Formatar Partições

SqUeZzY

Power Member
Boas malta!

estou a necessitar de formatar 2 partições do meu disco (SATA) e desta forma gostaria de saber se alguem me poderia indicar algum programa?


Obrigado
 
botão direito do rato no "disco" (as partições aparecem como discos no "meu computador") > formatar

queres um programa para quê? não há "melhores" formatações.
 
queres um programa para quê? não há "melhores" formatações.

Discordo... pode não haver melhores formatações, mas há melhor gestão dos discos através de programas, principalmente na atribuição de clusters aos sistemas de ficheiros. Aconselho-te o Norton Partition Magic 8.0 da Symantec (antes PowerQuest Partition Manager). É, na minha opinião, além de bastante intuitivo, o programa que faz a mais inteligente, segura e eficaz gestão de discos e partições.
 
Claro, e o rapaz vai descarregar uma versão demo ou pagar uma licença do PM "SÓ" para formatar duas partições! Epá, usa mas é a ferramenta por definição citada pelo Rustyballzz e pelo Mitch, não ficas a perder nada (bem, eufemismo, perdes os dados que là tinhas mas a intenção é essa :D) e o trabalho é tão limpo como rápido.
 
Então já que é para investir que invista no Acronis Disk Director que está uns furos acima do PM.

Squillace, só posso dizer que tinhas razão em relação ao Acronis. Experimentei o trial e, pelo menos em termos de ferramentas que possui (como a recuperação de partições) e funcionalidade, é bastante superior ao Partition Magic. Acabei de comprar uma licença. Ainda pra mais é inferior ao Partition Magic... no preço. :P

SqUeZzY, aconselho-te agora o Acronis Disk Director. Poupas $20. :p
 
ola pessoal gostaria de ver esclarecida uma duvida:
tenho instalado o win xp no disco c: e o vista no d:
A minha duvida é , o k tenho de fazer para remover o win vista do disco ,sem remover a partição?
obrigado!
 
fomata o disco d apartir do disco c, botao do rato direito sobre disco d e format.
podes sempre usa o vistabootpro instalado no xp para remover o boot do vista.


cumpz.
 
Última edição:
obrigadão!
isso irá limpar todo o conteudo do disco d:?
sem apagar a partição?
s não for pedir mto, nao há nenhum tutorial k m possa guiar ?
peço desculpa, mas é k eu nunca fiz isto antes.
cumprimentos!!
 
Painel de Controlo --> Ferramentas Administrativas --> Gestão de Computadores

Dentro da Gestão de computadores:

Gestão de Discos --> Selecionas a partição --> botão direito --> Formatar

-----------

Com a Gestão de discos também podes criar/apagar partições conforme precisares.

A única limitação é que não redimensiona partições.

---------------------

Por favor não recomendem versões comerciais/trials quando existem alternativas completamente gratuitas que fazem o mesmo trabalho se não mesmo melhor - não vale a pena argumentar apenas para gabarolar que usam software que custa xxx € e que faz trinta por uma linha quanto existem boas alternativas gratuitas que fazem a mesma função.

É triste ver este tipo de mentalidade quando podemos realmente poupar $$ e evitar cópias piratas.


Outra solução possível:

Experimenta o Parted Magic - é uma imagem de 30Mb que gravas num CD ou pendisk e permite fazer todo o tipo de operações, inclusive redimensionar partições como deves precisar.

http://partedmagic.com/downloads.html

É bastante simples e intuitivo.

---------

Atenção

- Antes de começares qualquer experiência - faz uma cópia dos teus documentos, imagens, músicas, etc - para um disco externo ou para DVD's.

Não vale a pena arriscar perder tudo num segundo - acredita em mim porque aprendi da pior maneira.
 
Depois de ler muito na diagonal, mas pensando que absrovi a duvida/s principal...
hirens boot

Bons motivos para evitar o Hirens Boot CD:

- É ilegal - Não é gratuito nem freeware como site noticia - é composto por software que não tem licenças sendo por esse motivo ilegal a sua distribuição e uso.

- Não tem qualquer tipo de apoio ou informações - acabas de aconselhar utilizadores que não têm muita experiência nesta área e deste modo se ele tiver dúvidas o mais certo será não as ver esclarecidas porque este não apoia warez. Agora não vês o mal da coisa mas quando ele tentar usar o partition magic numa partição com mais de 160Gb e ver que o programa encrava a meio de uma operação de fusão de partições quero ver como o ajudas depois de perder tudo o que estava no disco.

- Ninguém sabe ao certo o que está realmente incluído dentro do CD - que garantias dás que o CD não contém spyware, trojans ou qualquer outro tipo de esquema para infectar o computador alvo?

- Desmotivar os verdadeiros projectos gratuitos - sim - existem projectos alternativos que são verdadeiramente grátis e que as pessoas podem usar sem se tornarem "criminosas" por causa da pirataria - ao sugerir warez acabas por eliminar com o interesse em opções gratuitas porque é muito difícil para um projecto competir com versões comerciais (mesmo que pirateadas)

- Vai contra as regras deste fórum.


Obrigado por teres feito uma leitura na diagonal desta nossa discussão, mas se não te importares, agradecia que lesses e compreendas or argumentos expostos nesta resposta.


Tens sempre o GParted que é free.

Talvez não te tenhas apercebido - mas a versão "standalone" do GParted é o Parted Magic que foi sugerido anteriormente e é também (obviamente) gratuito.
 
desde já as minhas desculpas,
tenho a dizer que este cd tras de facto bastantes ferramentas para partição gratuitas e é extremamente funcional. É popular no ISP onde trabalho, noutros isps tb nos nOCS e deps de eng, e até em empresas grandes nas respectivas áreas técnicas.
Contudo, desde já retiro a minha sugestão, porque a minha intenção é ajudar e não o inverso. E como colaborador com algumas entidades no combate a algumas situaçõs referidas, tb não o estava de todo a sugerir.

Desde já reitero as desculpas pelo meu anterior post e um grande bem haja a todos :-)
 
Back
Topo