Formatar pen com o MacOSx

MacNabo

Power Member
Alguém me sabe dizer como formatar uma pen drive, no windows eu sei, mas no mac não vejo lá nada para isso. O mac diz que a drive tem +- 30 mb ocupados, mas não se vê lá nada.
Obrigado
 
Isso é uma cena que detesto no OS X. Se tiro uma pen do OS X para o Windows, é uma granda confusão. Para eliminar as coisas da pen tens de esvaziar o lixo, acho eu...
 
Isso é uma cena que detesto no OS X. Se tiro uma pen do OS X para o Windows, é uma granda confusão. Para eliminar as coisas da pen tens de esvaziar o lixo, acho eu...

Imagina, como já aconteceu, apagares um ficheiro por engano. No Janelas perdes o ficheiro por completo, bem podes chorar baba e ranho que ele não volta. No OSX se apagares sempre podes dizer: Ufa, ainda o posso ver hoje.
Também não custa nada limpar a lixeira :p vá não sejas preguiçoso :p
 
Isso é uma cena que detesto no OS X. Se tiro uma pen do OS X para o Windows, é uma granda confusão. Para eliminar as coisas da pen tens de esvaziar o lixo, acho eu...

O windows só apaga os ficheiros de fizeres SHIFT+DELETE. Se os arrastares para o lixo ou só carregares no DELETE (tal como no X) ficam disponiveis dentro do lixo e o espaço só é liberto se o esvaziares.

Podes é reclamar de não haver shortcut para apagar um ficheiro sem passar pelo lixo.
No X para deitares um ou varios ficheiros no lixo pelo teclado é Maçã+Backspace.
 
E depois, Shift+Command+Backspace para esvaziar o lixo.

Rui Batista


Correcção: Shift+Command+Backspace + Enter :p

Brinco com isto porque realmente é a única característica do OS X que não me parece muito eficaz. Deveria ser mais fácil eliminar permanentemente um ficheiro.
 
Não sei como se processa o apagar no HFS, não sei se é diferente da FAT32/NTFS.
Vai na volta não dá ou até dá ou ainda está implementado mas nunca foi activado.

ALT+SHIFT+COMMAND+BACKSPACE esvasia o lixo sem perguntar nada, portanto não é preciso ENTER pra nada.
 
ALT+SHIFT+COMMAND+BACKSPACE esvasia o lixo sem perguntar nada, portanto não é preciso ENTER pra nada.

Independentemente disso (o nome de mais uma das teclas que precisas de carregar), a ideia que queria reforçar continua. O facto de teres de efectuar muitos passos para apagar definitivamente um ficheiro.
 
Independentemente disso (o nome de mais uma das teclas que precisas de carregar), a ideia que queria reforçar continua. O facto de teres de efectuar muitos passos para apagar definitivamente um ficheiro.


Nem por isso. Só tem mais um passo que o windows. 2 já são muitos?

COMMAND+BACKSPACE
seguindo de
ALT+SHIFT+COMMAND+BACKSPACE

e tens o ficheiro apagado.

No entanto o X oferece uma coisa que o Windows não tem implementado no proprio OS: Secure Empty Trash
Rula para no caso de não quereres que NINGUEM ache o que apagaste.
:)
 
Nem por isso. Só tem mais um passo que o windows. 2 já são muitos?

Tendo em conta que o OS X se rege pela facilidade de utilização, simplicidade e até mesmo pela diferença de tempo em executar uma tarefa comparativamente com o Windows... a resposta é sim. :)

Mas, como disse, é das poucas coisas que vejo negativas... todas as outras compensam este promenor.

E sim, Secure Empty Trash parece-me bem.
 
Uma das mais aceites regras de utilização é que um ficheiro nunca deve ser realmente apagado usando um só comando. Por isso são necessário dois em OS X.

Quanto ao comando para apagar, eu desactivei a pergunta e por isso apago só com shift+command+backspace.
 
Como não gosto do sistema do lixo do windows (XP) mando sempre fora com SHIFT+DEL.
No Mac é diferente... o lixo está sempre (quase) presente. Ou entao é do arranjo ou da posição do lixo...
 
Imagina, como já aconteceu, apagares um ficheiro por engano. No Janelas perdes o ficheiro por completo, bem podes chorar baba e ranho que ele não volta. No OSX se apagares sempre podes dizer: Ufa, ainda o posso ver hoje.
Também não custa nada limpar a lixeira :p vá não sejas preguiçoso :p

Em windows, se quero jogar pelo seguro envio para a reciclagem, se tiver certezas shift+del. Em qualquer um dos casos o espaço na pen fica livre.

Em OS X, apago o conteúdo da pen e vou utiliza-la noutro sitio e... surpresa, a pen não tem espaço disponível! Não me venham com "é uma feature, não um defeito" porque já tive várias chatices à conta disso, especialmente quando a pen vai do mac para um PC, esse sistema atrofia com o windows XP (e não me venham também com a história do problema é o windows porque o sistema da reciclagem/lixo de conteúdos da pen no windows é muito melhor - recuperas se quiseres, mas a pen fica apta a funcionar em pleno).
 
Em windows, se quero jogar pelo seguro envio para a reciclagem, se tiver certezas shift+del. Em qualquer um dos casos o espaço na pen fica livre.

Em OS X, apago o conteúdo da pen e vou utiliza-la noutro sitio e... surpresa, a pen não tem espaço disponível! Não me venham com "é uma feature, não um defeito" porque já tive várias chatices à conta disso, especialmente quando a pen vai do mac para um PC, esse sistema atrofia com o windows XP (e não me venham também com a história do problema é o windows porque o sistema da reciclagem/lixo de conteúdos da pen no windows é muito melhor - recuperas se quiseres, mas a pen fica apta a funcionar em pleno).

Onde é que o Windows salva o que está na Recycle Bin por ter sido apagado na pen? Para o espaço ficar realmente livre, o ficheiro deve ser copiado da pen para outro sítio. Isso não me parece muito boa política mas tenho mesmo curiosidade em saber o que é feito ao lixo.

Edit: Esquece, entretanto lembrei-me que já recebi pens de amigos com coisas dentro, que eles pensavam ter apagado porque em Windows não se viam, mas estavam lá e eram visíveis em Mac OS X e GNU/Linux. Simplesmente estavam numa pasta escondida. Parece-me que a Recycle Bin funciona mais ou menos da mesma forma nos vários sistemas operativos que uso.
 
Última edição:
Onde é que o Windows salva o que está na Recycle Bin por ter sido apagado na pen?

Eu pensava que ia, mas não tenho a certeza.

De qualquer forma prefiro o funcionamento em windows já que sempre que levava coisas a outras pessoas com windows (professores e outras pessoas que não me conhecem suficientemente bem para saber que não levo vírus na pen) o windows atrofiava, reeiniciava e depois dizias que não tinha espaço na pen. Deu-me muitas chatices essa problema!
 
Back
Topo