Dúvida Formatação

nuno24692

Membro
Boa noite,

Eu fiz uma compra de algumas peças novas para o PC para jogar e queria fazer uma formatação no PC assim de maneira a ter tudo origem e os updates das peças novas estarem todos direitinhos sem ainda ter updates das peças antigas e isso. Eu normalmente faço a formatação mesmo pelo Windows 10 na opção de repor tudo como de origem, mas aconselharam me a fazer pela BIOS em vez de fazer pelo Windows 10.
Portanto queria saber se tem mais vantagens fazer pela BIOS ou fazer pelo Windows 10 vai dar a mesma coisa?
Se fosse fazer pela BIOS teria de sacar o ficheiro ISO da Microsoft para uma pen para poder arrancar pela pen o Windows para instalar e outra pergunta que tenho é se mesmo sem chave para ativar o Windows é possível instalar o Windows 10 e depois de estar tudo instalado, passado alguns dias arranjar uma chave e ativar o Windows?
 
"Repor PC" é uma reposição de fábrica. Se for uma versão OEM, volta a instalar alguma tralha que costuma vir incluída (se for o caso). Tirando isso, não é diferente de uma instalação limpa.

Para criar uma pen ou CD de arranque, pode-se simplesmente usar a ferramenta da Microsoft (Media Creation Tool).

Para activar o Windows, pode-se fazer a qualquer altura (ou não fazer sequer, ficando apenas com algumas limitações cosméticas). Se já tiveres o Windows activado no PC, e se não mudares a motherboard, ele activa-se sozinho usando a chave antiga.
 
"Repor PC" é uma reposição de fábrica. Se for uma versão OEM, volta a instalar alguma tralha que costuma vir incluída (se for o caso). Tirando isso, não é diferente de uma instalação limpa.

Para criar uma pen ou CD de arranque, pode-se simplesmente usar a ferramenta da Microsoft (Media Creation Tool).

Para activar o Windows, pode-se fazer a qualquer altura (ou não fazer sequer, ficando apenas com algumas limitações cosméticas). Se já tiveres o Windows activado no PC, e se não mudares a motherboard, ele activa-se sozinho usando a chave antiga.
Muito obrigado pelo esclarecimento. Qual acha ser a melhor opção no meu caso?
 
Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão. Quero fazer uma instalação limpa do meu W10 através de pen com o Media Creation Tool, sendo que o meu pc tem 2 discos: um SSD de 256GB onde está instalado o SO e outro HDD de 1TB onde tenho videos e não tenho possibilidade de fazer backup dos mesmos. A minha questão é se fazendo a instalação pela pen se o HDD também é formatado no processo? Já estou farto de procurar na net mas não consigo encontrar uma resposta concreta.
 
quando fores fazer instalaçao apenas tens que eliminar as particioes do disco ssd e formatas esse disco, tem é cuidado a eliminar as particoes e nao elimines as do disco HDD, pelo que percebi é um pc fixo, por isso desliga o HDD da board ou da fonte de alimentaçao
 
Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão. Quero fazer uma instalação limpa do meu W10 através de pen com o Media Creation Tool, sendo que o meu pc tem 2 discos: um SSD de 256GB onde está instalado o SO e outro HDD de 1TB onde tenho videos e não tenho possibilidade de fazer backup dos mesmos. A minha questão é se fazendo a instalação pela pen se o HDD também é formatado no processo? Já estou farto de procurar na net mas não consigo encontrar uma resposta concreta.

É assim o HDD só é formatado se te enganares no particionador e eleminares o conteudo do HDD ao invés do SSD, portanto, se numa duvida destas basica, não percebes, o melhor será mesmo, se possivel desligar ou remover o HDD do pc, e fazer a instalação no SSD e voltar a ligar montar o HDD, pois já estou a ver que isso tem tudo para correr mal.
 
Back
Topo