Formatar o computador muita vez fáz mal?

Eu sou contra a maioria das opiniões. Formatar o disco desgasta o disco, porque como todos devem saber um disco tem um tempo útil de vida, ao fim de certo tempo os pratos no disco começam a girar com menos velocidade e por vezes com folga (isto ao fim de muito tempo claro). Outro dos problemas da formatação completa é que a cabeça de leitura tem de percorrer toda a área do disco forçando a que haja uma rotação constante dos pratos e das cabeças de leitura, o que faz com que este aqueça podendo desgastar alguns dos seus componentes.
Vejamos o exemplo dos discos dos servidores, estes normalmente estão em configurações RAID pois estes discos têm uma probabilidade a cima do normal de falhar devido à constante escrita e leitura nos mesmos.
Agora a minha opinião geral é o seguinte se formatares o disco uma vez por semana não irás ter grandes problemas a curto prazo, mas daqui a uns anos se continuares assim ele é capaz de começar a falhar. É uma regra que se aplica a qualquer equipamento cuja sua utilização foi excessiva durante o seu tempo de vida!
 

dude_wtf.png


Uma formatação não obriga a percorrer o disco todo. No caso que aqui se fala penso que se referem a formatações de alto nível. Ou seja, apaga-se a tabela de ficheiros e está feito.

Para resolver o problema de um SO desconfigurado não será necessário fazer uma formatação de baixo nível.


A meu ver fazer uma formatação low-level não desgasta mais o disco do que algumas horas a descarregar ficheiros (especialmente temporários) da net.
 
A formatação low-level sim, desgasta! Um disco nunca tem o tamanho "anunciado" não é só por causa da conversão bits-byte, mas também pla dita formatação que é feita no fabricante.

Agora no que toca a uma formatação normalissima... Tive um Seagate Barracuda de 80Gb, ide. De 3 em 3 meses formatava-o, cheguei a formatá-lo 4 vezes no mesmo dia. Durou uns 7 anos, e ainda é capaz de funcionar.
 
Jovem, formata à vontade... se tiveres a paciência formatada...
Também se ele der o pifo ao preço que um vulgar disco está....NO PROBLEMA!
 
É formatar como se não houvesse amanhã, não faz mal nenhum, o meu primeiro pc foi formatado vezes e vezes sem conta por experiências, vírus, andar sempre a trocar de SO, etc, e não há muito tempo vi o disco encostado e resolvi ver a condição física dele e tinha 0 bad sectors, pronto para mais formatações se fosse preciso.
 
Mas acho que períodos de 4/5 anos sem formatar tornam o desempenho do sistema inferior. Por muito cuidado que se tenha a desfragmentar o disco e fazer operações de limpeza.

Nada disso, estamos a falar de 4/5 anos, não de décadas.

Se for um sistema bem mantido em todos os aspectos, desde limpeza a desfragmentação, não precisas formatar até o disco deixar de funcionar :P
 
mas se estiveres a falar de por exemplo do XP este SO tem um grande problema na parte de guardar a "tralha" antiga (por exemplo: instalações antigas, dados antigos) e mesmo k utilizes esses programas de desfragmentação, de limpeza tipo CCleaner, é sempre preferivel k o formatas de 2 em 2 anos.

Ja agora concordo com a tua opinião ;)

cumpz
 
mas se estiveres a falar de por exemplo do XP este SO tem um grande problema na parte de guardar a "tralha" antiga (por exemplo: instalações antigas, dados antigos) e mesmo k utilizes esses programas de desfragmentação, de limpeza tipo CCleaner, é sempre preferivel k o formatas de 2 em 2 anos.

Ja agora concordo com a tua opinião ;)

cumpz

Existem programas melhores que o CCleaner. Que até te permitem, por exemplo, fazer uma limpeza na registry.

Por exemplo, costumo utilizar o "Yamicsoft WinXP Manager" (que tem 1001 ferramentas) para limpar ficheiros e registry. E tenho resultados bastante satisfatórios! Limpa um ror de coisas que o CCleaner nem detecta... na registry, por exemplo, é um mimo!

Também existe uma versão para Vista ("Yamicsoft Vista Manager").
 
Existem programas melhores que o CCleaner. Que até te permitem, por exemplo, fazer uma limpeza na registry.

Por exemplo, costumo utilizar o "Yamicsoft WinXP Manager" (que tem 1001 ferramentas) para limpar ficheiros e registry. E tenho resultados bastante satisfatórios! Limpa um ror de coisas que o CCleaner nem detecta... na registry, por exemplo, é um mimo!

Também existe uma versão para Vista ("Yamicsoft Vista Manager").

De facto o Ccleaner não "dá conta" de tudo. Mas para utilizadores menos experientes é uma ferramenta excelente. Mesmo não removendo todas as entradas obsoletas, na registry continua a ser software de eleição.

Além do mais, o Yamicsoft, caso não seja usado com moderação, pode levar ao aumento do tempo de boot e comportamento inesperado.
 
Última edição:
De facto o Ccleaner não "dá conta" de tudo. Mas para utilizadores menos experientes é uma ferramenta excelente. Mesmo não removendo todas as entradas obsoletas, na registry continua a ser software de eleição.

Além do mais, o Yamicsoft, caso não seja usado com moderação, pode levar ao aumento do tempo de boot e comportamento inesperado.

É verdade. Deve ser usado com moderação. Especialmente com certos utilizadores.
Mas, por acaso, em XP nunca tive problemas com o Yamicsoft.

Em Vista, já uma vez me deu "surpresas" depois de um registry clean. Tive de reinstalar o software da impressora, pois ele identificava entradas da HP na registry como sendo algo indesejável... :P

Quanto ao tempo de boot, não tenho ideia de me ter dado qualquer problema.
Onde acho que resultou lindamente foi no tempo de shutdown, que ficou muito mais rápido! :)

Uma das coisas que mais gosto no Yamicsoft é a excelente capacidade de encontrar erros na registry. É do género:
1 - Faço uma pesquisa prévia com o CCleaner que me encontra cerca de 30 erros na registry. Faço backup e reparo.
2 - De seguida, faço a pesquisa com o Yamicsoft, que me encontra cerca de 300 - 400 (mínimo!!) erros que o CCleaner não consegue detectar. E isto depois de fazer a reparação com o CCleaner!
Por isso, pesando os prós e os contras, acho que é um excelente ferramenta. Mas concordo que para certos utilizadores, pode não ser a melhor opção.
 
Com o Yamicsoft no Vista já tive alguns dissabores. Agora vi este tópico e voltei a utilizá-lo. Mas 100% seguro é o Ccleaner.
 
Com o Yamicsoft no Vista já tive alguns dissabores. Agora vi este tópico e voltei a utilizá-lo. Mas 100% seguro é o Ccleaner.


É verdade... Nunca tive problemas com o CCleaner.
Nem com o Yamicsoft no XP.

Agora no Vista... dá a impressão que ficaram "pormenores" por afinar na versão Vista do Yamicsoft. Tive que configurar umas exclusões (seleccionar a reparação e clicar em "ignorar" ou assim) para não me dar problemas... Era a tal que falei das entradas da HP e uma outra que n me lembro...
Mas uma vez configuradas essas exclusões, funciona sobre rodas!
 
Última edição:
sim claro eu so me referi ao ccleaner devido de alguns comentarios que estavam a falar desse programa e aproveitei e disse sobre esse programa, mas claro ha mt melhores

por exemplo eu utilizo o registry booster e ainda mais o windows registry (salvo erro é assim k se chama), pk neste momento n estou no Pc de casa :lol:

cumpz
 
Back
Topo