70% dos pedidos de estágio que envolvam programação de backend apresentados por empresas na etic requerem PHP, se bem que a etic_ lida com empresas mais viradas para o lado criativo. Tens que ver que existem várias realidades em simultâneo no país.

Mas mais importante que isso, volto a frisar que não é a linguagem que é leccionada que interessa, mas sim o conceito. Se eu fosse escolher as linguagens, escolheria uma combinação MySQL + JAVA + Flex 3, usando Web Services ou Flash Remoting. Mas os cursos não são montados de acordo com o que eu "gosto", mas com o que o mercado pede, com o tempo disponível para leccionar (e JAVA requer mais tempo), com a facilidade de aprendizagem das linguagens, e com o fácil acesso dos formandos às ferramentas.

Essa questão de "não se ver com bons olhos o open-source" é uma falsidade manietada por grandes corporações (como a Microsoft - embora eu não seja um anti-Microsoft). Antes de mais, a grande maioria dos projectos é alojada em máquinas da empresa que desenvolve, ou em máquinas da responsabilidade da mesma, pelo que esse problema não se coloca. E se não for, não é necessário entregar o código fonte (e se for necessário, não vejo qual é o problema, nos contratos costuma estar estipulado o tipo de acesso ao código que o cliente tem), pois este pode ser encriptado facilmente (no caso do PHP com o Zend Encoder).

Anyway, isto é estar a discutir o sexo dos anjos. Percebo o teu ponto de vista, embora não se enquadre com os objectivos a que o curso se propõe.

Já agora, se procurares por outros cursos semelhantes noutros centros de formação, vais encontrar cursos limitados, muito dirigidos à ferramenta ("Curso de Flash". "Curso de Dreamweaver". "Curso de Web-Design") e não ao conceito, e de qualidade questionável. Esta discussão só existe porque olhaste para o programa do curso e em vez de veres, por exemplo "Curso de Flash", viste "Curso de Programação de Aplicações Web" dividido numa estrutura modular semelhante ao que seria um curso universitário (embora só de 1 ano). ;) O objectivo é mesmo ter de um curso de formação com um cheirinho a universidade - isto, nos módulos que for eu a dar.

Não é num acto lectivo com aulas com 12 horas de aulas por semana que vais criar um curso que concorra directamente com os das faculdades. Mas pode-se tentar criar um muito focado ao desenvolvimento de um tipo específico de soluções (aplicações web) criando profissionais muito competentes e especializados nesse assunto, prontos a entrar no mercado que bate todos os dias à porta da etic_ a apresentar propostas de estágio ou de emprego.

Este é o segundo ano de existência do curso. Sei o que aconteceu a pelo menos três dos alunos que terminaram o ano passado (antes de ser restruturado para esta nova versão, mais completa e sensata). Um criou uma empresa sua, outro acumulou funções na empresa em que trabalhava, e outro veio trabalhar aqui para a Webfuel.

Ja agora, aqui na Webfuel desenvolvemos produtos como o CastingOffice (http://www.riapt.org/tiki-index.php?page=CastingOffice) usando Flex, PHP e MySQL. E somos felizes. Aliás... objectivamos atingir o nível da Fantasy Interactive dentro de um a dois anos. Claro que, apesar de sermos tugas, não seguimos as tendências nacionais... ;)
Mas isso é outra história...
 
Obrigada pelas informações que me deram. :) Quando disse "próximo ano" esta a a referir-me a começar o curso em 2008, no próximo ano lectivo, pois não me vou mudar já para Lisboa.

Realmente, o que eu quero é "formar-se na área sem ir para uma faculdade" e trabalhar "com empresas mais viradas para o lado criativo", por isso acho que estou no bom caminho. :p
 
Obrigada pelas informações que me deram. :) Quando disse "próximo ano" esta a a referir-me a começar o curso em 2008, no próximo ano lectivo, pois não me vou mudar já para Lisboa.

Realmente, o que eu quero é "formar-se na área sem ir para uma faculdade" e trabalhar "com empresas mais viradas para o lado criativo", por isso acho que estou no bom caminho. :p

Também estou no mesmo caso que tu.
Mas só me vou matricular para o próximo ano, 2009.. depois de terminar o 12ºano.
Gostava de ir para a ETIC tirar o curso de Web Design e Programação de Aplicações Web.
Não sei é se vou tirar os dois ao mesmo tempo, visto que o curso são alguns euritos, e mais a mudança para Lisboa...
 
Back
Topo