1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

formatar disco externo?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Tabasko, 5 de Setembro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 2505)

1. Tabasko

Tabasko [email protected] Member

tou aqui com uma duvida nao sabia se havia de colocar aqui ou no sub forum de linux , coloquei um disco ntfs numa caixa externa e ligeuio ao mbc para o formatar , e depois colocalo na maquina de linux que estou ali a construir , mas ele so me da acesso deleitura , e depois? formato em fat ou ntfs? e como faço para formatar?

desde ja obrigado pela ajuda de todos

2. Sirikazy

Sirikazy Power Member

Se estas a utilizar linux não achas que é na parte do linux? Isto aqui é maça´s, finder´s, sherlok´s e dock´s!

3. Tabasko

Tabasko [email protected] Member

lol , sim mas etou com o disco numa caixa externe eesta ligado ao meu mac
    book pro , mas acho que vou usar o cd de linux para fazer a formataçao visto que por aqui nao estou a comseguir

4. mpLopes

mpLopes Power Member

Disk Utility

5. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Para poderes usar em Linux e em OS X tens que usar FAT32. Esta é a resposta simples :)

6. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Para poder usar em linux e OSX também pode ser formatado em HFS+ (que tem permissões de ficheiros UNIX, o que às vezes é útil e outras nem por isso). Para windows é que já seria mais complicado. O Fat32 tem ainda o problema do tamanho dos ficheiros estar limitado a 4Gb.
    Supostamente também podias usar Ext, mas nunca consegui ler nesse formato em MacOSX (mesmo tendo instalado um programa que o devia permitir).

7. Metro

Staff Member

Não consegues ler e escrever em HFS+ em Linux por default. Pelo menos eu no Ubuntu não consigo. Com muita pena minha.

8. Rui_Carlos

Basta usar HFS+ sem journaling, e no máximo instalar uma ou outra package (não sei se precisa mesmo dessa package ou se o único problema era o journaling).

PS: Fiz isto em Debian Stable, por isso no Ubuntu (a menos que seja uma versão pré-histórica) também deve funcionar.

9. Metro

Staff Member

O HFS+ sem journaling fica igual ao FAT32. As vantagens que tinha perdem-se. Não?

10. Rui_Carlos

Não necessariamente.
    O Fat32 tem a limitação do tamanho dos ficheiros e não tem permissões (o que tem vantagens e desvantagens...).
    Além disso, sempre que fores usar o disco em mac, podes activar o journaling (e desactivá-lo no fim).
    E eventualmente o HFS+ terá outras vantagens que não conheço.

Partilhar esta Página