formatar disco externo?

Tabasko

Portugal@Home Member
tou aqui com uma duvida nao sabia se havia de colocar aqui ou no sub forum de linux , coloquei um disco ntfs numa caixa externa e ligeuio ao mbc para o formatar , e depois colocalo na maquina de linux que estou ali a construir , mas ele so me da acesso deleitura , e depois? formato em fat ou ntfs? e como faço para formatar?

desde ja obrigado pela ajuda de todos
 
lol , sim mas etou com o disco numa caixa externe eesta ligado ao meu mac
book pro , mas acho que vou usar o cd de linux para fazer a formataçao visto que por aqui nao estou a comseguir
 
Para poderes usar em Linux e em OS X tens que usar FAT32. Esta é a resposta simples :)

Para poder usar em linux e OSX também pode ser formatado em HFS+ (que tem permissões de ficheiros UNIX, o que às vezes é útil e outras nem por isso). Para windows é que já seria mais complicado. O Fat32 tem ainda o problema do tamanho dos ficheiros estar limitado a 4Gb.
Supostamente também podias usar Ext, mas nunca consegui ler nesse formato em MacOSX (mesmo tendo instalado um programa que o devia permitir).
 
Para poder usar em linux e OSX também pode ser formatado em HFS+ (que tem permissões de ficheiros UNIX, o que às vezes é útil e outras nem por isso). Para windows é que já seria mais complicado. O Fat32 tem ainda o problema do tamanho dos ficheiros estar limitado a 4Gb.
Supostamente também podias usar Ext, mas nunca consegui ler nesse formato em MacOSX (mesmo tendo instalado um programa que o devia permitir).

Não consegues ler e escrever em HFS+ em Linux por default. Pelo menos eu no Ubuntu não consigo. Com muita pena minha.
 
Não consegues ler e escrever em HFS+ em Linux por default. Pelo menos eu no Ubuntu não consigo. Com muita pena minha.

Basta usar HFS+ sem journaling, e no máximo instalar uma ou outra package (não sei se precisa mesmo dessa package ou se o único problema era o journaling).

PS: Fiz isto em Debian Stable, por isso no Ubuntu (a menos que seja uma versão pré-histórica) também deve funcionar.
 
Basta usar HFS+ sem journaling, e no máximo instalar uma ou outra package (não sei se precisa mesmo dessa package ou se o único problema era o journaling).

PS: Fiz isto em Debian Stable, por isso no Ubuntu (a menos que seja uma versão pré-histórica) também deve funcionar.


O HFS+ sem journaling fica igual ao FAT32. As vantagens que tinha perdem-se. Não?
 
O HFS+ sem journaling fica igual ao FAT32. As vantagens que tinha perdem-se. Não?

Não necessariamente.
O Fat32 tem a limitação do tamanho dos ficheiros e não tem permissões (o que tem vantagens e desvantagens...).
Além disso, sempre que fores usar o disco em mac, podes activar o journaling (e desactivá-lo no fim).
E eventualmente o HFS+ terá outras vantagens que não conheço.
 
Back
Topo