formatar HD

matos23

Power Member
boas,
estou com uma grande duvida. tenho um portatil arrumado num canto, e decidi tirar o hd, comprar uma caixa e tê-lo como disco externo.

como faço para formatar-lo por completo (sem so), para o poder usar externamente?

cumps.
 
Ligas o disco ao computador e tem 2 opções mais usadas:

1º - Vai a Computador e lá tens o disco, botão direito do rato e Formatar, escolhes a opção de formatação rápida se não quiseres perder tempo.

2º - Mais complicada, no menu iniciar, botão direito do rato em Meu Computador e logo de seguida Gerir, vai aparecer uma janela e procuras a secção de manutenção de discos, é a sub pasta de Armazenamento, ai irá aparecer TODOS os discos no computador, procuras com cuidado o Disco Externo (segues pela partição, Ex: F:/ mas muito provavelmente terá o nome de Disco1), e eliminas todas as partições dentro dele, e no fim quando tiveres o disco todo a cinzento, outra vez botão direito do rato no disco e fazes nova partição, ele cria o resto automaticamente.

P.S: Recomendo muito fazeres a 1ª opção se não tiveres habituado a mexer em gestores avançados, como a 2ª opção.

Alguma duvida apita aqui ;)
 
já tentei a 1ª opção, o problema é que o disco só tem uma partição, e diz que não dá para formatar porque "Contém a versão do Windows que está a utilizar" e que "A formatação deste volume pode fazer com que o seu computador deixe de funcionar"..
 
Está explicado, não se consegue formatar o disco que encontra a ser utilizado no portátil, as opções que expliquei são feitas com o disco já dentro da caixa ligado a outro PC, só assim se consegue formatar esse disco sem a ajuda de terceiros, se já tiver um outro portátil ou um PC ao pé de si, faça estes passos, VOLTO A REPETIR: As opções que expliquei são feitas com o disco dentro da caixa ligada a outra maquina.


Duvidas apita ;)
 
Última edição:
pois, realmente tem muita lógica o que estava a tentar fazer..

já o montei, ligo-o ao pc e diz "Dispositivo USB não reconhecido". será algum problema com o disco?
 
Não aparece nem no meu computador? hum...

Parece que para termos a certeza é altura de seguir a 2ª opção que expliquei, só lá poderemos tentar fazer alguma coisa.
 
Aconteceu alguma coisa a esse disco? Tipo, portátil caio? Levou algum toque? Deixou de trabalhar ou dizia erro em hardware? O disco faz barulho tipo "tik tik tik"?
 
Muito estranho, mas acho que já sei o que se passa, por tentares formatar o disco no portátil ele pode ter criado uma partição FAT36 como se fosse uma Pen Flash, já apanhei muitos discos assim, uns com arranjo, outros... bem, tu percebes-te.
Eu conheço um software que consegue aceder aos profundos dos discos, manda PM para não haver problemas aqui.
 
Pode ser problema da caixa/conexoes.
corre uma distro linux (unbutu) a partir de uma pen com o disco ligado dentro do PC e ja deves ser capaz de o formatar por ai..
 
já desmontei/montei a caixa, e verifiquei que está tudo bem montado.

fiz o download do ubuntu, e instalei na pen. agr como é que o ponho a correr?
 
reeinicias/ligas o PC , e vais á BIOS e metes para arrancar a partir da Pen ; há de aparecer se queres instalar ou correr experimentar 1º , metes para experimentar e depois quanto já tiver iniciado vais ao "meu computador" vê se lá aparece o disco e selecciona para formata-lo
 
pronto, já consegui formatá-lo. agora no windows.. continua sem o conseguir detetar (mas agr já consigo criar partições,etc)

tá como disco básico do tipo GPT, estará alguma coisa mal?
 
pronto, já consegui formatá-lo. agora no windows.. continua sem o conseguir detetar (mas agr já consigo criar partições,etc)

tá como disco básico do tipo GPT, estará alguma coisa mal?


Sim, GPT é uma partição de arranque. Formata o disco usando qualquer coisa como o Acronis 9. Faz clear ao disco e depois cria uma partição primaria a utilizar o espaço todo ;)
 
Back
Topo