1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Formatar Disco de 1TB Externo, melhor configuração

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por supercx, 21 de Abril de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 1415)

1. supercx

supercx Power Member

Boas,

Comprei um disco externo de 1TB da Western Digital e queria criar uma partição unica e formatar como NTFS.

Li que o melhor era usar 128 sectors per cluster em discos superiores a 40GB? O que aconselham?

2. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Quanto mais pequeno for melhor é sector per cloúter cabe mais informação por sector.

3. supercx

supercx Power Member

Ele por defeito assinala 8 Per Clouster... acham que essa é a opçãoi mais equilibrada?

4. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Não posso confirmar mas no meu de 500gb tenho 4 e 160gb também.

5. supercx

supercx Power Member

E eu que pensava que quanto maior... melhor...!

Então o melhor è 4? Manos que isso não?

6. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Por ex: tem 1mb são 1024bits para colocares agora multiplica pelo número de 4 e 8 qual tem maior número isso no disco reflete ocupação no disco a nível de sector per cluster

7. supercx

supercx Power Member

Roberto1973, desculpa mas fiquei sem perceber na mesma. Podes ser mais explicito?

No caso de 1 disco de 1GB como o meu preferias 4 ou 8, se fosse teu?

8. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

Eu uso 4

9. Boas,

Reformulando a pergunta do supercx, qual é o cluster size a escolher ao formatar discos rígidos grandes, com 1TB ou mais, por exemplo, e que em princípio são utilizados para guardar de tudo um pouco, desde ficheiros pequenos como os dos programas, passando pelos médios como fotos e músicas, até aos grandes como imagens de DVDs, ou lá o que seja, hum?

Edit:
    Talvez o melhor seja criar partiçoes para cada tipo(tamanho) de ficheiros com um cluster size masi apropriado a cada um,ou estou a dizer baboseiras?

Última edição: 18 de Setembro de 2009
  10. JasonWll

JasonWll Power Member

[resolvi recuperar este tópico em vez de criar um novo. espero que não haja problema...]

Preciso de formatar um disco externo IOMEGA de 250GB. Até aqui o formato estava em NTFS mas o disco já me deu alguns problemas com corrupt data...
    Já li algumas coisas mas continuo sem perceber se devo manter em NTFS ou mudar para FAT! e isso dos sectors per cluster... eu tenho valores ainda mais baixos!
    :confused:

Partilhar esta Página