Formatação da partição com windows vista

Kostadinov

Power Member
Não sei se é nesta secção que devia postar.
Ajudem-me por favor no seguinte:
No meu portatil toshiba l 40 tenho duas partições.
Uma com o Xp que não consigo arrancar em dual boot, mas consegui formatar a partição.
No entanto, naõ consigo formatar a partição com o win vista, porqu na linha de comandos quando escrevo format c: o sistema não me permite mesmo como administrador fazer a formatação da mesma.
Se alguém que esteja a ler o tópico e me poder ajudar agradecia muito.
 
Acho que já fiz uma asneira das grandes.
istalei o xp por cima do vista agora tenho dois sistemas operativos na mesma partição.
Ajudem-me a limpar tudo da partição.
 
Instala o XP na partição C:

Durante o processo, formata as duas partições.

Depois, instala o Vista na D:

Automaticamente é criado um Boot, logo no arranque.

Pelo menos é o que acontece cmg:cool:

Abraço,
 
O problema é que o meu cd nlite do xp quando corre para instalar o SO até agora nunca me mostrou a função formatar as partiçõe, só me deixa instalar o WIN XP numa das duas partiçoes. Foi por isso que eu fiquei com o SO vista e XP na mesma partição.
O meu objectivo era limpar a partição de raiz, mas pelos vistos o vista não permite.
Se souberem uma alternativa digam
Obrigada pela atenção.
 
mesmo arrancando pelo cd não consegues ver as opções do xp para formatar??

é muito estranho. Podes sempre tirar o disco do portatil coloca-lo numa caixa 2,5 e formatar noutro pc
 
que confusão para ai vai e era uma coisa tão simples e uma thread a explicar como fazer na minha sig!

anyway, mesmo com o cd nlited tens acesso ao editor de partições (primeiro ecrã depois do loading do text mode) é quando te pergunta onde queres instalar, ai apagas as partições todas, criando só uma para o XP, ou duas para o Vista.

Anyway se mesmo assim tens problemas, sacas o Gparted, gravas num CD e boot por ele.. depois é só apagar as partições e criares as que quiseres

cumps
 
Eu gosto muito de informáti, mas sou um leigo na matéria.
Bom vamos lá ver se eu percebi.
quando o cd do win xp nlite carrega os ficheiros se me aparecer a mensagem para apagar as partições e juntá-las numa só partição continuo a ter o mesmo espaço total do disco?
Já agora o qual Gparted é compativel com o Vista?
Estas experiências que eu tenho feito até aqui não danificam o pc?
 
1- Mal acaba de carregar os ficheiros vai te aparecer algo tipo isto:

seconddrivexb3.jpg


Se quiseres criar só uma partição, vais apagando todas as partições (Botão D como diz no rodapé da screen)

depois crias uma nova com o espaço total pressionando C como diz no enunciado na imagem.

2- O Gparted é baseado numa distro linux, é gravado num CD ou numa pen USB e corrido de lá, é independente do Vista, como todos os gestores de disco devem ser! E sim é compativel com NTFS, sistema de ficheiros usado pelo Windows Vista.

3- Danificar? nah.. :D
 
Desculpa lá, mas tenho outra dúvida que é a seguinte:
Apagar a partição ela fica limpa como se fosse formatada?

não... mas o que fazes ,quando apagas as partições, é juntar as 2 partições que tinhas anteriormente... é óbvio que depois te dá a opção para formatar a partição e aí sim... fica limpinha!

é a mesma coisa que teres 200 partições... o disco é spr o mesmo, apenas se definiram àreas para as partições... o que o eliminar faz é tirar essa delimitação das àreas do disco (partições)
 
Obrigado pela ajuda.
Já percebi essa parte.
Agora o prblema intalo o xp em C: e quando vou instalar o vista com o DVD recuperação noutra partição ele não permite escolher a partição e assim apaga-me o xp para se instalar nessa partição.
Penso que é por ser um SO de recuperação, será verdade. Se for que tipo de windows vista terei que arranjar.
Se alguem me poder ajudar ficava-lhe grato.
Bom fim-de-semana a todos.
 
Obrigado pela ajuda.
Já percebi essa parte.
Agora o prblema intalo o xp em C: e quando vou instalar o vista com o DVD recuperação noutra partição ele não permite escolher a partição e assim apaga-me o xp para se instalar nessa partição.
Penso que é por ser um SO de recuperação, será verdade. Se for que tipo de windows vista terei que arranjar.
Se alguem me poder ajudar ficava-lhe grato.
Bom fim-de-semana a todos.

nesse caso não sei o que te diga... só vendo... mas o vista tem esse "dom"... só pergunta o que não precisamos de saber.. de resto faz tudo sozinho e "leva tudo à frente"...

Nesse caso tenta instalar o vista e depois o XP na outra partição... e depois altera as definições do boot nas "propriedades" do meu computador! experimenta assim a ver se dá.
 
Back
Topo