Formatar Pc

Oscar Cardozo

Power Member
Boas!
Preciso formatar um Pc que tenho cá em casa mas não sei como fazê-lo.
A minha principal dificuldade é a seguinte:

Eu para formatar o pc preciso do DVD do Windows. Depois, é so meter o DVD e o pc é formatado sozinho. Posteriormente instala de novo o Windows, certo?

E quanto aos drivers?
Uma vez que não tenho nenhum cd do Pc, ou tenho muito poucos, como posso proceder à instalação dos drivers?

Peço desculpa pela pergunta parva mas é a minha duvida...
 
Boas!
Preciso formatar um Pc que tenho cá em casa mas não sei como fazê-lo.
A minha principal dificuldade é a seguinte:

Eu para formatar o pc preciso do DVD do Windows. Depois, é so meter o DVD e o pc é formatado sozinho. Posteriormente instala de novo o Windows, certo?

E quanto aos drivers?
Uma vez que não tenho nenhum cd do Pc, ou tenho muito poucos, como posso proceder à instalação dos drivers?

Peço desculpa pela pergunta parva mas é a minha duvida...
Se for Vista, no dvd, vai aparecer depois de inserir o dvd, para escolher onde quer instalar o Vista, se tiver partições escolha onde o quer instalar, mas também as pode juntar, se não tiver partições basta carregar em formatar e depois instalar(escolher o disco para instalar o Vista, onde o quer instalar);)
Se tiver mais alguma duvida pergunte!

EDIT: quanto às drivers, ele praticamente instala tudo, o que aconselho é actualizar as drivers da placa de som, e da placa gráfica.

Placas gráficas:

nVidia Drivers / ATI Drivers

Placas de som a mais comum é onboard da Realtek
 
Última edição:
para formatar tens de por o pc a iniciar pela drive de dvd na bios ao arrancar aparece a opção para carregar numa tecla para arranvar pelo dvd e é so carregar em qualquer tecla depois é facil é so mandar formatar a partição onde o vista vai ser instalado e depois instalar nessa partição,quanto aos drivers é melhor ires sacar todos os drivers da net para o pc primeiro pois se for um pc recente o vista não consegue instalar tudo e mesmo algumas coisas que instala não são as melhores opções para certo tipo de hardware. não sei se ha aqui algum topico neste forum de como se formata mas pela net ha muitos topicos com imagens e sempre da para teres uma ideia antes de formatares. para saberes que hardware tens no pc clicas com o botão direito do rato sobre o icone do meu computador e depois hardware e gestor de dispositivos e aparece la todo o hardware da maquina e respectivas versões.
 
para formatar tens de por o pc a iniciar pela drive de dvd na bios ao arrancar aparece a opção para carregar numa tecla para arranvar pelo dvd e é so carregar em qualquer tecla depois é facil é so mandar formatar a partição onde o vista vai ser instalado e depois instalar nessa partição,quanto aos drivers é melhor ires sacar todos os drivers da net para o pc primeiro pois se for um pc recente o vista não consegue instalar tudo e mesmo algumas coisas que instala não são as melhores opções para certo tipo de hardware. não sei se ha aqui algum topico neste forum de como se formata mas pela net ha muitos topicos com imagens e sempre da para teres uma ideia antes de formatares. para saberes que hardware tens no pc clicas com o botão direito do rato sobre o icone do meu computador e depois hardware e gestor de dispositivos e aparece la todo o hardware da maquina e respectivas versões.

Entao depois de formatar vejo qual o hardware que tenho e actualizo?
 
se tens o windows vista nao podes misturar uma versao anterior
metes o cd do vista e eliminas a particao onde esta o so
caso contrario eh como disseram em cima pela bios alteras o arranque e depois arranquas pelo dvd
 
Não eu tenho um pc com o XP e quero formatar para instalar de novo o XP
Entao é so chegar com o DVD, mete-lo, aquilo formata e instala de novo o XP.
Depois para actualizar os drivers tenho que ligar o pc à net, tenho que saber o hardware que tenho no pc e instalar os drivers. É isso?

Não há uma maneira de instalar os drivers automaticamente? Quer dizer, ir por exemplo ao gestor de dispositivos e fazer actualizar em todos os topicos?
 
tens de por o pc a arrancar pelo cd na bios e os drivers saca da net antes de formatares e não não da para fazer isso pelo gestor de dispositivos pois nem sempre o windows encontra os drivers mas é uma questão de sorte no hardware, até podes ficar com tudo a funcionar so com a formatação mas duvido.
 
Eu aconselho sempre a sacar os drivers dos sites dos fabricantes antes de formatar. Principalmente, para XP... depois de o instalares, não vais ter drivers da placa de rede, nem de wireless, nem VGA, nem som....
Pelo menos a de rede é imperativo teres em ofline para poderes ir buscar os outros online.
 
Não eu tenho um pc com o XP e quero formatar para instalar de novo o XP
Entao é so chegar com o DVD, mete-lo, aquilo formata e instala de novo o XP.
Depois para actualizar os drivers tenho que ligar o pc à net, tenho que saber o hardware que tenho no pc e instalar os drivers. É isso?

Não há uma maneira de instalar os drivers automaticamente? Quer dizer, ir por exemplo ao gestor de dispositivos e fazer actualizar em todos os topicos?

Se vai mudar de SO, precisa de outros drivers. ;)
Nop, ele quer é reinstalar o mesmo SO neste caso o XP.
 
Não eu vou por o mesmo sistema operativo. É o XP. Mas respondendo, é a primeira vez que vou tentar formatar um Pc. É normal que não saiba estas coisas.
Entao vou primeiro buscar os drivers? Como faço isso?
 
Não... programas que fazem backup dos teus drivers actuais e depois podes usá-los para restaurar esses mesmos drivers. Mete tudo numa pen.
 
no teu caso o melhor mesmo é ires a uma loja e pagares para te formatarem isso pois ja vi que não vais la a primeira,ou se conheceres alguem que saiba formatar pede que te ensine pois basta veres uma vez para aprenderes.
 
Back
Topo