Formatar Computador

crywolf

Folding Member
Precisava de formatar o meu computador o Sistema Operativo é o Windows XP.

Os problemas que tenho no computador e que preciso de solução, são:

- Tenho o computador com duas partições e preciso de terminar com isso.

- Tenho o computador também muito xeio de programas que não interessam e tenciono apagar tudo mesmo.

Anteriormente tentei formatar o computador, no acto da instalação, não consegui instalar o drive de som. Sempre que instalava.. de seguida reiniciava o computador e após o loading com o logotipo XP aparecia-me o monitor com uma imagem preta.
 
arrancas com o cd do win e na consola das partiçoes eliminas as 2 que la estao e crias uma nova com o tamanho total.
a drive de som ( é onboard? ) vem no cd da board, se nao tens o cd , diz o modelo da board que tento ajudar-te.

cumpz.
 
- Tens q me ensinar aquilo das partiçoes.. para eliminar.

- Axo que veio com a board.. mas isso eu confirmo-te depois.

Já agora obrigado pela atençao.
 
nao tem nada que saber, é so ler e seguir os passos.
vai te aparecer a consola de reparaçao , como nao queres reparar clicas para sair
depois escolhes uma instalaçao nova do xp e entras no quadro das partiçoes, selecionas uma a uma e eliminas.
crias uma nova com o tamanho total do disco e formatas em NTFS.....next next next


cumpz.
 
nao tem nada que saber, é so ler e seguir os passos.
vai te aparecer a consola de reparaçao , como nao queres reparar clicas para sair
depois escolhes uma instalaçao nova do xp e entras no quadro das partiçoes, selecionas uma a uma e eliminas.
crias uma nova com o tamanho total do disco e formatas em NTFS.....next next next


cumpz.


Esses dados ja me são familiares... Obrigado.. depois digo-te o resultado.. se eu n aparece.. é pq estourou o computador. lol
 
- Tenho o computador com duas partições e preciso de terminar com isso.

Péssima ideia e explico-te pq (não, não é por eu ter 6...).

Cenário com uma partição e a tua situação actual:

"Hmm, lá tenho de catar os milhentos ficheiros e configurações e o raio maior, gastar outra vez dinheiro num backup à pressão que não queria fazer agora e só depois passar ao importante, que é formatar/instalar o SO. Lá se foram umas horas da minha vida..."

Cenário com várias partições e a tua situação actual:

"Hmm, em que partição está a imagem do install limpinho do SO? Ah, tás ai."... 5 minutos e um café depois... "Pronto, está feito, SO novinho em folha."

Acredita que não há vantagem absolutamente nenhuma em não ter pelo menos duas partições. E falta de espaço não é desculpa. Com uma partição de 10/20GB tens espaço que chegue e sobre para o SO e eventuais apps chatas que insistam na C:. Tudo o resto podes instalar para a D/E/whatever.

As vantagens, essas sim são aos pontapés.

O unico prob real é que os users de Windows não estão habituados a ter de gerir discos/partições/mountpoints multiplos e acabam quase sempre a queixar-se de ser "complicado" quando a unica complicação está 99% das vezes na capacidade de organização.
 
Subcrevo e assino por baixo, se for o xp uma partição de 20gb chega e sobra para windows e programas, jogos e coisas maiores instala-se por exemplo para D:\Jogos já que grande parte deles corre mesmo depois de formatarmos o pc.

Se for o Vista, 30gb é suficiente, sendo que o resto do disco pode ficar para uma partição apenas.

C:\-->Sistema
D:\-->Documentos, jogos,lixo, etc...

Quanto a uma pergunta que me fazem várias vezes, que é:

"Como faço para mover os meus documentos para outra partição?"

no xp: Menu iniciar/clique direito nos meus documentos/mover

no vista: Menu iniciar/clique direito em documentos/Localização e escolher o destino, repetir o processo para as imagens e música.
Cumps
 
Si, um pequeno clique que faz toda a diferença. Não por mim que nem uso o dito folder, mas para as app mal comportadas que gostam de lá largar lixo.

Só tem um inconveniente. Certos jogos gostam de deixar centenas de MB de save para trás, e se não deres uma limpeza ocasional acabas com uns valentes GB de lixo. Nada de demasiado critico no entanto... Uma vista de olhos por install do SO e tá na pista.
 
Mas o meu problema é que tenho uma partiçao que nem abre.. porque foi mal instalado o SO.
Por isso é que gostava de limpar essa partição, porque de resto tou de total com acordo com aquilo que foi dito.

Bom mais uma vez agradeço a vossa colaboraçao.. é por isso que visito tanto este forum, porque tem mesmo muita informaçao.
 
arrancas com o cd do win e na consola das partiçoes eliminas as 2 que la estao e crias uma nova com o tamanho total.
a drive de som ( é onboard? ) vem no cd da board, se nao tens o cd , diz o modelo da board que tento ajudar-te.

cumpz.

é so seguir estes passos .. arrancas o pc com o cd do win .... deixas chegar á parte das partições e é sos eliminar ... segue os passos .. so tens mesmo de ler aquilo acho q isso não custa muito ...

se quiseres tb podes usar o fdisk com um qq disco do win98/me
 
Eláaa!!!
Explica-me lá isso melhor sff... :D


Aquilo é assim... Eu ligo o computador aparece dois windows... escolho o primeiro porque é esse que funciona.. o outro windows nem chega abrir... faz o loading normal com o logo do windows xp.. e fica preto.. n avança.. Mas independentemente disso.. não me interessa teres duas partiçoes com o windows.. so me interessa uma.. eu gostava de apagar so uma.. jaz fiz o que me disseram mas não consigo apagar..
 
se fizeste o q te disseram já apagaste a partição .. agora se queres juntar essa a q tem o windows a historia é outra ... precisas de um merge ... e precisas do partition magic ou algo do genéro ..
 
isso ja me aconteceu e o que deves ter feito foi instalar o windows atraves do outro windows e nao atraves do boot, e depois tentaste atraves do 1º windows formatar a partição.. erro completo... mas faz o que disseram, boot cd, eliminas as partições todas, aproveitas o espaço todo do disco e é next ate ao fim... mas duas partiçoes sao sempre boas
 
Última edição:
isso ja me aconteceu e o que deves ter feito foi instalar o windows atraves do outro windows e nao atraves do boot, e depois tentaste atraves do 1º windows formatar a partição.. erro completo... mas faz o que disseram, boot cd, eliminas as partições todas, aproveitas o espaço todo do disco e é next ate ao fim... mas duas partiçoes sao sempre boas


Quando as duas estão correctas é optimo... mas neste caso uma nao arranco e eu quero eliminar.. vou tentar mais uma vez e ler com mil olhos, porque ate agora n consegui apagar.. depois digo alguma coisa. obg
 
tu queres mudar o arranque .. a partição já não existe

os comandos

A:\>fdisk /mbr com floopy do win98/me ou cd do mesmo

fixmbr
fixboot

na consola de recuperação do cd de instalação do winxp

assim apagas o queres .. ou podes editar o boot.ini a mão e apagar a entrada q não interessa ...

tens de te começar a explicar melhor ...
 
tu queres mudar o arranque .. a partição já não existe

os comandos

A:\>fdisk /mbr com floopy do win98/me ou cd do mesmo

fixmbr
fixboot

na consola de recuperação do cd de instalação do winxp

assim apagas o queres .. ou podes editar o boot.ini a mão e apagar a entrada q não interessa ...

tens de te começar a explicar melhor ...
mas eu tenho consciencia disso.. é que o meu problema é n me saber explicar.. compreendo perfeitamente vcs.
É que ha coisas q eu ainda n sei explicar mt bem.. e se soubesse chegavamos la mt mais rapido.. vou tentar entao.
 
Back
Topo