1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Formatação de texto em VB.NET 05/Matrizes em VB.NET

Discussão em 'Programação' iniciada por Complex, 10 de Novembro de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 2399)

1. Complex

Complex Power Member

Cumprimentos a toda a gente,

eu estou a programar em VB.NET 05 e queria apresentar um texto com um expoente, por exemplo
    m/s^2, como é que faço isso?(Apresentar o algarismo/os do expoente acima do outro texto e com um font menor...?) ->:x2: <- :)

A minha outra questão é a seguinte, qual sera a melhor forma de armazenar dados em VB.NET 05? Em matrizes, ou base de dados? (diria que serao uns 30 valores por matriz no max) E quando uso bases de dados, essas bd sao compiladas no .exe?Ou serão sempre externas ao .exe?

Agradeço a vossa ajuda.​

2. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Não sei até que ponto fazer isso do expoente em VB será facil... Se existir algum controlo para formulas matemáticas, então é fácil, se não, deve ser mais complicado e eu não faço ideia como.

Quanto à questão de armazenar dados, não percebi muito bem, porque fazes uma comparação um bocado esquesita... guardar em matrizes ou bases de dados? Depende um bocado que tipo de informação queres guardar, talvez um xml sirva para o efeito? Depende do tipo de dados... no caso de bases de dados, tanto quanto eu saiba, são sempre externas ao exe.

3. Complex

Complex Power Member

Nazgulled, se calhar nao sei se me expliquei bem...Acerca da formataçao penso que nao sera assim tao complexo...o que eu quero fazer é colocar texto em sobrescrito (nao sei se escrevi bem...mas penso que em ingles se chama superscript). No VB 6 tenho a ideia de ja ter visto isso feito...mas agora nao me lembro onde...penso por isso que nao sera necessario um controlo especifico para formulas matematicas...digo eu...

Quanto à "base de dados" se calhar tambem nao me expliquei bem...eu preciso de guardar um numero definido de valores numa matriz...ai uns 30, 40 max, que nunca irao ser alterados durante a execuçao do programa. Mas eu estava a pensar se manipular matrizes em VB .Net sera simples...E lembrei-me do access (dai as bases de dados), para armazenar esses dados, porque acho que tambem ja vi alguma coisa desse genero feita...Agora a minha questao é qual sera a melhor forma de guardar esses dados (em termos de simplicidade de manipulaçao e funcionamento do programa, o objectivo era ser standalone, sem ficheiros extra)...

4. JPBImpe

JPBImpe What is folding?

Se os dados são constantes podes sempre criar um dataset e meter la isso como datatable. Fica hardcoded e é de facílima utilização.

5. Complex

Complex Power Member

Obrigado JPBimpe!
    Bem acerca dos dados acho que fiquei +/- esclarecido, tenho de experimentar para concluir qualquer coisa...
    Agora só gostava que alguem me ajudasse a solucionar o meu problema de colocar texto em sobrescrito (superscript)...

6. Complex

Complex Power Member

Finalmente resolvi o meu problema de forma extremamente simples... :) Como so pretendo de momento usar expoentes quadrados utilizei apenas o caracter correspondente ao quadrado...como
    apresento em seguida:

lstInput.Items.Add("m/s" & Chr(178))

Espero que seja de alguma utilidade a alguém...para colocar outros caracteres em sobrescrito
    vi em alguns foruns (entre eles o Extreme VB talk) alguem falar acerca dos controlos RTF, como
    não sou grande entendido não me serviu de muito...mas pode ser que vos sirva de alguma coisa.

Entrentanto queria deixar o meu sincero agradecimento ao JPBimpe, e sem querer
    de forma alguma ser desagradavel nem ofender o nazgulled, penso que opiniões como
    a dada por ele neste tópico têm um valor quase nulo...pois dizer "Se existir algum controlo para formulas matemáticas, então é fácil, se não, deve ser mais complicado e eu não faço ideia como." não resolve grande coisa...mas mesmo assim obrigado pela atenção prestada.

Cumps a todos [[[[[]]]]]

7. JPBImpe

JPBImpe What is folding?

No prob. No que se puder ajudar, ajuda-se ;)

8. JPBImpe

JPBImpe What is folding?

Antes de mais desculpem lá estar a reanimar uma thread já "antiga".

Complex, parece-me que podes utilizar um objecto StringBuilder para combinar tudo isso (texto e char()) numa só string. É só uma dica que estive a confirmar agora pq tb não sabia como se usava esse objecto. Para visualizar podes chamar Objecto.ToString.

9. Complex

Complex Power Member

Cumprimentos JPBImpe, por mim nao ha problema nenhum em reanimar threads antigas, é sempre
    util receber novas sugestoes! Eu neste momento nao tenho tido tempo para pegar no projecto
    para que precisava disto, mas logo que tenha tempo testo a tua ideia...sinceramente tambem nao
    estou familiarizado com esse objecto, mas nada que nao se descubra com umas consultas ao google...(espero eu :) ). Mais uma vez obrigado.

Cumps a todos [[[[[]]]]]

Partilhar esta Página