FORMATAR um DISCO RIGIDO

António_Pedro

Power Member
Boas,
Quero formatar um Disco Rigido.

Falaram-me num tal "low level format" o que é isso?

Alguem me arranja um programa que faça isso?

Se não, qual a maneira mais simples de formatar um disco???
 
O low level format enche-te o disco de zeros, ou seja, apaga a informação toda. O outro tipo de format apenas te apaga os registos iniciais e claro que demora muito menos tempo. Podes formatar um disco (que não o de sistema) directamente no windows mas aconselho-te a fazer download do Diskwizard da Seagate (vai ao site, support, downloads).
 
Boas,
Quero formatar um Disco Rigido.

Falaram-me num tal "low level format" o que é isso?

Alguem me arranja um programa que faça isso?

Se não, qual a maneira mais simples de formatar um disco???
Porque queres formatar o disco em "low level format"? Algum virus que não consegues eliminar ou o sitema do SO está avariado após uma formatação?
Eu faço-te estas perguntas, porque "low level format" é o último método a fazer num disco rigido.
O programa que o smsbotas disse, faz o "low level format", leva é mais tempo a formatar, põe o disco a zeros.
 
Última edição:
Na minha opinião se o disco rigido não tiver sectores danificados, faz um "low level format", assim é como se fosse um disco rigido virgem, e a pessoa que comprar até agradece.
 
Boas,
Mais uma pergunta...O disco que quero formatar não está instalado, nem é S-ATA.(O que está instalado é S-ATA)

Ligo ao disco apenas um daqueles cabos IDE? Não necessita de mais nada?

Outra coisa, como instalo o disco, para depois o poder formatar?

É que no tal programa da Seagate, vou a instalar e aquilo obriga a no model colocar ST...

Eu vou ao meu computador e não aparece lá este disco, apenas o outro!

Alguem pode ajudar?

Obrigado!
 
Boas,
Quero vender o disco, por isso é que queria formatar!
Há necessidade de fazer low level ou normal chega???

Se vais vender o disco e queres fazer um format low level, leva-me a crer que é para ninguem "cuscar" os dados que tinhas correcto? Se sim, o melhor que tens a fazer é formata-lo, enche-lo com dados que nao sejam pessoais (tipo Divx) e voltas a formatar, já nao te precisas de preocupar com futuras recuperaçoes.
 
So para utilizar os termos tecnicos.... "Encher o disco de zeros" chama-se Zero Fill formart e nao Low Level Format. é possivel fazer um High Level Format que simplesmente apaga a Estrutura do Sistema de Ficheiros mas o Low Level é feito somente na fabrica antes do disco ser lançado no mercado, segundo a Samsung:

"You cannot format the disk drive at low level.
The servo, sector layout and defect management information
contained in the low level format is designed to last
the life of the drive.
As such, this information cannot be overwritten
outside of the factory."

assim esclareço.
Cumps
 
So para utilizar os termos tecnicos.... "Encher o disco de zeros" chama-se Zero Fill formart e nao Low Level Format. é possivel fazer um High Level Format que simplesmente apaga a Estrutura do Sistema de Ficheiros mas o Low Level é feito somente na fabrica antes do disco ser lançado no mercado, segundo a Samsung:

"You cannot format the disk drive at low level.
The servo, sector layout and defect management information
contained in the low level format is designed to last
the life of the drive.
As such, this information cannot be overwritten
outside of the factory."

assim esclareço.
Cumps


Complementando aqui a informação do santosru:

"Although some drive manufactures and BIOS provided so-called "low level format utilities", they actually perform a write-read verify of the drive’s user data sectors, and do not actually perform a low-level format.
...
If you need to low level format your hard drive then check the drive manufacturer and download such an utility from its website. Every drive manufacturer provides just such a utility.
...
Low level format is always of LAST RESORT when you encounter HDD problems.
"


E deixo aqui os links onde podem descarregar o tal utilitário de cada marca:

IBM(Hitachi)
http://www.hgst.com/hdd/support/download.htm

Seagate
http://www.seagate.com/support/disc/utils.html

Maxtor
http://www.maxtor.com/en/support/downloads/index.htm

Fujitsu
http://www.fel.fujitsu.com/home/drivers.asp?L=en&CID=1

Samsung
http://www.samsung.com/Products/HardDiskDrive/utilities/index.htm
FAQ: Low level format

Western Digital
http://support.wdc.com/download/index.asp


Apenas + 1 dica:

"If you are not sure in your hard drive and need software for disk failure prediction then you can try a well known Active SMART software. Active SMART is an industry leading S.M.A.R.T. diagnostic and failure prediction software for hard drives. Its main goal is timely detecting and anticipating any problems, occurring with the hard disk, before the danger of the data loss appears.

You can find more about S.M.A.R.T. technology
here. Active SMART also can be used to trace the hard drive temperature and prevent its overheating. The program notifies you if the disk temperature exceeds the pre-assigned value.
Using your personal notification settings, Active SMART lets you know about a potential disk health problem before you lose valuable data.

Active SMART works on all Windows versions.
"
 
Para isso, o melhor é utilizares o Powerquest Partition Magic 8... ou então, fá-lo em DOS, com uma disquete de arranque e o comando fdsk.
 
So para utilizar os termos tecnicos.... "Encher o disco de zeros" chama-se Zero Fill formart e nao Low Level Format. é possivel fazer um High Level Format que simplesmente apaga a Estrutura do Sistema de Ficheiros mas o Low Level é feito somente na fabrica antes do disco ser lançado no mercado, segundo a Samsung:

"You cannot format the disk drive at low level.
The servo, sector layout and defect management information
contained in the low level format is designed to last
the life of the drive.
As such, this information cannot be overwritten
outside of the factory."

assim esclareço.
Cumps
ja tive e ind tnh um velinho DX2 que,na bios,da para fazer o "low level format"...ate ja me conseguiu compor um ou outro disco...
 
eu li mas nao percebi nada lol tipo a alguma coisa k seja do genero: deseja meter o disco a 000's??sim: seguinte seguinte e so instalar o windows?
 
Boa noite. Tenciono devolver um portátil Asus à loja e, como é óbvio, visto o mesmo ter tido dados pessoais, há sempre o receio de que uma mente menos bem formada (e com muito tempo livre) possa procurar certos dados (texto, correio electrónico e decifrar uma ou outra password). Existirá alguma ferramenta que possa fazer isto? Aqui há tempos, uma loja emprestou-me um disco Maxtor IDE para recuperar alguns dados e, assim que os recuperei e passei para o meu disco, formatei-o pelo modo low level format sem qualquer tipo de problema, disponibilizado na página do fabricante, mas era por meio de disquetes, o que não há no meu portátil, para não falar que são marcas distintas e registos diferentes (este é SATA) e há sempre o receio que dê raia e lá se vai a garantia ou a oportunidade de devolução (ainda está no período que é permitido por lei).
Obrigado.
 
Back
Topo