Formatação / tentar reparar unidade raid0

joaoameixa

Power Member
Boas, vamos lá ver se consigo ter alguma ajuda neste tema.

Então, tenho 3 discos, 1 SSD e 2 de 500gb em raid0, acontece que 1 dos discos da raid0 parece que está com problemas.

Basicamente quando ligo o PC na parte que refere os discos em raid0 aparece 1 deles com smart event em amarelo.

Por vezes recebo alguns random bsods do nada, poderá ter a ver com isso...

Posso dizer também que isto já me acontece à algum tempo... talvez 1 ano e tal, 2 anos.

Essa raid0 serve para meter alguns jogos lá dado que o meu SSD é de apenas 120GB.

Já à um tempo o que fiz foi remover a raid0 e criar outra do 0, apaguei a que estava, criei outra, a partição foi limpa e ficou tudo normal mas ao fim de 1/2 semanas voltava a aparecer smart event em amarelo e os bsods voltavam...

Em principio ainda hoje ou amanhã irei formatar o SSD (que já precisa) e até irei fazer pela primeira vez o secure erase dado que o SSD já tem alguns anos em cima e queria ver se rejuvenescia um pouco.

Queria no entanto saber se seria possivel fazer algum tipo de limpeza mais profunda na raid0, algo do género do secure erase, ou algo que possa pelos menos "tentar" reparar alguns sectores do tal disco que dá problemas.

É que até mesmo para copiar coisas da raid0 para o SSD ou vice-versa demora horas... eu lembro-me na altura que os tinha em perfeito estado ele fazia transferências a 200mb/s (o que era bom para a altura que foi)

Se alguém poder dar uma ajudinha agradecia imenso.
 
Back
Topo