Formatar Partição do SO sem CD do XP

Drekas

Portugal@Home Member
boas...

acho que esta questão nunca me passou pela cabeça.. nunca pensei que viesse a precisar!

formatar o disco onde está o SO em ntfs...

já pensei num boot por disquete.. mas o portátil não tem..

a intenção é formatar para instalar VISTA.. como isto tá cheio de virose.. não queria actualizar..

sugestoes?? LOL

já pensei em meter o CD do XP e formatar a partição.. mas ele depois de formatar copia os ficheiros para formatar.. já pensei em trocar os CDS mas depois vai.me aparecer o ecra pa escolher qual o SO a escolher...

A ideia de como dar a volta a isto já sei.. que é depois eliminar a linha do BOOT do XP..

mas queria dar a volta doutra maneira!!

Obrigado
 
Mas quando fores a instalar o Vista não tens a opção de fazer uma instalação nova e consequentemente eliminar e formatar a partição?? (pergunta estúpida.. mas ainda não instalei o vista)

Senão tentas meter esse disco noutro computador e formatar.. ou então usar um linux live CD para tentar formatar essa partição..
 
Mas quando fores a instalar o Vista não tens a opção de fazer uma instalação nova e consequentemente eliminar e formatar a partição?? (pergunta estúpida.. mas ainda não instalei o vista)

nopes.. pelo menos o DVD que eu tenho não dá..

Senão tentas meter esse disco noutro computador e formatar.. ou então usar um linux live CD para tentar formatar essa partição..

mexer no disco fora de questão!! é um portátil..

só usando o tal CD do linux live..

thankx ;P

+sugestoes

[ edit ]

afinal dá.. sou tão cromo.. a partição tem de estar em NTFS.. fiz o convert.. e agora já dá.. não formata.. apenas guarda a pasta do XP antigo com o nome windows.old!

nao da para arrancar pelo XP mas dá para aceder..

AINDA ASSIM A DUVIDA QUE TINHA MANTEM-SE!! lol apesar do problema estar resolvido... xD

[ edit ]
 
Última edição:
nopes.. pelo menos o DVD que eu tenho não dá..



mexer no disco fora de questão!! é um portátil..

só usando o tal CD do linux live..

thankx ;P

+sugestoes


Não reparei que era um portátil, my bad :)

Outra coisa que me ocorreu é arrancar com a consola de recuperação do Windows XP(a partir do CD).. salvo erro podes depois usar o Diskpart ou o FDisk para criar/eliminar partições..

Cumps
 
nopes.. pelo menos o DVD que eu tenho não dá..



mexer no disco fora de questão!! é um portátil..

só usando o tal CD do linux live..

thankx ;P

+sugestoes

[ edit ]

afinal dá.. sou tão cromo.. a partição tem de estar em NTFS.. fiz o convert.. e agora já dá.. não formata.. apenas guarda a pasta do XP antigo com o nome windows.old!

nao da para arrancar pelo XP mas dá para aceder..

AINDA ASSIM A DUVIDA QUE TINHA MANTEM-SE!! lol apesar do problema estar resolvido... xD

[ edit ]
Qual dúvida?
 
e essa desesperada urgência em ter vista (da candonga?) deve-se a quê?

não me parece desesperada.. mas sim uma curiosidade que apareceu ao querer instalar o VISTA!!

como disse.. nunca me tinha ocorrido querer formatar uma partição/disco sem usar o CD do XP...

eu não tenho pressa.. o VISTA é algo que para mim só quando tiver 1PC decente.. não o que tenho agora!! pediram.me para instalar o vista.. como o tenho recentemente.. porque não? aproveito e vejo como funciona!

JKL22 Obrigado ;P

é deste tipo de soluções que quero ouvir ( neste caso ver xD ) para me tirar a duvida!!

understendido? :P

abraço ;P
 
Que DVD do Vista marado que tens! :X

Em todo o caso como é um portátil cheira-me a chipset que não é originalmente suportado no instalador do windows.

Passos a seguir:
1- Criar disquete com controladores (acha qual é com o Everest (www.lavalys.com) e vai ao site do fabricante que lá tem um download prontinho à tua espera.
2- Arrancar com o CD do Windows XP e a disquete na drive e carregar o driver (F6)
3- Quando aparecer a opção que te permita ir para a consola de recuperação (carregar no R) carrega no R
4-escolhe a instalação do Windows (normalmente é só carregar no Enter)
5-escreve "diskpart" sem as aspas
5b-comandos do diskpart:
- LIST DISK (mostra uma lista dos discos detectados)
- SELECT DISK x (Selecciona o disco nr. x para trabalhar)
- LIST PARTITION (mostra uma lista das partições no disco seleccionado)
- SELECT PARTITION y (Selecciona a partição y do disco x)
- DELETE PARTITION (apaga a partição seleccionada) ou
- FORMAT FS=NTFS QUICK (formata a partição seleccionada em NTFS no modo Rápido. Para modo lento tirar a parte do QUICK).

Serve?
 
Back
Topo