Formatar C: sem apagar D:

jcsc

Power Member
Tenho um portatil com o SO na particao C: e os dados na particao D: posso formatar a particao C sem eventualmente causar algum problema na particao D onde se encontram todos os dados.

Depois de formatar o C: posso aceder ao D: ?
 
Nao é a mesma coisa, pois no meu caso é um unico disco mas que está particionado em C e D.

No seu caso sao 2 discos fisicamente independentes segundo percebi.
 
A resposta rápida é sim ;)

Se o objectivo é re-instalar o SO, então nos ecrãs azuis de instalação do Windows XP por exemplo, basta seleccionar a partição que se quer utilizar para instalar e indicar que se quer formatar, o installer deixa a outra partição tranquila lol :P

Cumps,

PCC
 
Nao é a mesma coisa, pois no meu caso é um unico disco mas que está particionado em C e D.

No seu caso sao 2 discos fisicamente independentes segundo percebi.

Se são duas partições, para o sistema é como se fossem dois disco independentes. Basta selecionar qual a partição a formatar quando instalas o SO
 
O mais prático será tomares nota do tamanho das duas partiçoes (Tamanho total, espaço utilizado e espaço livre) se for caso de reinstalaçao de SO, para quando estiveres na opçao de particionar/formatar poderes facilmente identificar os discos.

Espero ter ajudado.
 
Eu faço isso sempre... uma partição mais pequena para o SO e o resto para dados... No caso de Windows XP 20 a 30GB para o SO e o resto para dados (para o Windows Vista 40/50GB). Assim caso precise de reinstalar o SO de raiz e não tenha backups recentes posso sempre só formatar a partição do SO.
 
Back
Topo