Formato audio. MP3 ou OGG? Programa para converter

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Ando aqui a converter os compaq discs para MP3 pq está visto que só ouço musica no PC.

A minha duvida é se devo converter para MP3 ou para OGG. OGG é livre e dizem que é melhor do que MP3.
Escolhendo MP3 o que vos parece. 192k ou 320k? Em termos de qualidade há diferença?

Ultimo problema. Programa gratuito para converter wav para OGG? pensei que o foobar dava mas diz sempre que falta um ficheiro. Vasculhei no google e nada.

Algum tutorial, guia, qq coisa que ajude.

Obrigado.
 
Honestamente não sei qual poderá ser a diferença entre o OGG e o MP3, já tive faixas nos dois
formatos e o OGG por vezes ganhava em tamanho (era mais pequeno).

Eu não faço encoding de nada a menos de 192k, 320k dizem que não há diferença em relação ao
CD, mas o meu ouvido já não capta. :p Acho 192k é mais que suficiente.

Tens aqui uma série de perguntas sobre o OGG Vorbis que vale a pena ver:
http://www.vorbis.com/faq/

E aqui tens encoders para converter entre MP3 e OGG:
http://freshmeat.net/search/?q=convert ogg mp3

Um encoder para OGG:
http://www.softplatz.com/Soft/Audio-Multimedia/Audio-Encoders-Decoders/WinVorbis.html
 
Última edição:
O Sound Juicer convete para .ogg de forma muito rápida e boa. Basta inserires o CD no PC e fazer "extrair" que o programa faz o resto.
 
Como ja dito, se espaço em disco não importar e para qualidade, FLAC ou outro qualquer codec-non-lossless. Agora codec's-lossless, segundo alguns reviews (da[SIZE=-1]www.hydrogenaudio.org) e outros comparativos, posso dizer que [/SIZE][SIZE=-1]bitrates [/SIZE][SIZE=-1]ate 160/192Kbps, sem dúvida que OGG é O melhor formato. No entanto, quando usando bitrates 256/320 o mp3 (LAME) porta-se ainda muito bem, batendo em alguns aspectos o OGG, nos 320kbps. Mais info.
Em qualquer deles é altamente aconselhavel o uso da VBR (Bitrate variavel), permitindo 1 melhor ajuste que qualidade ao conteúdo. Pessoalmente nao uso nada inferior a 192kbps, normalmente 256/320kbps (porque quero maxima qualidade também).
Já agora, não é aconselhavel, a conversao MP3 > OGG, porque, sendo 2 formatos com perca de informação, por vezes pode-se perder mais alguma info e deteriorar a qualidade.

Não sei qual o software que estás a utilizar, podes usar por ex o EAC para converter as faixas, e ha tutorials quer pra mp3 (lame) quer pra ogg (vorbis), ou FLAC (clicar no formato desejado).
cumps
[/SIZE]
 
Última edição:
Obrigado a todos pelas respostas:)

Do que eu tb tinha lido o formato OGG é superior a MP3 a 192k com menos espaço.
Não sou nenhum audiófilo portanto diferenças minimas não noto.
De qq forma os links que aqui colocaram são excelentes e não tinha visto ainda pelo que vou tratar de ler isto e experimentar a conversão.

Não vou converter MP3 em OGG pq realmente não se ganha nada apenas pode acontecer o contrário. A ideia é passar os cds que eu tenho por aqui. Pelo menos aqueles que eu gosto de ouvir.

Tendo já muita coisa em MP3 é capaz de ser a melhor opção. Chateia-me não ser um formato totalemnte livre ao contrário do OGG mas penso que não vá dar problemas no futuro.

Depois dou feedback qd fizer aqui umas conversões.
Obrigado mais uma vez a todos.
 
Eu prefiro OGG a MP3.Ja que consegue um som mais limpo ( o mp3 tem ruido).
O OGG consegue taxas de compressão melhores do q mp3.

Onde o OGG perde para o mp3 é na popularidade.
 
Andei a ler mais umas coisas e já tenho o EAC + lame a funcar.

Notam diferença de passar wav para mp3 com o EAC ou com o WMP?
 
Uma coisa é a compressão (codec q usas)
Outra coisa é o ripper (o EAC é um ripper)

São 2 fazes distintas. O WMP é basico, o EAC é do mais avançado que há.

O EAC tem a vantagem de adicionares o codec que quiseres.

EU houve tempos que usava o EAC, agora uso o CDex. È menos avançado e tem bons resultados.

Se vais usar mp3, comprime para um VBR, acima de 192.
 
Back
Topo