1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Formataçao de pc

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por JCRS, 13 de Outubro de 2008. (Respostas: 33; Visualizações: 1410)

1. JCRS

JCRS Power Member

Boas, recentemente tenho achado o meu pc mt lento...:( entao pensei na techzone e.....VOU FORMATAR O PC. As minhas duvidas sao o q necessito para o fazer.....qero formatar o meu portatil (my sistem, se interessar), e tenho o disco dividido em 3 partiçoes. sera possivel formatar 1 d cada vez ou n vale a pena?
    cumps,
    edit: outra coisa: o meu pc inda esta na garantia, sera q formatar estraga a garantia( estou a pensar meter o xp!
    outra coisa n me expliqei bem ,. eu n sei como formatar, so sei q faço del quando o pc ta a iniciar e depois??

Última edição: 13 de Outubro de 2008
  2. Zhao

Zhao Power Member

Com o Windows podes formatar apenas uma partição, ou apagá-las todas e formatar o disco, usando assim o disco todo para o Windows. Mas atenção, caso tenhas outro Windows numa dessas partições, não instales um mais antigo, ou pode causar problemas no boot e só poderes usar o antigo. Mas se, por exemplo, tiveres o XP numa partição e fores instalar o Vista noutra, não faz mal porque o boot do Vista vai deixar-te escolher qual deles queres iniciar.

Se vale a pena formatar tudo ou não, tu é que sabes se o que tens nessas outras partições é importante ou não. Se não sentires necessidade de ter mais partições, formata tudo.

3. JCRS

JCRS Power Member

mais ningem??qeria fazer isto o mais rapido possivel
    Fiz edit zhao s poderes responder...

4. JCRS

JCRS Power Member

Bump! os topicos aqi andam mt rapido xD
    ajudem la, daqi a pouco o portatil ja nao liga d tao lento q ta....

5. JCRS

JCRS Power Member

eu a pensar q aqi so havia pros :P e afinal e so noobs q nem formatar o pc sabem:lol::004:
    Va la....ajudem um pobre rapaz de 15 anos, a ter um pc um pouco + rapido...pls:009:

6. 4r4uj0

4r4uj0 Power Member

Ora vamos lá ver.

Formatar o PC é muito simples.
    Dizes que queres instalar o XP por isso vais precisar do cd do XP. O que tens de fazer é logo ao iniciar o PC (já com o cd do xp na drive) escolher: "Arrancar a partir do cd..." e depois basta seguires as instruções que vai dando. Se não fizer isso automaticamente tens de ir ás opções da BIOS e colocar o arranque a partir do cd em primeiro lugar.

Se não tens nada de importante nas partições, formata tudo... E depois se quiseres crias uma partição só para documentos/dados, etc para além da do XP.

Isso em principio não te afecta a garantia a não ser que o teu pc já venha optimizado para o vista (drives, etc) que possam causar problemas de hardware. Mas quase de certeza que não irás ter problemas com a garantia.

Penso que o básico já está mas mais alguma coisa, dispõe :P

Ah, e aprende a esperar... Alguem há-de responder... Ou então faz "search" aqui no forum, porque há imensas perguntas como a tua :P

7. Boas...

Começando da parte que fazes "Del"...

Entras num ecrã azul(Bios).
    Ai procuras uma opção BOOT/Boot device Priority
    Depois no first boot poe Cd-rom, second boot poes HDD.
    De seguida fazes F10 para gravar e sais.
    Mal ligas o PC poes o cd do Windows XP no drive de cd e esperas que apareça uma mensagem a dizer: Para arrancar pelo cd prima uma tecla(ou algo parecido:007:)
    A partir dai e so seguires as instruçoes..

Espero ter ajudado...

Abraço

8. ming.impiedoso

ming.impiedoso Power Member

Antes de tomares atitudes tao "drasticas" como formatar, porque nao corres 1º por exemplo programas como o registry cleaner? Tenta desfragmentar o disco tambem. Se optares por formatar, tb podes formatar a partir do windows as outras partiçoes.

9. JCRS

JCRS Power Member

OBRIGADO!!! acho q ja percebi + ou - como s faz e n vou instalar o xp.........qeria apenas formatar a partiçao do vista ( tenho 3 partiçoes), q e a + xeia e a q tem mais lixo, o meu portatil era d exposiçao, o q faz com q alem d mt lixo, como a maioria dos pc's trazem, traga inda + lixo ..

10. JCRS

JCRS Power Member

Qero formatar pq ja vi por aqi q em mts pros o formatar e quase rotina...e como dixe acima, lixo e ca comigo....

11. ming.impiedoso

Pois, se tiveres sitio onde guardar o que tens em disco. A minha dor de cabeça é sempre essa, tenho 2 pc´s com +/- 600gb cada...

12. Zhao

Zhao Power Member

Pagas pelo PC, logo ele é teu e fazes o que quiseres dele. Desde que não o estragues (mau uso do utilizador), tens sempre garantia caso algum componente deixe de funcionar.

Quanto ao formatar o PC, na BIOS há um opção em que escolhes a ordem por onde começar o "boot", tens de meter para começar apartir do CD e em segundo o Disco Rígido. Aqui tens o exemplo de várias BIOS e de como fazer isso em cada uma delas. Vê qual delas é mais parecida à tua. Onde diz "CD" e "Hard Drive", na tua BIOS pode aparecer apenas a marca dos dispositivos, vê qual deles é a drive de CD/DVD e qual é o Disco Rígido.

Depois guardas e sais da BIOS (Save and Exit), o PC reinicia e quando aparecer num fundo preto "Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD..." toca em qualquer tecla e dpois entras no programa de configuração do Windows. Depois é como a caixa multibanco, vais seguindo as opções e lendo o que elas fazem. Depois de formatar o Disco (em NTFS), o que vai demorar um pouco, vai copiar ficheiros para o disco e vai reiniciar de novo. Nunca mais voltes a tocar numa tecla para arrancar a partir do CD. Depois é continuar o programa de instalação do Windows XP. Para o Windows Vista, é igual, mas em vez de esperares uma eternidade para formatar o disco, apenas vais demorar um pouco mais na opção "A expandir ficheiros" ou algo assim, mas é tudo muito mais automático e rápido. Também vai reiniciar e depois também nunca mais voltes a tocar numa tecla para arrancar a partir do CD, e é continuar a instalação do Vista.

Para formatar um partição tens que a "eliminar" no menu que irá aparecer, e se quiseres apagar todas, eliminas todas e fica só uma. Não te esqueças de eliminar e depois instalar o Windows na partição que desejas. A "eliminação" é tão rápida que nem dá tempo de piscar os olhos ^^

Espero que já tenhas uma ideia. :)

Última edição: 14 de Outubro de 2008
  13. JCRS

JCRS Power Member

ok axo q ja percebi td direito , no fim d semana em principio tento....agr o q pode acontecer d pior? se fizer algo mal?( o q ne e improvavel)
    cumps, e obrigado a todos!
    edit: vou formatar uma partiçao d cada vez para n ter d usar midias pa gravar cenas importantes para mim ( downs e outras cenas q apenas qero no pc!)

Última edição: 14 de Outubro de 2008
  14. Zhao

Zhao Power Member

Acho que o pode acontecer de pior é ficares sem Windows, até que instales direito (e na BIOS modifica apenas a ordem de BOOT, mais nada porque erros na BIOS é pior). Mas instalas passo por passo o Windows, se leres bem acho que não vais ter problemas.

15. ming.impiedoso

E nao vai ter o problema dos drivers sata para o disco rigido? (no caso de ser sata). É que normalmente nos desktops esses drivers instalam-se atraves de uma diskette, em que no portatil nao existe drive. E por usb nao dá (acho eu) enquanto nao estiver instalado o windows. Mas alguem que perceba mais que se pronuncie.

16. JCRS

JCRS Power Member

o q???ainda tenho de nstalar drivers????sao so do disco. n e preciso da grafica???? ajudem la e ja agr como faze-lo

Tou a ver que isto e areia a mais para a mina camioneta!!:005:

17. kazuza

kazuza Power Member

podes começar por comprar a licença do Windows.

O pobo agradece .... :)

18. Zhao

Zhao Power Member

Esquece os drivers SATA se instalares o Windows Vista, porque o Vista tem tudo isso. Apenas no velhinho XP é que é preciso instalar drivers SATA para o disco (o que é um pouco mais complicado). Quanto aos drivers da gráfica, etc., isso é tudo no Windows que fazes (depois de ele já estar instalado) e sinceramente é fácil. Depois de conseguires instalar o Windows, não devem ser os drivers da gráfica, etc. que te vão dar problemas.

EDIT: Eu não sei se o teu Windows é OEM (para ver se é OEM vê se tem a palavra "OEM" na key que está num "autocolante" que vem por aí com o CD), porque se for eu não sei se podes formatar sem perder a licença. Também eu ainda não tive resposta a essa pergunta sobre o OEM.

Encontrei isto:

Fonte

O que leio sempre é que uma licença OEM não dá para formatar, mas eu tenho um CD de instalação do Windows XP (OEM) e posso formatar o PC por completo, de dois em dois meses no mínimo, sempre com a mesma key. A Microsoft só não aceita caso seja novamente formatado antes de 2 meses, desde a última formatação. Por isso é que eu estou na dúvida sobre o que realmente é o OEM e se realmente damos 100€ por uma cópia só para formatar uma única vez e depois, lixo com ele.

Como já encontrei a resposta sobre o OEM (na minha pesquisa pelo google), deixo aqui para quem tiver a mesma dúvida.

Fonte

Última edição: 15 de Outubro de 2008
  19. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Outra coisa, confirma que tens contigo os drivers (que podes encontrar no site do teu fabricante) para o windows XP ANTES de formatar o PC, de preferecia em formato CD. Não ponhas em pen nem em cartão de memoria, porque depois o XP pode não reconhecer esses componentes e ficas com um problema de galinha e ovo.

Confirma também que o teu fabricante fornece drivers para o windows XP (a HP por exemplo já não fornece, ou seja é Vista ou nada e é se queres).

Se continuares com dúvidas ou fizeres maravilha da grossa penso que vais ter que recorrer a ajuda profissional. Se fores de lisboa vais a hipertimetech, que é onde eu costumo mandar os meus amigos e até agora tem corrido tudo bem e é barato.

Boa sorte

20. JCRS

JCRS Power Member

N percebi o q dixeste provavelmente asneira!!!!pq tenho o xp do meu 1º pc e tenho o vista( com o q vou formatar) qe vwio com o meu portatil ( toshiba a200-21t)

Entao basta usar o cd do windows vista, q vinha com o portatil e n e preciso mais nada??!!!

Partilhar esta Página