1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Formatar o disco...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Vandrare, 5 de Setembro de 2003. (Respostas: 16; Visualizações: 947)

1. Vandrare

Vandrare Power Member

Eu formato mtas vezes o disco, e gostava de saber se isso é bom para o disco. (maximo de X k formatei foram 8 num dia)
    E normalmente formato 2 vezes por mes.

:009:

2. apoc

apoc Power Member

qual a necessidade desse exagero
    ganda bruto
    em tempos ouvi dizer q fazia mal mas não sei

3. Slowmottion

Slowmottion Power Member

??????

Eu com o ME (já lá vai tempo...) e com o 98 1ª edição é que tinha que formatar para aí de mês a mês...2 em 2 meses... ou de 3 em 3...

Agora com o XP, ou 2000 ????

2 x por mês????

Para quê??

Isso é bom para aprender qualquer coisa mais..antes de formatar dá sempre para brincar com o registo sem medos...mas depois disso...

Bom, mas gostos são gostos e para te ser sincero, já formatei muitos e nunca nenhum me morreu...
    já ouvi dizer que faz mal e já ouvi dizer que não faz...

Formatação "normal", não é de "baixo nível"

Uma coisa é certa, ficas com o sistema mais rápido (durante uma semanita ou duas...)

Fica bem e bons format's

4. Sub_Zer0

Sub_Zer0 Guest

Conseguiste formatar o pc 8 x no msm dia 8o! Mas isso é possivel?

No meu caso tanto posso formatar de 3 em 3 meses ou de ano a ano, depende da estabilidade do sistema! Mas penso k format em exagero nao pode ser mto positivo para o disco, mas se o teu aguentou 8 formats num dia, mais uns kuantos tb ja nao lhe devem fazer mal:D !

5. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Alguém sabe qual é o record do guiness? Eu reclamava já o record.
    Que raiuo é que tu fazes para ter que formatar o disco tantas vezes? Estou curioso. Principalmente o que é que fazes oito vezes no mesmo dia:)

6. VinE

VinE Power Member

Eu vou formatar agora... Passado um ano e meio.. O XP é realmente um sistema operativo digno desse nome.. De 2 em 2 meses..? Bai lá bai........

7. Vandrare

Vandrare Power Member

Formatei as 8 vezes num pk tive uns probs com o formato NTFS...

8. VinE

VinE Power Member

Ah.. ok.. Eu ainda ñ mudei para NTFS.. Sempre me dei bem com FAT32 e nnca tive necessidade de mudar.. É daquelas manias..:rolleyes:

9. kazuza

kazuza Power Member

Enquanto o mbr aguentar...

10. SimpleFriend

SimpleFriend Power Member

Sinceramente n vejo a necessidade de tanto format, eu formato só qd tem mesmo de ser. Talvez de 6 em 6 meses.

"Acho" q o uso abusivo dos format's n é nada benéfico para o disco. O q n ker dizer q n o deves fazer, mas mais moderadamente.

Se bem q tenho um colega q é o rei das formatações e nunca teve um disco com bad sectors.

Nota: Existe uma thread idêntica a esta q podes consultar.

:003: :003:

11. kazuza

kazuza Power Member

Nos tempos que correm, não sei como ainda não estão na "onda"...

Para quê formatar? Porque não fazem o seguinte:

instalam o sistema operativo, drivers e todas as aplicações essenciais dodia a dia...

Fazem um imaging desse disco ou partição para outro disco ou CD/DVD...

Sempre que ouver probs.. restore pra cima!
    Muito mais rápido, profissional e sem problemas...
    Ah, e já não se precisam de preocupar com as activações no XP (partindo do principio que a fizeram antes do imaging... )

12. Favas

Favas Power Member

"Formatar" hoje em dia nao ah o "formatar" o disco, ok nos escrevemos Format c: /q, mas na verdade o k ele vai fazer eh apenas um Clear ao sistema de ficheiros, NTFS ou FAT.
    Um format nao prejudica o disco em nada, para o disco tanto se lhe dá como se lhe deu, o k ele vai fazer eh apenas xegar ao sistema de ficheiros e apagar, como se dum ficheiro se tratasse.

Formatar eh criar sectores, pistas, akela tralha toda... e isso demora MTMT tempo uma unidade de 60 gigas no meu computador demora um porradao a formatar, enfim.
    Ah k ter cuidado com os formats de baixo nivel esses sim nao exagerar.

por experiencia propria "formatar" nao faz mal nenhum, senao todos os meus discos jah estavam na sukada de tanto os formatar.
    eu recomendo formatar de x em quando, ahs vezes o registro e o proprio windows gosta.

o disco nao se gasta...

Ficheiros Anexados:

13. SimpleFriend

Oi kazuza, como se faz a imaging do disco?? É com o Noton Ghost, certo?? É simples de fazer?

Dava-me mto jeito saber, pq ás vezes necessito de colocar vários computadores com igual software e nas mesmas condições.

14. kazuza

kazuza Power Member

Se a HAL (Hardware Abstraction Layer) for igual..

que é como quem diz, se o hardware for igual, dá na boa!

Com o Ghost CE (Corporate Edition) podes fazer isso tudo nas máquinas todas ao mesmo tempo. demora-te o mesmo que se fosse a fazer só para uma...

E não baixa a performance da rede (como já aqui afirmaram...) porque faz tudo isto em MultiCast...

15. SimpleFriend

Obrigado pela resposta

Vou tentar arranjar esse programa

16. oversaturn

oversaturn Power Member

Formatar 2 vezes por mês?! Que exagero! Nem quero pensar no tempo todo que gastas a fazer isso...

Caramba, sei que sou uma excepção, e que nem toda a gente pensa como eu, mas tenho ali um PC em que instalei o XP em 2005 e até hoje não o formatei uma única vez. Apenas tenho feito as actualizações necessárias, operações de manutenção e limpeza do sistema de vez em quando e até hoje continua a correr lindamente, como se tivesse acabado de instalar...

Anyway, um programa que também faz disc imaging é o Acronis True Image. É excelente...

Partilhar esta Página