Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Por aqui já aderi ao digital há uns valentes anos. A única coisa que compro ainda físico são os cartuxos da Nintendo (respetivas consolas) mas trata-se de uma coisa meramente nostálgica. Como cresci com as consolas Nintendo (Desde a SNES até à Switch) meter o cartuxo trás me algumas memórias.

Tirando isso, que venha o digital. Não compro um CD ou DVD de música e filmes há anos e vai-se manter assim.
 
Eu pessoalmente era todo digital.
Vim para as consolas do pc e o digital já estava enraizado em mim...
Andava sempre a comprar jogos em promoções ou noutras stores.
Mas recentemente, com dois jogos comecei a mudar de opinião...
 
Última edição pelo moderador:
O único jogo físico que tenho para a PS4, foi um Fifa que veio com a consola.
Depois disso totalmente digital e já não quero outra coisa.
 
Para mim é full digital, a maioria dos meus jogos são assim, os outros ficam a ocupar espaço em casa desnecessariamente.

A próxima consola vai ser a digital edition a conta disso.
 
Tenho que confessar que a ser verdade os preços que se falam na PS5 para o digital é muito tentador.
Agora será uma questão de ter preços razoáveis nas stores.
 
GhostofTsushima sold nearly 2 million digital copies alone in two weeks, making it the fastest selling new Sony IP ever digitally.

Ghost of Tsushima hit a number of milestones in its launch month: it sold 2.4 million copies in three days, was the best-selling title in the US last month, and according to SuperData, sold 1.9 million digital units alone.

https://www.gamesindustry.biz/articles/2020-08-24-ghost-of-tsushima-sold-1-9m-digital-units-in-july


EgNek_IWAAEUErE
 
Vou expor aqui uma situação muito desagradável que aconteceu com um amigo meu, não é sobre jogos digitais mas pode estar relacionado.

Recentemente ele ficou sem a conta Eletronic Arts porque o email que ele usava deixou de existir. Ou seja, ele tinha um email da Sapo ligado à conta EA e de um dia para o outro a Sapo apagou-lhe o email. Ele contactou a EA sobre o assunto e eles disseram que não podiam fazer nada.
Hoje eu entrei em contacto com a EA e a conversa já foi outra. Eles pediram vários dados e o meu amigo foi me dando através do chat da PSN para ser mais fácil e rápido.
Resumindo, eles perguntaram várias coisas e no fim disseram que as informações estavam erradas. Ri-me com isto porque tudo o que eles perguntaram nos demos as informações direitas.

Agora reparem, estamos em 2020 onde cada vez mais as empresas apostam no digital, mas para resolver um problema de reaver uma conta digital é preciso mais dados do que recuperar uma conta bancária. O que ele queria era que apenas alterassem o email da conta EA que está associada à conta da PSN, e eles conseguem fazer isso porque o operador do suporte disse que era possível mas que os dados estavam errados. Isto quando à falta de vontade é fácil de resolver, porque se quisessem resolver o problema tinham resolvido.
Agora este meu amigo tudo o que é jogos da EA online não consegue jogar, só criando uma conta EA nova e uma conta PSN nova.

E assim vai o serviço digital do dia a dia... Continuem apoiar mais o digital!
 
Última edição:
O problema parte do Sapo ter apagado a conta de email do colega em causa. Isso tem de ter explicação adicional.

A par disso, o serviço de subscrição em causa permitia alterar o email em causa. Por isso, numa avaliação muito simples existem peças do puzzle em falta nessa questão (que não tenham resultado de incúria do colega em se ter salvaguardado na alteracao de um email cuja conta nao se fecha de um dia para o outro sem aviso prévio).

A salvaguarda de contas e passwords é responsabilidade dos seus possuidores e não é por aí que a coisa resulta na demonização do digital.
 
Mas se o email deixou de existir como é que ele tem acesso à conta EA? Ele não pode simplesmente chegar ao site da EA e colocar o email e password, visto que o email deixou de existir. Mesmo assim é falta de bondade por parte da EA não ajudar, se quisessem ajudar teriam ajudado. Fazer duas ou três perguntas sobre a conta não é nada. Demos dados da conta, demos datas de jogos que comprou e que conteúdo comprou, e mesmo assim eles disserem que estava errado.
 
Eu desde que há uns anos quando houve um apagão da PSN durante mais de um mês (se não me engano) e descobri que um jogo que tinha comprado digital não funcionava porque precisava de ligação à net (Final Fight) que fiquei com mais certezas que digital não obrigado. Tenho uma ou outra compra digital de grandes promoções de jogos que não tenho assim tanto interesse do ponto de vista do coleccionismo, mas tudo o que sejam franchises que colecciono tem que ser versão fisica.

Daqui a uns tempos fecham os servidores e o catálogo deixa de funcionar por exemplo e é como se estivéssemos a alugar os jogos todo este tempo, para ser isso então acabe-se com a venda e criem-se apenas serviços de subscrição.
 
Eu desde que há uns anos quando houve um apagão da PSN durante mais de um mês (se não me engano) e descobri que um jogo que tinha comprado digital não funcionava porque precisava de ligação à net (Final Fight) que fiquei com mais certezas que digital não obrigado. Tenho uma ou outra compra digital de grandes promoções de jogos que não tenho assim tanto interesse do ponto de vista do coleccionismo, mas tudo o que sejam franchises que colecciono tem que ser versão fisica.

Daqui a uns tempos fecham os servidores e o catálogo deixa de funcionar por exemplo e é como se estivéssemos a alugar os jogos todo este tempo, para ser isso então acabe-se com a venda e criem-se apenas serviços de subscrição.

E os jogos digitais não são nossos, se a sony vai à falência e decide não vender o conteúdo a outra empresa, dizemos adeus aos nossos jogos, agora se tivermos os discos, eu apenas não consigo tirar os patchs (que mesmo assim é mau).
 
Mas se o email deixou de existir como é que ele tem acesso à conta EA? Ele não pode simplesmente chegar ao site da EA e colocar o email e password, visto que o email deixou de existir. Mesmo assim é falta de bondade por parte da EA não ajudar, se quisessem ajudar teriam ajudado. Fazer duas ou três perguntas sobre a conta não é nada. Demos dados da conta, demos datas de jogos que comprou e que conteúdo comprou, e mesmo assim eles disserem que estava errado.

Então mas como é que o email deixou de existir de um momento para o outro. Em todos os processos de encerramento de prestadores de serviços de telecomunicações (exemplo: clix, sapo, iol, etc) existe um aviso previo de meses para salvaguarda dessas situações de alteracoes (eu sei, pois tive varias situações identicas e o fecho de um serviço implicava salvagurdar mudar os emails nas subscrições que tinha como, precisamente a EA). O serviço permite alterar a password. Eu proprio já o fiz.

Como digo, e falo por mim, tenho centenas de jogos digitais espalhados por várias plataformas, aos anos, e giro os meus acessos às plataformas como giro os meus acessos de homebanking, finanças e afins.

Mas lá está, cada um avalia a situação em função da sua experiência pessoal e a minha, no relacionamento com o digital é excelente. Mas, cada um com a sua e por mim respeito isso, desde que não queiram impor pontos de vista sobre um versus o outro. Eu uso 100% digital mas pouco me importa quem o abomine. Não vou impor o meu ponto de vista ou opção. Dou a minha opinião em função da minha experiência de vida em relação a esse assunto.
 
Então mas como é que o email deixou de existir de um momento para o outro. Em todos os processos de encerramento de prestadores de serviços de telecomunicações (exemplo: clix, sapo, iol, etc) existe um aviso previo de meses para salvaguarda dessas situações de alteracoes (eu sei, pois tive varias situações identicas e o fecho de um serviço implicava salvagurdar mudar os emails nas subscrições que tinha como, precisamente a EA). O serviço permite alterar a password. Eu proprio já o fiz.

Como digo, e falo por mim, tenho centenas de jogos digitais espalhados por várias plataformas, aos anos, e giro os meus acessos às plataformas como giro os meus acessos de homebanking, finanças e afins.

Mas lá está, cada um avalia a situação em função da sua experiência pessoal e a minha, no relacionamento com o digital é excelente. Mas, cada um com a sua e por mim respeito isso, desde que não queiram impor pontos de vista sobre um versus o outro. Eu uso 100% digital mas pouco me importa quem o abomine. Não vou impor o meu ponto de vista ou opção. Dou a minha opinião em função da minha experiência de vida em relação a esse assunto.
Ele nunca mais usou o email, se calhar a sapo deve ter alguma regra em que desativa o email ao fim de uns anos sem o abrir ou coisa do género. Agora ele sem o email nem se quer consegue entrar no site da EA porque diz conta invalida porque esse email não existe. Sendo assim não consegue associar outro email para poder continuar a jogar. O que é mau porque devia ser mais fácil fazer isso.
 
@Snake Eater

Que confusão que vocês fizeram...

Exemplo:

Eu tenho um email Hotmail com a pass ABC.

Registo-me no EA Access com o user/mail Hotmail e a pass XYZ.

Não uso o Hotmail durante X meses e a MS cancela-me o endereço. Normal.

Continuo a logar-me normalmente no EA Access com o user/mail Hotmail e pass XYZ.

A EA não sabe se o meu email continua ou não activo. (Só o usou 1 vez no inicio para confirmar activação.) Posso logar-me na EA e mudar de user/mail para Gmail.

Se vocês se esqueceram da pass da EA e se não actualizaram o user/mail (que serve de recuperação) é outra história.
 
@Snake Eater

Que confusão que vocês fizeram...

Exemplo:

Eu tenho um email Hotmail com a pass ABC.

Registo-me no EA Access com o user/mail Hotmail e a pass XYZ.

Não uso o Hotmail durante X meses e a MS cancela-me o endereço. Normal.

Continuo a logar-me normalmente no EA Access com o user/mail Hotmail e pass XYZ.

A EA não sabe se o meu email continua ou não activo. (Só o usou 1 vez no inicio para confirmar activação.) Posso logar-me na EA e mudar de user/mail para Gmail.

Se vocês se esqueceram da pass da EA e se não actualizaram o user/mail (que serve de recuperação) é outra história.
Olha que não. Porque ele usava muitas vezes o site da EA e sabe a password da conta. Além disso ele reparou que ficou sem a conta no Apex Legends que ao entrar no jogo diz que a conta não é válida. Ele entra no site da EA e diz que a conta não é válida. Se fosse password errada aquilo diria password errada.
 
@Snake Eater Ele que fale diretamente com eles, que consegue na boa. Já tive um caso parecido e resolveram! É preciso dar os dados precisos, e as vezes um bocado de sorte no que se apanha.


E os jogos digitais não são nossos, se a sony vai à falência e decide não vender o conteúdo a outra empresa, dizemos adeus aos nossos jogos, agora se tivermos os discos, eu apenas não consigo tirar os patchs (que mesmo assim é mau).

Não é bem assim... Eles têm protocolos preparados para isso "as tais letras pequenas". A Steam por exemplo, tinha DRM FREE durante x tempo para podermos guardar tudo, caso acontecesse isso.
 
@Snake Eater Ele que fale diretamente com eles, que consegue na boa. Já tive um caso parecido e resolveram! É preciso dar os dados precisos, e as vezes um bocado de sorte no que se apanha.




Não é bem assim... Eles têm protocolos preparados para isso "as tais letras pequenas". A Steam por exemplo, tinha DRM FREE durante x tempo para podermos guardar tudo, caso acontecesse isso.

E descarregamos os jogos de onde? Ou vou ter que comprar 500 tb de memoria para alojar os meus jogos todos?
 
@Snake Eater Ele que fale diretamente com eles, que consegue na boa. Já tive um caso parecido e resolveram! É preciso dar os dados precisos, e as vezes um bocado de sorte no que se apanha.




Não é bem assim... Eles têm protocolos preparados para isso "as tais letras pequenas". A Steam por exemplo, tinha DRM FREE durante x tempo para podermos guardar tudo, caso acontecesse isso.
Ele falou e mal ele falou disseram logo que não dava, nem pediram nada nem dados nenhuns. Quando fui eu a falar disseram que sim era possível mudar o email e só precisava de fazer umas perguntas.
 
Ele falou e mal ele falou disseram logo que não dava, nem pediram nada nem dados nenhuns. Quando fui eu a falar disseram que sim era possível mudar o email e só precisava de fazer umas perguntas.

Ou seja ele apanhou um assistente mal disposto e tu uma pessoa que está a fazer o trabalho normal, logo em condições normais tem solução
 
Digital só DRM-free. Físico só completamente independente de ligações a servidores ou ao que quer que seja.

Não é bem assim... Eles têm protocolos preparados para isso "as tais letras pequenas". A Steam por exemplo, tinha DRM FREE durante x tempo para podermos guardar tudo, caso acontecesse isso.

Não tinha, não. Isso era a história que davam mas sem qualquer compromisso escrito, muito menos nos termos e condições do serviço. Quando chegasse a hora H, ninguém ia poder exigir o que nunca lhes foi prometido.
 
Back
Topo