Formataçao de pc

JCRS

Power Member
Boas, recentemente tenho achado o meu pc mt lento...:( entao pensei na techzone e.....VOU FORMATAR O PC. As minhas duvidas sao o q necessito para o fazer.....qero formatar o meu portatil (my sistem, se interessar), e tenho o disco dividido em 3 partiçoes. sera possivel formatar 1 d cada vez ou n vale a pena?
cumps,
edit: outra coisa: o meu pc inda esta na garantia, sera q formatar estraga a garantia( estou a pensar meter o xp!
outra coisa n me expliqei bem ,. eu n sei como formatar, so sei q faço del quando o pc ta a iniciar e depois??
 
Última edição:
Boas, recentemente tenho achado o meu pc mt lento...:( entao pensei na techzone e.....VOU FORMATAR O PC. As minhas duvidas sao o q necessito para o fazer.....qero formatar o meu portatil (my sistem, se interessar), e tenho o disco dividido em 3 partiçoes. sera possivel formatar 1 d cada vez ou n vale a pena?
cumps,

Com o Windows podes formatar apenas uma partição, ou apagá-las todas e formatar o disco, usando assim o disco todo para o Windows. Mas atenção, caso tenhas outro Windows numa dessas partições, não instales um mais antigo, ou pode causar problemas no boot e só poderes usar o antigo. Mas se, por exemplo, tiveres o XP numa partição e fores instalar o Vista noutra, não faz mal porque o boot do Vista vai deixar-te escolher qual deles queres iniciar.

Se vale a pena formatar tudo ou não, tu é que sabes se o que tens nessas outras partições é importante ou não. Se não sentires necessidade de ter mais partições, formata tudo.
 
eu a pensar q aqi so havia pros :P e afinal e so noobs q nem formatar o pc sabem:lol::004:
Va la....ajudem um pobre rapaz de 15 anos, a ter um pc um pouco + rapido...pls:009:
 
Ora vamos lá ver.

Formatar o PC é muito simples.
Dizes que queres instalar o XP por isso vais precisar do cd do XP. O que tens de fazer é logo ao iniciar o PC (já com o cd do xp na drive) escolher: "Arrancar a partir do cd..." e depois basta seguires as instruções que vai dando. Se não fizer isso automaticamente tens de ir ás opções da BIOS e colocar o arranque a partir do cd em primeiro lugar.

Se não tens nada de importante nas partições, formata tudo... E depois se quiseres crias uma partição só para documentos/dados, etc para além da do XP.

Isso em principio não te afecta a garantia a não ser que o teu pc já venha optimizado para o vista (drives, etc) que possam causar problemas de hardware. Mas quase de certeza que não irás ter problemas com a garantia.

Penso que o básico já está mas mais alguma coisa, dispõe :P

Ah, e aprende a esperar... Alguem há-de responder... Ou então faz "search" aqui no forum, porque há imensas perguntas como a tua :P
 
eu a pensar q aqi so havia pros :P e afinal e so noobs q nem formatar o pc sabem:lol::004:
Va la....ajudem um pobre rapaz de 15 anos, a ter um pc um pouco + rapido...pls:009:

Boas...

Começando da parte que fazes "Del"...

Entras num ecrã azul(Bios).
Ai procuras uma opção BOOT/Boot device Priority
Depois no first boot poe Cd-rom, second boot poes HDD.
De seguida fazes F10 para gravar e sais.
Mal ligas o PC poes o cd do Windows XP no drive de cd e esperas que apareça uma mensagem a dizer: Para arrancar pelo cd prima uma tecla(ou algo parecido:007:)
A partir dai e so seguires as instruçoes..

Espero ter ajudado...

Abraço
 
Antes de tomares atitudes tao "drasticas" como formatar, porque nao corres 1º por exemplo programas como o registry cleaner? Tenta desfragmentar o disco tambem. Se optares por formatar, tb podes formatar a partir do windows as outras partiçoes.
 
OBRIGADO!!! acho q ja percebi + ou - como s faz e n vou instalar o xp.........qeria apenas formatar a partiçao do vista ( tenho 3 partiçoes), q e a + xeia e a q tem mais lixo, o meu portatil era d exposiçao, o q faz com q alem d mt lixo, como a maioria dos pc's trazem, traga inda + lixo ..
 
Antes de tomares atitudes tao "drasticas" como formatar, porque nao corres 1º por exemplo programas como o registry cleaner? Tenta desfragmentar o disco tambem. Se optares por formatar, tb podes formatar a partir do windows as outras partiçoes.
Qero formatar pq ja vi por aqi q em mts pros o formatar e quase rotina...e como dixe acima, lixo e ca comigo....
 
edit: outra coisa: o meu pc inda esta na garantia, sera q formatar estraga a garantia( estou a pensar meter o xp!
outra coisa n me expliqei bem ,. eu n sei como formatar, so sei q faço del quando o pc ta a iniciar e depois??

Pagas pelo PC, logo ele é teu e fazes o que quiseres dele. Desde que não o estragues (mau uso do utilizador), tens sempre garantia caso algum componente deixe de funcionar.

Quanto ao formatar o PC, na BIOS há um opção em que escolhes a ordem por onde começar o "boot", tens de meter para começar apartir do CD e em segundo o Disco Rígido. Aqui tens o exemplo de várias BIOS e de como fazer isso em cada uma delas. Vê qual delas é mais parecida à tua. Onde diz "CD" e "Hard Drive", na tua BIOS pode aparecer apenas a marca dos dispositivos, vê qual deles é a drive de CD/DVD e qual é o Disco Rígido.

Depois guardas e sais da BIOS (Save and Exit), o PC reinicia e quando aparecer num fundo preto "Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD..." toca em qualquer tecla e dpois entras no programa de configuração do Windows. Depois é como a caixa multibanco, vais seguindo as opções e lendo o que elas fazem. Depois de formatar o Disco (em NTFS), o que vai demorar um pouco, vai copiar ficheiros para o disco e vai reiniciar de novo. Nunca mais voltes a tocar numa tecla para arrancar a partir do CD. Depois é continuar o programa de instalação do Windows XP. Para o Windows Vista, é igual, mas em vez de esperares uma eternidade para formatar o disco, apenas vais demorar um pouco mais na opção "A expandir ficheiros" ou algo assim, mas é tudo muito mais automático e rápido. Também vai reiniciar e depois também nunca mais voltes a tocar numa tecla para arrancar a partir do CD, e é continuar a instalação do Vista.

Para formatar um partição tens que a "eliminar" no menu que irá aparecer, e se quiseres apagar todas, eliminas todas e fica só uma. Não te esqueças de eliminar e depois instalar o Windows na partição que desejas. A "eliminação" é tão rápida que nem dá tempo de piscar os olhos ^^

Espero que já tenhas uma ideia. :)
 
Última edição:
ok axo q ja percebi td direito , no fim d semana em principio tento....agr o q pode acontecer d pior? se fizer algo mal?( o q ne e improvavel)
cumps, e obrigado a todos!
edit: vou formatar uma partiçao d cada vez para n ter d usar midias pa gravar cenas importantes para mim ( downs e outras cenas q apenas qero no pc!)
 
Última edição:
ok axo q ja percebi td direito , no fim d semana em principio tento....agr o q pode acontecer d pior? se fizer algo mal?( o q ne e improvavel)
cumps, e obrigado a todos!
edit: vou formatar uma partiçao d cada vez para n ter d usar midias pa gravar cenas importantes para mim ( downs e outras cenas q apenas qero no pc!)

Acho que o pode acontecer de pior é ficares sem Windows, até que instales direito (e na BIOS modifica apenas a ordem de BOOT, mais nada porque erros na BIOS é pior). Mas instalas passo por passo o Windows, se leres bem acho que não vais ter problemas.
 
E nao vai ter o problema dos drivers sata para o disco rigido? (no caso de ser sata). É que normalmente nos desktops esses drivers instalam-se atraves de uma diskette, em que no portatil nao existe drive. E por usb nao dá (acho eu) enquanto nao estiver instalado o windows. Mas alguem que perceba mais que se pronuncie.
 
E nao vai ter o problema dos drivers sata para o disco rigido? (no caso de ser sata). É que normalmente nos desktops esses drivers instalam-se atraves de uma diskette, em que no portatil nao existe drive. E por usb nao dá (acho eu) enquanto nao estiver instalado o windows. Mas alguem que perceba mais que se pronuncie.
o q???ainda tenho de nstalar drivers????sao so do disco. n e preciso da grafica???? ajudem la e ja agr como faze-lo

Tou a ver que isto e areia a mais para a mina camioneta!!:005:
 
o q???ainda tenho de nstalar drivers????sao so do disco. n e preciso da grafica???? ajudem la e ja agr como faze-lo

Tou a ver que isto e areia a mais para a mina camioneta!!:005:

Esquece os drivers SATA se instalares o Windows Vista, porque o Vista tem tudo isso. Apenas no velhinho XP é que é preciso instalar drivers SATA para o disco (o que é um pouco mais complicado). Quanto aos drivers da gráfica, etc., isso é tudo no Windows que fazes (depois de ele já estar instalado) e sinceramente é fácil. Depois de conseguires instalar o Windows, não devem ser os drivers da gráfica, etc. que te vão dar problemas.

EDIT: Eu não sei se o teu Windows é OEM (para ver se é OEM vê se tem a palavra "OEM" na key que está num "autocolante" que vem por aí com o CD), porque se for eu não sei se podes formatar sem perder a licença. Também eu ainda não tive resposta a essa pergunta sobre o OEM.

Encontrei isto:

Quanto ao cd de recuperação ele vem com o seu pc porque é uma licença oem é para reparar tudo no seu pc incluindo os drivers, mas se formatar o seu pc, ou se os danos forem além de recuperação não conseguirá reinstalar o windows a partir do cd, nem os drivers.
As licenças oem são licenças para fábricas e técnicos de pc instalar nos pc que vendem e reparam, e caso tenha que formatar o seu pc ou compra um windows normal e pode formatar o seu pc as vezes que quiser ou leva a uma oficina e paga uma reinstalação cada vez que quiser formatar.
Quanto aos drivers é só ir buscar gratuitamente ao site do fabricante, mas note, é normal que os notebook mais recentes já não tenham drivers para xp.
Fonte

O que leio sempre é que uma licença OEM não dá para formatar, mas eu tenho um CD de instalação do Windows XP (OEM) e posso formatar o PC por completo, de dois em dois meses no mínimo, sempre com a mesma key. A Microsoft só não aceita caso seja novamente formatado antes de 2 meses, desde a última formatação. Por isso é que eu estou na dúvida sobre o que realmente é o OEM e se realmente damos 100€ por uma cópia só para formatar uma única vez e depois, lixo com ele.

Como já encontrei a resposta sobre o OEM (na minha pesquisa pelo google), deixo aqui para quem tiver a mesma dúvida.

You can re-formatt and install an OEM as many times as you like as long as it is never on a different machine. The OEM refers to the type of lisence the cd is. Not the quality of the cd as someone on here has suggested (yes i slapped my forehead in disbelief someone thought that). OEM's can be installed on one machine as many times as you like.

The other types of lisence are retail and VLK's. Retail can be installed on new PC's but should be removed from the old one first. VLK stands for volume lisence Key and can be bought with one cd / DVD that you are allowed to install up to the amount of lisences you bough in the batch. It is maily down to the product key. With the new ones it checks it on a datavase online and a disc that was bought through OEM can except a VLK key code just fine. (That last sentence works with Office 2007 not sure on Vista with that one). But to definitively answer your question. If it is the same computer it was installed on last time, then yes you can reformatt and install the OEM lisenced operating system.

Fonte
 
Última edição:
Outra coisa, confirma que tens contigo os drivers (que podes encontrar no site do teu fabricante) para o windows XP ANTES de formatar o PC, de preferecia em formato CD. Não ponhas em pen nem em cartão de memoria, porque depois o XP pode não reconhecer esses componentes e ficas com um problema de galinha e ovo.

Confirma também que o teu fabricante fornece drivers para o windows XP (a HP por exemplo já não fornece, ou seja é Vista ou nada e é se queres).

Se continuares com dúvidas ou fizeres maravilha da grossa penso que vais ter que recorrer a ajuda profissional. Se fores de lisboa vais a hipertimetech, que é onde eu costumo mandar os meus amigos e até agora tem corrido tudo bem e é barato.

Boa sorte
 
podes começar por comprar a licença do Windows.

O pobo agradece .... :)
N percebi o q dixeste provavelmente asneira!!!!pq tenho o xp do meu 1º pc e tenho o vista( com o q vou formatar) qe vwio com o meu portatil ( toshiba a200-21t)

Entao basta usar o cd do windows vista, q vinha com o portatil e n e preciso mais nada??!!!
 
Back
Topo