Formatar

Imortal

What is folding?
Tenho um disco de 40gb... Em que tenho o ubuntu instalado...
Queria formata-lo no sistema de ficheiro ntfs de modo a puder aceder do windows a esse disco... e ficava o disco só para por as músicas e assim...
Mas quando entro no windows... O windows não o detecta...
Como é que faço para formatar?
 
Experimenta com o disco do ubuntu formatar em FAT32 e depois o windows já vai reconhecer depois formatas via windows ou cd windows em NTFS. As partições linux são :ext, ext2, swap...que não são reconhecidas pelo windows, e para o windows vai ser como que o disco tivesse apenas a capacidade que ele "conhece".
 
Mas, aparecendo o disco na Gestão de discos, não devia dar para formatar sem utilizar o CD do Ubuntu, mesmo com um sistema de ficheiros desconhecido? :\
 
Realmente não sei, mas penso que o windows não consegue escrever em ext e ext2...por isso não deve conseguir torna-lo ntfs mas realmente não tenho a certeza de que não consegue, mas com o CD do ubunto (ou outra distribuição linux) resolve certamente.
 
Realmente não sei, mas penso que o windows não consegue escrever em ext e ext2...por isso não deve conseguir torna-lo ntfs mas realmente não tenho a certeza de que não consegue, mas com o CD do ubunto (ou outra distribuição linux) resolve certamente.

Eu consigo fazer boot pelo outro disco... e entrar no ubuntu... E do ubuntu aceder ao disco do windows...
Só que do windows não consigo aceder nem ver o outro disco... E gostava de o formatar...
Não há nenhum programa??
 
Eu consigo fazer boot pelo outro disco... e entrar no ubuntu... E do ubuntu aceder ao disco do windows...
Só que do windows não consigo aceder nem ver o outro disco... E gostava de o formatar...
Não há nenhum programa??
o Windows não reconhece as partições de linux, o linux (versões mais recentes e apenas algumas) já trazem compatibilidade para NTFS e conseguem aceder ás partições do windows... mas o windows não consegue fazer o contrário...
Quando eu digo usares o cd do ubuntu, não é para o usares para aceder ao ubuntu em si, mas para o usares para formatar...claro que no proprio ubuntu tens tipo gestor de disco (não sei como funciona, não sou um utilizador muito avançado em linux) mas podes usar o proprio linux para formatar para FAT que depois já será reconhecido pelo windows e depois no windows já podes formatar em NTFS (é isto que queres certo?).
Penso que o sistema de ficheiros fat só vai até 4 GB por partição se não me engano...podes simplesmente apagar a partição e o windows deve reconhecer como espaço não particionado...

Programa...o partition magic deve fazer o trabalho...
 
Última edição:
o Windows não reconhece as partições de linux, o linux (versões mais recentes e apenas algumas) já trazem compatibilidade para NTFS e conseguem aceder ás partições do windows... mas o windows não consegue fazer o contrário...
Quando eu digo usares o cd do ubuntu, não é para o usares para aceder ao ubuntu em si, mas para o usares para formatar...claro que no proprio ubuntu tens tipo gestor de disco (não sei como funciona, não sou um utilizador muito avançado em linux) mas podes usar o proprio linux para formatar para FAT que depois já será reconhecido pelo windows e depois no windows já podes formatar em NTFS (é isto que queres certo?).
Penso que o sistema de ficheiros fat só vai até 4 GB por partição se não me engano...podes simplesmente apagar a partição e o windows deve reconhecer como espaço não particionado...

Programa...o partition magic deve fazer o trabalho...

Meti o cd do ubuntu mas não tinha nenhuma opção para formatar...
Então fiz o seguinte...
Meti o cd do windows xp... E deixei-o formatar... E quando tava a passar os ficheiros do windows para depois instalar fiz "reset"...
Iniciei o windows pelo outro disco... E nada... continua sem reconhecer... Estou a ver que vou ter de instalar o xp totalmente no disco para depois o formatar... bahhh

P.s. O partiton magic não reconhece o disco.
 
Back
Topo