Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    324
Eu não estou a remar contra a maré, até porque tenho muitos conteudos digitais. Mas a questão da possibilidade de revenda, para mim tem de ser revista, porque não faz sentido.
Basicamente seria "apenas" o que já se faz hoje nas lojas para o formato fisico, levas o jogo que já não queres e/ou gostas, e revendes.
Com o digital tem de ser o mesmo, ou levas numa pen, ou nalgum tipo de armazenamento próprio da consola e revendes.
" Olhe tenho aqui este jogo, quanto me dá por ele ?".
Claro que com isto o conceito de "novo" ou " usado" não se aplica, o mercado tem de evoluir para isso, porque senão a malta fica mais hesitante na hora de comprar o digital. " Então se não gostar, como faço se o quiser revender ?"
A grande falha para mim está ai, arranjem maneira, e tem aqui um convertido ao digital, não a 100%, mas :D.

Eles não baixam o preço dos jogos digitais também devido à pressão das lojas, mas eles (sony, ms, etc) deram a volta, podes partilhar conta com alguém e assim pagas metade, basicamente tens um desconto de 50%.
 
Rubenzito

Compreendo o teu ponto de vista, mas revender algo digital nunca vai ser possível, nem sequer vai existir interesse que isso venha a acontecer, simplesmente com o fim do formato físico, essa tendência de vender jogos\filmes\etc usados cai por terra, pois passando a haver só o formato digital, os ditos passam a estar nas stores prontos a ser adquiridos por quem quiser a uma bagatela ou mesmo gratuitos, mesmo que já tenham saído há muito tempo, ao contrario do formato físico que saiu x copias e a malta mais tarde procura um determinado titulo e já não encontra em lado nenhum, só comprando usado a alguém que esteja a desfazer-se do jogo, percebes agora.
 
Rubenzito

Compreendo o teu ponto de vista, mas revender algo digital nunca vai ser possível, nem sequer vai existir interesse que isso venha a acontecer, simplesmente com o fim do formato físico, essa tendência de vender jogos\filmes\etc usados cai por terra, pois passando a haver só o formato digital, os ditos passam a estar nas stores prontos a ser adquiridos por quem quiser a uma bagatela ou mesmo gratuitos, mesmo que já tenham saído há muito tempo, ao contrario do formato físico que saiu x copias e a malta mais tarde procura um determinado titulo e já não encontra em lado nenhum, só comprando usado a alguém que esteja a desfazer-se do jogo, percebes agora.
Isso é por parte das empresas, porque de parte dos jogadores há sempre interesse em vender o seu jogo digital.
 
se estás convencido que não vai acabar, daqui a uns anos falamos se fórum ainda existir...
A música passou pelo vinil, cassete, CD, DVD e chegou ao digital. Hoje em dia vive do digital, o vinil está na moda e as cassetes estão a voltar novamente. O CD nunca acabou. O mesmo se vai passar com os jogos. Agora se as pessoas apoiam o digital é com elas, mas pagar 70€ por um jogo digital no lançamento e ele físico custa o mesmo, acho isso roubar.
 
Acredito que na próxima geração já deva acabar, este ano foi uma consola física e outra digital para fazer a transição lentamente, daqui a 7 anos já deve ser full digital.

Os CDs e DVDs e vinil existem que se fazem leitores ainda de vários fabricantes , agora se as consolas não trazerem leitor não há nada a fazer.
 
As empresas hoje em dia lançam 3 versões e um jogo, edição normal, edição especial e collectors. Então quando tudo for digital isso tudo termina. Ou vocês vão dar 180€ por uma collectors com um código do jogo?
 
As empresas hoje em dia lançam 3 versões e um jogo, edição normal, edição especial e collectors. Então quando tudo for digital isso tudo termina. Ou vocês vão dar 180€ por uma collectors com um código do jogo?

Já há nas Stores... Normal, Deluxe e por vezes até mais.


Bem, acho que é mais uma questão daquilo que temos enraizado em nós... Tudo tem os seus pontos positivos e negativos, quer seja o físico ou o digital. Nem tudo é bom e nem tudo é mau. Há que escolher mediante as nossas necessidades e gostos. Por exemplo, não me vejo a comprar um TLOU2 digital, mas um FIFA 21 já... São casos ;)
 
Até o acesso às internet nos States levar uma revolução valente,físico será sempre obrigatório para as editoras e platform holders.
 
Já há nas Stores... Normal, Deluxe e por vezes até mais.


Bem, acho que é mais uma questão daquilo que temos enraizado em nós... Tudo tem os seus pontos positivos e negativos, quer seja o físico ou o digital. Nem tudo é bom e nem tudo é mau. Há que escolher mediante as nossas necessidades e gostos. Por exemplo, não me vejo a comprar um TLOU2 digital, mas um FIFA 21 já... São casos ;)
Sim, mas uma collectors com estátuas e assim não há digital, e as empresas lucram com isso. Eu é raro comprar jogos digitais, muito raro mesmo. Este ano comprei o Streets of Rage 4 porque só ia sair digital e adoro a saga, mas esta semana saiu a versão física e voltei a comprar o jogo. Agora dizerem que a geração física vai terminar, eu não me acredito nisso. Sei que no PC é tudo digital com a Steam e EPIC Games mas eu não me vejo nisso.
 
A música passou pelo vinil, cassete, CD, DVD e chegou ao digital. Hoje em dia vive do digital, o vinil está na moda e as cassetes estão a voltar novamente. O CD nunca acabou. O mesmo se vai passar com os jogos. Agora se as pessoas apoiam o digital é com elas, mas pagar 70€ por um jogo digital no lançamento e ele físico custa o mesmo, acho isso roubar.
As VHS são um formato obsoleto. As coisas vão embora quando deixar de existir mercado para as mesmas.
Não sabia que as cassetes estavam na moda outra vez, pode ser algo na linha das polaroid que voltaram, mas nem sequer competem com as outras camaras, são um apelo algo nostálgico.
Os Dvd continuam a sair, mas também para compensar mercados com menor acesso generalizado aos serviços digitais. Acho bem que continuem a existir, dinamiza as coisas, mas será inevitável que se reduza bastante o volume de produção. Já se vê jogos só a caixa com um código e cartões. Os manuais praticamente desapareceram. As edições especiais ás pazadas também servem para puxar o consumidor a optar pelo físico. Terminar totalmente pode levar muito tempo, mas os hábitos de consumo generalizados vão falar mais alto.
 
As VHS são um formato obsoleto. As coisas vão embora quando deixar de existir mercado para as mesmas.
Não sabia que as cassetes estavam na moda outra vez, pode ser algo na linha das polaroid que voltaram, mas nem sequer competem com as outras camaras, são um apelo algo nostálgico.
Os Dvd continuam a sair, mas também para compensar mercados com menor acesso generalizado aos serviços digitais. Acho bem que continuem a existir, dinamiza as coisas, mas será inevitável que se reduza bastante o volume de produção. Já se vê jogos só a caixa com um código e cartões. Os manuais praticamente desapareceram. As edições especiais ás pazadas também servem para puxar o consumidor a optar pelo físico. Terminar totalmente pode levar muito tempo, mas os hábitos de consumo generalizados vão falar mais alto.
Sim, as VHS já não existem mas passou de VHS e antes até eram cassetes BETA e agora temos os DVDs, mas o formato físico do cinema nunca acabou. Tal como a música em si, por isso é que os jogos nunca vão terminar.
 
Isso é por parte das empresas, porque de parte dos jogadores há sempre interesse em vender o seu jogo digital.

Exactamente, a diferença na revenda do formato fisico para o digital é capaz de ser das poucas coisas que mudam no processo. Não deixa de ser um jogo, algo que é nosso e como tal deveriamos ter a possibilidade de o revender.
As produtoras sabem muito bem, que ainda existe uma grande parte do pessoal que opta pelo fisico, por razões já acima mencionadas, colocar tudo em digital era dar um valente tiro nos pés. As vendas caiam a pique, obrigar o pessoal a passar de um formato para o outro, não parece ser a melhor estratégia.
 
Eu voto no formato digital, nesta geração apenas comprei GTA 5 em formato físico, e veio o Last of Us com a PS4.
De resto tanto PS4 como PC sempre foi digital. E daqui para a frente sempre vai ser digital, visto não ser colecionador nem nada do género.
 
Os preços do digital são influenciados pelo físico, toda a gente sabe isso, mas o físico é difícil de acabar nos próximos tempos, o que vai acontecer é um pouco como a xbox faz agora com os jogos antigos, a única coisa que o cd faz é autenticar o utilizador em como é dono de uma cópia do jogo, quando se acabar com os leitores vão continuar a haver capas com códigos lá dentro.

Isto porque há uma máquina muito grande a mexer na venda de jogos em que muita gente ganha dinheiro, geralmente, num contrato com uma publisher, há developers que recebem uma percentagem baixa por cada jogo vendido (na casa dos 30%), a publisher leva uma fatia maior, pois está a assumir o risco com o investimento inicial, depois há outras empresas que podem negociar outras fatias do bolo, até chegar à loja, que tem de comprar cada jogo a um preço muito menor para o conseguir vender com lucro (e conseguir fazer promoções e coisas dessas).

Por isso geralmente os developers preferem que comprem os jogos deles em digital pois recebem muito mais por cada cópia, porque mesmo usando publishers o custo de produção é muito menor conseguindo melhores negócio, e é esse um dos motivos que muitos andam a fazer pressão nas marcas para irem para digital only (não é só, mas ficava aqui mais meia hora lolololol)
 
Back
Topo