Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Se fosse tudo digital, até agora, na steam é so chegar lá e voltar a fazer download.

While this content will no longer be available to buy on the PlayStation Store via desktop or mobile, Sony's email points out people will still be able to buy PS3, PSP or Vita content by accessing the PlayStation Store directly from their PS3 or Vita. As you'd expect, PS4 apps, themes and avatars can be downloaded via the PlayStation Store on a PS4 console.

And, as you'd expect, you'll still be able to access your previously purchased PS3, PSP or Vita content as before.

Continuas a conseguir comprar/fazer o download.

Acho que essa questão vai deixar de ser relevante na próxima gereção. Estamos num periodo de transiçao. Quando/se o futuro passar nos serviços como o stadia ou xbox game pass, não vejo razão para removerem os jogos só porque sim.
 
Eu sou grande adepto do digital, pelo que não tenho quase jogos alguns em formato físico para a Vita (o mesmo para a minha Switch). Nunca me preocupou a cena de não poder vender os jogos depois de terminados porque, além de não conseguir terminar a maioria dos jogos, sou um assumido "digital hoarder", adoro coleccionar gigas de jogos (pena a Vita nunca ter tido cartões maiores que 64GB e utilizar cartões SD dá muito trabalho e já estou velho para essas coisas). Mas estou consciente do risco que é um dia ficar sem jogos porque a loja online desapareceu. Daí a importância de ter tudo no mesmo cartão de memória (bendito micro SD de 256GB na minha Switch!).
 
Eu prefiro sempre formato físico, porém também compro em digital se for bons deals. Todos sabemos que mais dia, menos dia, as lojas acabam por perder o suporte.
 
Eu prefiro sempre formato físico, porém também compro em digital se for bons deals. Todos sabemos que mais dia, menos dia, as lojas acabam por perder o suporte.
Mas lá está, se for uma loja tipo stadia, xbox game pass, psnow, em que não interessa o equipamento e consegues jogar em praticamente tudo o que tenha ecra, faz sentido perder o suporte?
 
Gosto de um mix saudável dos dois formatos.

PS4 - Apenas compro os exclusivos e como estes têm sempre uma versão física especial catita é sempre a minha escolha.
Os digitais que tenho na consola são as ofertas do PSN Plus.

Switch - Tenho alguns físicos e outros digitais. Actualmente a minha regra é jogos que é para jogar campanhas: Zelda, Marios, Pokemon's etc tenho físicos. Jogos em que é mais aqueles de fazer quick gaming sessions ou jogar constantemente online (Splatoon, Mario Kart etc) tenho em digital pela facilidade de saltar entre jogos.

Xbox - É a minha main para os multiplatform e os seus exclusivos. Comprava os exclusivos que gostava Day One e aproveitava as grandes promos das Summer Sales e afins para comprar os que deixava passar em digital ou quando apanhar fisico baratinho.
Actualmente com o Gamepass não compro nada basicamente :D Pago o serviço e jogo o que há. Acho que os únicos jogos que vou COMPRAR para a xbox este ano (Day one) é o Torchlight 3, Cyberpunk e o Immortals Fenyx Rising. O resto, está no gamepass Day One, é sacar e jogar :bigrinbo:
 
Última edição:
Estou 100% digital desde 2013. Demasiado trabalho estar a tratar de discos, só a paz de mente de não ter que me preocupar com envios, pesquisas de 2ª mão, onde arranjar espaço para os meter (e depois mudanças de casas.. ui), atrasos possíveis com jogos pre-order (não imagino sequer esperar um dia extra por incompetência da Amazon/CTT/etc. Ou pior, ainda mais que um dia), estar a trocar de disco, e enfins.
Digital também é super facil comprar jogos em Singapura/HK em ingles que não saem no nosso mercado - não poderia começar a imaginar os custos de envio e o atraso dessa região do mundo se comprasse físico.

Partilho conta com amigo, todos os jogos já estão a "50% desconto" para mim porque trocamos entre nós as compras. Para além do mais só compro o que sei que gosto, logo quero suportar o developer o máximo possível para que possa mais tarde receber outro jogo excelente. Paguei 80€ para EDF4.1 (jogo base e DLC missions), mais 80€ para o EDF5 e para o ano lá vão mais 80€(ou talvez 90€ agora) para EDF6, sem me arrepender. Claro que nunca daria essa quantia para um jogo AAA da ActivisionBlizzard/Ubisoft/Take2/EA (com expepções muito raras como Titanfall) mas por outro lado também nunca iria desperdiçar o meu tempo nesses jogos, mesmo que estivessem a 10€ ou de graça. Portanto a matemática bate certo. Só jogo o que sei que gosto E se sei que gosto quero suportar ao máximo, logo custos mais elevados não são desvantagem.
Raramente compro jogos depois do lançamento, se tivesse interesse teria comprado day1, portanto comprar jogos fisicos a 5€ no OLX é algo que não me vejo a fazer.
 
Prefiro o físico para jogos retro (apesar de que tenho vindo a alternar para o digital/backups 1:1 com o surgimento de ODEs para diversas consolas), e prefiro o digital para jogos contemporâneos (bem dito Game Pass, bundles p/ Steam, ofertas Epic, etc).

Sempre joguei mais no PC desde miúdo, onde também sempre joguei maioritariamente crackado por motivos financeiros, pelo que penso que na prática sempre fui mais digital que físico. O disco não passa de um media físico a meu ver, o seu conteúdo é digital para todos os efeitos. O que muda é o método de distribuição com suas vantagens/desvantagens associadas.

Quanto à adopção do digital que está a decorrer numa maior escala nos últimos anos, com a retro-compatibilidade (quer física, quer digital) multi-geração (no caso da MS) assumida pelas grandes marcas de consolas, acho que o medo de que as store fronts digitais mais tarde ou mais cedo fechem, um pouco sem fundamento. Mesmo que as store fronts fechem, as companhias são obrigadas legalmente a migrar o catálogo/biblioteca dos utilizadores existentes para a nova store front, ou então a fazer devolução do dinheiro pago pelos jogos digitais. Basta ver que quando um jogo é retirado da store, pela expiração de licenças ou outro motivo qualquer, quem já o tinha comprado, continua a ter acesso ao conteúdo, caso contrário tem legalmente o direito de ser ressarcido pelo valor que pagou pelo conteúdo que lhe é retirado.

Pessoalmente, ainda a semana passada comprei um jogo físico para PC, de 2003, para colecção, aparentemente sem qualquer tipo de risco, e que funcionava à primeira vista, para vir a descobrir que não conseguia concluir a instalação do jogo e que estava cheio de erros de leitura após teste no ImgBurn. Motivo: disc rot, uma enorme mancha a toda a volta do disco escassamente perceptível e que não consegui ver no acto de compra...

Tenho mais receio de perder uma colecção física (minha rica colecção DC) por motivos que não consigo controlar, do que propriamente uma colecção digital. Dá muito mais trabalho manter em condições operacionais e também recuperar uma colecção física.
 
O futuro é digital como é óbvio, antes gostava de comprar jogos fisicos, agora porque é muito mais simples o digital e nao preciso de perder tempo a ir para lojas comprar prefiro o digital.
 
O Futuro será digital, mas depois vamos chegar a uma situação em que teremos que ter N serviços, as stores vão puxar nos preços e vamos desejar que voltasse a haver físico.
 
O Futuro será digital, mas depois vamos chegar a uma situação em que teremos que ter N serviços, as stores vão puxar nos preços e vamos desejar que voltasse a haver físico.

Não propriamente. Talvez seja mais verdade e provável nas consolas, mas o PC prova o contrário. As stores digitais fazem concorrência entre si, e tens sempre stores não oficiais (websites) que também vendem jogos digitais (keys), estas últimas também para consola.
 
Última edição:
Não propriamente. Talvez seja mais verdade e provável nas consolas, mas o PC prova o contrário. As stores digitais fazem concorrência entre si, e tens sempre stores não oficiais que também vendem jogos digitais (keys), estas últimas também para consola.


Obviamente o futuro é digital, jogos , musica , filmes etc
 
O futuro?!
O presente já é digital há muito. Só não percebo como é que as versões não físicas não são mais baratas do que as físicas.
 
Última edição:
As consolas estão muito presas à loja digital da marca. Não tens como no PC a concorrência de várias lojas, como Steam, Epic, GOG e companhia.

Se houvesse algo forte a concorrer com as lojas da Xbox e PS, os preços também baixavam.
 
Embora no digital não haja custos de produção e distribuição físicos, há outros custos associados aos servidores e com ISPs.

Sem ter acesso a qualquer dado concreto sobre os custos associados aposto o que quiserem que são marginais em comparação a produzir os componentes físicos (caixa, papel, DVD, gravar o DVD) e a sua expedição e armazenamento.
Para além disso quase todos os jogos, para não dizer todos, sofrem updates mesmo antes de chegarem às prateleiras do retalho, pelo que terão de existir os servidores na mesma.
Finalmente, não é incomum as caixas apenas conterem o código para fazer download.

Ou seja, os jogos em formato físico apenas existem por uma questão de nostalgia e porque há consumidores (com legitimidade) que se recusam a depender de plataformas para possuir os jogos. A questão é que os jogos na versão que existe nos discos são cheios de bugs e problemas, pelo que vai dar ao mesmo, está-se dependente da plataforma para o update.
 
Sem ter acesso a qualquer dado concreto sobre os custos associados aposto o que quiserem que são marginais em comparação a produzir os componentes físicos (caixa, papel, DVD, gravar o DVD) e a sua expedição e armazenamento.
Para além disso quase todos os jogos, para não dizer todos, sofrem updates mesmo antes de chegarem às prateleiras do retalho, pelo que terão de existir os servidores na mesma.
Finalmente, não é incomum as caixas apenas conterem o código para fazer download.

Ou seja, os jogos em formato físico apenas existem por uma questão de nostalgia e porque há consumidores (com legitimidade) que se recusam a depender de plataformas para possuir os jogos. A questão é que os jogos na versão que existe nos discos são cheios de bugs e problemas, pelo que vai dar ao mesmo, está-se dependente da plataforma para o update.

Os custos de produção do formato físico em si são mínimos, cêntimos à unidade talvez. O maior custo está certamente na sua distribuição logística pela cadeia de retalho.

Quanto ao propósito do físico, vejo constantemente as pessoas a esquecerem-se do motivo principal da sua ainda existência: nem sequer nos países de primeiro mundo toda a gente tem uma ligação de Internet que lhes permita sacar jogos de dezenas de gigabytes, seja por causa da velocidade da ligação ou do limite mensal de dados. Agora imagine-se nos países em desenvolvimento... É esta a principal razão da existência do físico ainda nos dias de hoje. E será coisa para muitos mais anos. Não fosse isto e o formato físico já tinha deixado de existir por vontade das editoras.
 
Última edição:
A nossa geração ainda esta algo presa ao fisico , mas mais uma ou duas e la bem querem saber de caixinhas e bonecada !

A maior parte dos miudos agora nem a diferenca entre cd dv blu-ray sabem , algum nunca usaram um cd de musica !

Mais uns anos e acaba o fisico , o que acho muito bem para o bem do planeta ! Quanto menos lixo melhor .
 
Acabar o fisico nunca acontecerá, vai ser como no pc em que compras a caixa com um código para meter na store respeciva.

Nunca passarei para digital enquanto não der para revender, poupo centenas de € por ano.
 
Back
Topo