1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Formatar um Portatil

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por Tegan, 26 de Dezembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 824)

1. Tegan

Tegan Banido

Espero que nao seja re-post em algum lado... mas aqui vai.

O computador de uma amiga minha precisa de ser formatado. Eu perguntei-lhe se ela tinha o CD de recuperaçao do windows e ela disse que nao. Entao pensei, em arrancar com um CD do windows e assim formatar. Mas, visto que é a primeira vez que formato um portatil, gostaria de saber primeiro algumas coisas que devo saber antes de proceder com a formataçao. O que fazer e como?

EDIT: Afinal encontramos o CD do windows e até um do avast!. Mas o pc nao liga. Soluçoes?

2. cybersurfer

cybersurfer Power Member

Tenta tirar e voltar a por a bateria e ligar/desligar o transformador. Se assim não for ao sitio procura um pequeno botão de reset que deves ter no teu computador (é um pequeno orificio)

3. Tegan

Tegan Banido

Ok, vou fazer isso :) obrigada

4. A_V

A_V

Por causa dessa do pequeno botão de reset em portáteis, é que já vi gente a espetar clips no orifício do microfone...

Eu nunca vi portáteis com botão de reset, mas se calhar estou enganado :-S

5. sky.line

sky.line Power Member

pois, realmente nunca ouvi semelhante!

cumps.

6. Tyran

Tyran Power Member

O post desse cybersurfer é de todo descabido... não ligues ao que ele escreveu... (primeiro fala em bateria e depois fala em pc)

Para formatar deves saber qual a partição do portátil que tem o windows [caso tenha várias], depois disso é só formatar e instalar lá, tal como num pc. E coloca à mão de semear os drivers.

cumpzz

Última edição: 27 de Dezembro de 2008
  7. Tegan

Tegan Banido

E em relaçao ao que disse do portatil nao ligar, o que faço?

8. Tyran

Tyran Power Member

Entramos outra vez no estranho lol
    o pc ou o portátil? É que é diferente...

9. Tegan

Tegan Banido

Ai peço desculpa pela confusao xD

PORTATIL!

10. Tyran

Tyran Power Member

:P

então vamos lá ver, é essa a razão para ele ser formatado? não liga mas já verificaste bateria, transformador... ?

11. Tegan

Tegan Banido

Pelo que ela me disse, o portatil andava muito lento. Tinha o disco rigido cheio. Entretanto ela guardou coisas importantes para um disco externo. Hoje a tarde apareceu um aviso do windows (?) a dizer que alguem estava a entrar no portatil dela e que devia de fazer download do antispyware etc... virus de certeza. Ela nao ligou a isso, e começou a correr o spybot e, pelo que me disse, encontrou muitos trojans. Possivelmente foi algum virus que lhe entrou para o portatil. E depois deixou de ligar. E ainda nao ligou.

12. ng80092a

ng80092a Banido

ai.. eu é que lhe metia um trojan..

adiante.. eu formatei dois estes ultimos dias, tudo o que precisas é de algum conhecimento tecnico, saber ler, e muita mas muita paciencia, e não tenho muita pacienca para duvidas por isso não vou esperar que me expliques a situação do portatil dela.
    Para fazeres um format como Deus manda precisas de:
    - Guardar todos os ficheiros que queres manter num disco externo de preferencia, senão numa pen, senão em dvds, se for impraticavel guardas numa partição de disco do proprio portatil (!NA QUE NAO VAIS INSTALAR O SO!.. sim às vezes acontece), se ele tiver duas, senão compras mesmo o disco externo, mas isto já está feio portanto adiante
    - pen usb
    - cd/dvd de instalação do xp/vista (vista nunca instalei confesso)
    - cd com o Hiren Boot cd, sugiro da versão 9.4 para cima
    -Neste momento vais agarrar no modelo do portatil, e vais à pagina do fabricante procurar antes de mais nada os updates intel INF e AKT ACPI, se tiveres sorte o teu fabricante tem as coisas organizadas, e tem outros componentes do portatil separados como bluetooth, lan, wireless lan, audio vga, touchpad, camara, e outras coisas pra lá que secalhar não vais precisar, procura tira o mais actual possivel, e tambem um utilitario para a bateria que permita reduzir os consumos do portatil quando este não estiver ligado à corrente. Outra coisa que não mencionei porque me parece que não estás muito à vontade mas vai ter mesmo de ser são os updates à bios, se fores capaz, encontras tudo na pagina do fabricante para fazer o update, e geralmente estes updates são a meu ver mais importantes que qq actualização de drivers, mas se não estiveres à vontade não arrisques. Continuando, gravas tudo num dvd, e se possivel já gravas lá outras aplicações que ela queira como anti virus, msn, etc, se meteres tudo já lá de uma vez só fica mais facil depois. Se conseguiste ler até aqui estás de parabéns, mas não acabou, há coisas mais chatas para se fazer.

Com isto vais fazer várias coisas entre as quais
    -Definir na bios para o arranque dar prioridade ao leitor de cd/dvd
    -Criar as tuas proprias partições
    -Formatar os discos já com as partições criadas
    -Instalar o win
    -Instalar os updates inf e akt
    -Instalar os drivers
    -Instalar as aplicações que ela quer
    -Instalar-lhe um trojan por mim, se ainda tiveres forças

Relativamente aos arranques na bios estás bastante por tua conta, mas vou tentar ajudar, há duas hipoteses, ou ele arranca com uma imagenzinha do fabricante, ou arranca-te como um pc a sério e mostra-te o status dos componentes. em todo o caso há uma tecla que deves premir para poderes ir às configurações da bios, no caso dos meus asus é a F2, numa board que tive msi é Del, por isso se não tiveres um manual do portatil, vai tentando, alguma tecla tem de ser.
    Já nas configurações procuras por algo como Boot, e algures numa opção como Boot Devices colocaras como prioritário o cd/dvd, seguido do Hard Drive.

Assim sendo agarras no Hiren Boot, e se tiveres feito na bios o que disse, o hiren vai dar-te duas opções ao arrancar, o Hard Drive, ou o Boot cd, vais escolher esta ultima, e da infinidade de opções que vais ter vais escolher o Dos simples. Segues sem medo e instalas uns drivers que veem com o cd, e já na linha de comandos primes M para ir ao menu, onde vais procurar as Partition Tools, e lá dentro o glorioso FDisk. A minha sugestão aqui é leres bem tudo o que o FDisk te diz.. Aceitas o suporte de discos rigidos grandes, e já nas opções escolhes a 4, que vai dar-te do modo mais puro o estado das partições, com isso vais fazer uma coisa, que é voltar atrás e fazer delete uma a uma de cada partição(tens de o fazer tipo a tipo (Primary Extended, Logical, Dos, Non Dos, etc..), quando achares que está feito vais ver as informações, e se não tiver lá nenhuma vais criar uma Primária com 50% do espaço do disco, a seguir crias outra Extendida com os restantes 50%, ele vai sugerir-te que cries uma logica imediatamente, e vais aceitar, e ele vai então pedir-te que definas quanto dos 50% queres que vá para a extendida, e para a lógica, eu meti sempre tudo para a extendida, e 1 para a logica, faz o mesmo que não deve haver problema. No fim disto defines uma partição activa, eu normalmente meto a Primaria.

Posto isto, reinicias, vais com o hiren boot outra vez, Dos, Drivers, e antes de mais nada fazes o seguinte comando
    format c:
    Y
    e aguardas, ele vai definir a partição :)

quando isto acabar se não tiveres nenhum problema deitas fora o cd do hiren, e reinicias com o xp. No xp vais ter duas partições, o que eu costumo fazer é apagar a segunda partição que o fdisk criou, e fazer com que o xp crie ele próprio outra, isto ajuda mais tarde. Depois instalo o xp na primeira, e formato completamente (não é quick) e uso o formato NTFS.
    Agora é só seguir em frente..
    Dois cuidados a ter são, quando o windows arrancar, não vais instalar programinhas nem drivers, vais fazer apenas e só o update ÎNF, e reiniciar, e depois o update AKT, e reiniciar de novo, por esta ordem (acredita, poupa imensos trabalhos), depois instalas os drivers do hardware se tiveres sorte entram todos sem conflitos, senão vais procurar ao google pelo modelo do portatil e designação do hardware por drivers que funcionem.. depois disto vais as propriedades do sistema a ver se não há algo que ele não reconheça ou esteja em conflito, se estiver tudo bem começas a debitar software :)

Boa sorte

Última edição: 27 de Dezembro de 2008
  13. azores cobain

azores cobain Power Member

tas enganado, ficam por debaixo do portatil. É claro que nem todos os modelos tem.

14. cybersurfer

cybersurfer Power Member

o meu portátil também tem esse botão (parte de trás)

15. A_V

A_V

normalmente quando necessito fazer reset no portatil, mantenho premida a tecla de power uns segundos, e dá o mesmo... mas é verdade que já ouvi situações de meterem clips no orificio do microfone a pensar que eh o dito reset

16. Tegan

Tegan Banido

Obrigada por toda a ajuda! Amanha vou tratar do portatil a serio que hoje nao tive tempo :P e seguirei estas instruçoes :)

Partilhar esta Página