1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Formatar e reformatar disco externo

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por ksousa, 14 de Abril de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1610)

1. ksousa

ksousa Power Member

Olá!

Meti o meu disco externo no MAC e apareceu-me logo o time machine a perguntar se queria definir este disco como meu para as cópias de segurança e que para isso seria necessário formatá-lo.

Então passei as coisas para outro disco e formatei-o. Quando o voltei a pôr no windows para passar para lá as minhas coisas, o windows não reconhecia.

Voltei a pô-lo no meu mac e vi que estava em formato mac os. Basicamente agora não posso fazer nada com ele. Posso voltá-lo a formatar no formato anterior (Fat32) de modo a voltar a ser o disco anterior? Por favor, preciso mesmo do disco funcional, ele assim não me serve de nada além de ter custado um dinheirão e agora ter perdido a garantia por ter formatado!

2. dragao-azul

dragao-azul I fold therefore I AM

Boas,

Tu é que disses-te que o querias para copias de segurança, o mac fez o que tu o mandas-te :P

Claro que podes voltar a meter em fat32, que windows tens? (tb podes fazer no mac mas agora tou no PC, é mais fácil explicar-te pelo windows).

Se for vista (como eu) carregas no iniciar, botão direito em cima de computador e depois gerir.

(tenho o windows em ingles, posso ter traduções erradas)

Ai, e com o disco ligado, carregas em gestão de discos, procuras o disco que queres formatar (tem cuidado para não te enganares e para não apagares nada do que queres), clicas com o botão direito, formatar e escolhes as opções que quiseres, não mexas muito no que não souberes, tb não sei explicar para que servem muitas opções. xD

PS- Desde quando se perde a garantia por formatar um disco? É teu fazes o que quiseres e bem te apetecer com a informação que lá guardas e tu é que sabes como a guardas. Qualquer problema podes devolvê-lo.

;)

3. ksousa

ksousa Power Member

Li aqui no fórum na parte do home cinema.

Nunca pensei que ao formatar para fazer o backup fosse transformar tudo... E agora não posso usar este disco para backup? Ou como faço? O disco estava dividido para 50% disco e 50% para gravação conforme li nos manuais. Como é que faço isso?

Apesar do windows não me reconhecer o disco se fizer como disseste o meu disco aparece lá?

Desculpa tantas perguntas mas isto de querer perceber é chato!

4. dragao-azul

Com o time machine ele mete sempre o disco no formato do mac, talvez possas criar uma partição mas não se justifica.

Copia as coisas à mão ou faz um script no automator para copiar automaticamente... Lembra-te que para o mac e o windows escreverem nele tem de tar em fat 32 o que não permite ficheiros maiores que 4gb..

Podes parti-lo em 2, tens lá a opção para criares partições.

O windows rechonhece-o ai, não o consegues abrir mas ele reconhece o disco e podes formatar. Se não aparecer ai por qq razão tb se resolve bem no mac.

;)

5. ksousa

ksousa Power Member

Obrigada!

o disco não aparece no windows, na gestão de discos... Se me puderes por favor dizer como resolver isso em mac, agradecia!

6. bouncer

bouncer Power Member

eu tive um problema chato com o time machime. Aquilo estava a funcionar correctamente, depois tive que formatar o pc, e aquilo fez o restore sem espinhas...tirando o facto do disco externa deixar de fazer backups. Tive que formata-lo e agora é tudo manual:rolleyes:

7. ksousa

ksousa Power Member

Humm... Eu achava que era bom o time capsule mas tou a ver que não é bem assim... Então vou passar a fazer como sempre fiz.

Fico à espera de saber como resolver o problema no mac.

8. dragao-azul

No mac, primeiro vai às preferências e desliga o time machine para não voltares a ter chatices.
    Depois vai ao disk utility, escolhe o disco, carrega em erase, escolhe o formato (fat) e carrega em erase, à partida depois ja deve dar.

;)

9. ksousa

ksousa Power Member

Das opções só me aparece fat mas não o fat32. ponho esse?

10. dragao-azul

Sim, caso não seja o que queres depois no windows já consegues resolver.

;)

11. ksousa

ksousa Power Member

Já está.. eu não sei qual a diferença entre os dois fat/fat32... só sei que o disco veio em fat32. Qual é o problema em ficar em fat?

12. dragao-azul

Confirma se não ficou em fat 32, o mac pode chamar fat mas na verdade ser fat 32.

Basicamente fat 32 já é mau, qq coisa a baixo é pior. xD

;)

13. ksousa

ksousa Power Member

Já está.. Afinal ficou em fat32... tou msm contente, obrigada!

14. ksousa

ksousa Power Member

tive a ler nas instruções que diz que vem 50% em fat32 e 50% em gravação. Sabem qual é esse modo da gravação?

15. ksousa

ksousa Power Member

Já resolvi o problema... fui trocar o disco. Não gostei nada daquela situação, fazia um barulho infernal e os botões não funcionavam como deveria... Comprei um lacie. Espero não me vir a arrepender!

16. dragao-azul

Tenho um lacie dos pequenos, ainda não o usei muito (alias, ainda nunca lhe meti nada la dentro porque comprei 2ª xD) mas parece-me bom.

Trazia logo um programinha que me perguntou como queria usar o disco, se só em windows ou também noutros sistemas operativos, escolhi esta opção e ele sozinho dividiu-me o disco em 2, deixou uma partição em fat 32 e outra em ntfs.

Em termos de barulho já vi 2 discos da lacie a trabalhar e nenhum fazia barulho.

;)

Partilhar esta Página