1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Formatar o computador muita vez fáz mal?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Va0, 8 de Junho de 2009. (Respostas: 35; Visualizações: 3563)

1. Va0

Va0

Boas, Queria perguntar se formatar o PC muita vez faz mal??

por exemplo num neste mês formatei 3 vezes, devido a vírus,

a 2 meses cheguei a formatar umas 10 vez num sem, por cause do problemas técnicos.

2. paperless

paperless Power Member

Formatar o disco rígido muitas vezes não faz mal.

3. Va0

Va0

é porque disseram-me que formatar muito, depois o disco fica viciado, e depois fica mais lento, é verdade?

4. lfdesign

lfdesign Power Member

Mitos urbanos... Completamente falso!

5. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Pelos visto quem está viciado és tu. Viciado em formatar discos.

Os discos formatam-se quando se precisa. Não é suposto estares sempre a fazer isso.
    Não porque lhe causas danos, mas porque acabas por ter trabalho desnecessário.
    Isto não é nenhum mito urbano, é apenas uma estupidez de alguém :)

6. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

É fácil perceber isso. As cabeças não estão em contacto directo com a superfície do disco, portanto com a utilização nunca pode "riscar" ou "gastar".

CUmps

7. oversaturn

oversaturn Power Member

Formatar muitas vezes não faz mal ao disco.

No entanto, demasiadas formatações provocam um sério desgaste na... paciência! Livra!

Formatar deve ser apenas quando é preciso, e em último recurso. Vírus devem evitar-se, e muitos problemas técnicos resolvem-se sem formatar.

Instalei o meu PC já vai para uns 4 ou 5 anos e nunca tive de o formatar... Claro que faço sempre as actualizações do Windows, uso antivírus, antispyware e afins, e de vez em quando um procedimento de limpeza para limpar o lixo que se vai acumulando. Com isto tudo, está tão rápido como no dia em que o montei.

8. Lloyd

Lloyd Power Member

Formatar o disco muitas vezes não faz mal. Lixa-nos a paciência somente. Confesso que era um maníaco da formatação quando tinha o XP. Com o Vista os períodos que decorrem entre formatações já são maiores.

Mas acho que períodos de 4/5 anos sem formatar tornam o desempenho do sistema inferior. Por muito cuidado que se tenha a desfragmentar o disco e fazer operações de limpeza.

9. joji

joji Power Member

E falando em desfragmentação..

É preferivel uma formatação ao disco que uma desfragmentação dado que este último processo "puxa" muito pelo disco.

Formata praí á vontade! :)

10. Lloyd

Lloyd Power Member

Voltamos ao domínio dos mitos? Isso que escreveste não faz qualquer sentido. Então cada vez que tiver um ficheiro fragmentado formato o disco? Ou deixo-o estar fragmentado até que se amontoem ficheiros fragmentados e a performance diminua?

11. spyderboy

spyderboy Power Member

Já me tinham contado essa e não hesitei em gozar com a pessoa que me disse isso!

12. CMC_PUBLIKUM

CMC_PUBLIKUM Power Member

Mais um a apoiar que isso não passa de 1 mito informático e que o que fod... é mesmo a paciência.

Não é por nada, mas acho isso muito estranho.

Concordo.

Última edição: 9 de Junho de 2009
  13. IcePicK

IcePicK Power Member

Completamente falso.

Antes de dizeres tais barbaridades devias informar-te antes. Assim ainda ajudas a confundir mais quem tem dúvidas.

Quanto ao tópico, tal como já disseram, não há qualquer problema em formatar. Tal como não há problema nenhum em desfragmentar o disco.

14. Black n White

Black n White Power Member

este topico é mesmo parecido com uns colegas meus k pensam k percebem o minimo de informatica ja sao os genios da informatica -.-

o k queria dizer é k o autor do topico fez a mesma pergunta k os meus colegas me perguntam se formatar muitas vezes faz mal ao disco e a resposta k digo: (ate pode ser uma grande barbaridade) é k ha um maior gasto do disco, perca de tempo, paciencia e tens k voltar a instalar tudo de novo, drivers e afins (estou-me a referir ao OS XP), com programas de limpeza de disco, desfragmentaçao e programas pra "arranjar" ficheiros do system 32 do OS tipo um free k pode resolver problemas na parte do OS k é CCleaner na parte do registo sao boas ferramentas pra k um computador "se aguente mais" sem ter k formatar ;)

cumpz

15. Então eu estava tramado cada vez que encho o disco de videos e imagens e depois deito-os fora :-)
    Já não tinha disco a esta hora...

Claro sim... podes formatar quantas vezes te apetecer ou for necessário.
    Só fiquei com uma certa dúvida Va0, formataste 3 vezes por causa de vírus e outras 10 por problemas técnicos?
    -Tens que vêr a origem desses problemas, porque a meu vêr não é normal!

Cumpts.

16. snp77

snp77 1st Folding then Sex

Formata à vontade, é mito urbano!

17. oversaturn

oversaturn Power Member

Estranho o quê?!?

O facto de não formatar? Se o sistema está bom e rápido, vou formatar para quê?
    Para gastar tempo e paciência? :D

Uma limpeza ao registo com o Yamicsoftware XP Manager, CCleaner para limpar ficheiros e afins, SuperantiSpyware, Malwarebyte's e um bom antivírus e não precisas de mais nada para manter o teu sistema "limpo". E evitar formatações...

Última edição: 9 de Junho de 2009
  18. snp77

E porque não numa das formatações e configurações do software não cirar um ghost com o norton...

Depois é simples, qualquer problema é só restaurar a imagem ;-)

19. oversaturn

oversaturn Power Member

Também já cheguei a fazer isso... quando mudei de disco.
    Fiz um "clone" ao disco com o Acronis True Image para outro disco rígido. "Clonar" implica uma cópia integral do disco rígido. Copia tudo, SO, programas, configurações, ficheiros e o que mais houver.

Nada melhor para salvaguardar um sistema completo! Se o sistema der o berro, basta inserir o disco para onde fizeste a cópia e tens o teu sistema a bombar em menos de 5 minutos. E sem precisar de instalar SO, configurações e sei lá que mais.

20. snp77

É o mesmo que eu uso, documentos, fotos, etc estão a parte.

Assim quando é preciso restauro a imagem com o SO nessa partição e o pc está a bombar novamente, aqui normalmente leva cerca de 3 minutos ;-)

Partilhar esta Página