1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

formatação e backups

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por d kid, 13 de Maio de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 696)

1. d kid

d kid Power Member

oi pessoal. passa-se o seguinte: tenho que formatar o meu disco SATA de 160GB que só tem 1 partição, e estou a ocupar metade do espaço do disco (cerca de 70GB). Tenho aqui um disco externo de 300GB, mas não tem espaço livre suficiente para eu guardar as minhas "coisas" do disco SATA, por isso queria que me ajudassem a encontrar uma solução para isto.
    já pensei em criar mais uma partição no disco SATA (partição D:) e passar para lá as coisas, depois formatar a primeira partição (C:) e instalar o OS.
    como nao sou muito fã de partições, eu gostava de após a formatação, voltar a "unir" as partições para, ou seja, fikar só com uma de 160GB...
    Se alguem souber outra solução, pff diga. Obrigado desde já pelo tempo.

2. luikki

luikki Power Member

não há nada melhor do que um disco com duas (ou mais) partições...
    por isso aconselho que particiones o disco e que o mantenhas assim...depois da re-instalação do os.
    e não esqueças que backups são fundamentais.

3. vascorama

vascorama Power Member

sim, para que queres um disco de uma só partição se afinal de contas só estás a ocupar metade(com a tua tralha já incluida)?
    eu faço assim, tenho uma partição de 30gb para o sistema, cabem lá todos os programas e mais alguns, jogos instalo no d:/jogos/xxxx, funcionam todos mesmo depois de formatar, e mesmo que não funcionassem era só fazer backup do registo que lhes diz respeito.
    Conclusão, assim que o windows me começa a dar chatice nem sequer hesito, meto o cd e vai de format, demoro umas 2,5/3h a instalar tudo outra vez, e os meus documentos já sei que não os perco a menos que o disco berre.

4. d kid

d kid Power Member

és capaz de ter razão... e que tal ter 2 partições em que a primeira é para o OS e programas, e a outra é para ficheiros de utilizadores e jogos e afins? Para fazer isso tinha era que ver mais ou menos o espaço da primeira partição...talvez 40GB? OS-3GB, programas-20 a 30GB....hum...talvez faça isso. E que programa achas que devo usar? Ja ouvi falar do Particion Magic, mas nao sei se é assim tão bom...

5. vascorama

vascorama Power Member

Eu pessoalmente prefiro o paragon hard disk manager.

6. d kid

d kid Power Member

Bem, visto que ter varias partições até traz vantagens, vou por esse caminho. Ainda tenho um pequeno probleminha (chamem-me obsessivo compulsivo se quiserem); como faço para mudar a letra das partições depois? Vou explicar-me:
    Uma vez que dá para criar partições a partir de espaço livre de uma unidade, se eu quiser criar uma partição de 30GB para o OS, esta vai ser a partição (D:). E como eu sou tolo, queria mudar a letra da partição para (C:), percebido?
    É que depois queria que a partição C: fosse a do OS e a D: fosse para as minhas tralhas. Como o vascorama, também vou optar pelo Paragon Hard Disk Manager...

7. vascorama

vascorama Power Member

Arranca com o cd, por exemplo o miniPE, depois abres o paragon hd manager, vai-te aparecer somente uma partição que é a que tens actualmente, clicas com o botão direito/resize-move, e metes em "free space after" o espaço desejado para a partição d:, depois aplicar.reinicias, ao entrar o windows vai fazer uma verificação dos discos, deixa-o fazer até ao fim, ele automaticamente vai atribuir a letra d(ou e) á 2ª partição, mas depois de formatares vai passar a ser a d: e a drive de cd a e:.

8. d kid

d kid Power Member

ok pessoal. já tenho o problema resolvido. já formatei e tá a correr bem.
    obrigado a todos pela ajuda :wah:

Partilhar esta Página