Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Quando percebi que comprar discos físicos era apenas um ritual, mudei para o digital. Para ser honesto, pareço velho quando vejo uma coleção física de jogos.
 
Acabar o fisico nunca acontecerá, vai ser como no pc em que compras a caixa com um código para meter na store respeciva.

Nunca passarei para digital enquanto não der para revender, poupo centenas de € por ano.
sinceramente acho que isso é só a tua opinião , a minha é o oposto , o físico vai acabar , e muito mais rápido do que imaginamos !
Basta ver as novas consolas que começam a ser lançadas sem drives ...
O físico como no pc com códigos ? Se isso acontecer nas consolas então é que acaba de vez .... eu sinceramente ainda gostava de perceber qual a piada de ter caixas e caixas num armário com um código dentro , para mim não faz sentido nenhum !
 
sinceramente acho que isso é só a tua opinião , a minha é o oposto , o físico vai acabar , e muito mais rápido do que imaginamos !
Basta ver as novas consolas que começam a ser lançadas sem drives ...
O físico como no pc com códigos ? Se isso acontecer nas consolas então é que acaba de vez .... eu sinceramente ainda gostava de perceber qual a piada de ter caixas e caixas num armário com um código dentro , para mim não faz sentido nenhum !

O fisico nunca vai acabar tal como acontece em todos os restantes meios de diversão.
 
(...)eu sinceramente ainda gostava de perceber qual a piada de ter caixas e caixas num armário com um código dentro , para mim não faz sentido nenhum !

A não ser que o user em questão goste de sentir algo palpável que faça jus daquilo que compra, tal como uma edição especial de cartão ou steelbook, até pode não trazer nada de mais mas quem é que não gosta daquele cheirinho a novo e do toque do papel acabado de ser impresso?

Da mesma maneira em que olhas para uma biblioteca digital, o que lá encontras representa uma imagem fictícia daquilo que realmente possuis, ou seja na realidade não tens nada mais que um monte de blocos virtuais alinhados, a única coisa palpável que podes ter é uma folha ou registo de compra de um determinado jogo que na maior parte das vezes vai parar ao separador do lixo numa caixa de e-mails.

Muitas marcas já se deram mal no passado por optarem só pela via digital e na minha opinião, por mais que os jogos subam de valor, por mais que me esfreguem na cara com as políticas de sustentabilidade, ambiental etc, não há nada que substitua o formato físico em qualquer segmento, porque estes proporcionam momentos únicos e expressam significados para muitas das pessoas e isso é algo que não se muda nem se apaga com o tempo :Winkani:
 
A não ser que o user em questão goste de sentir algo palpável que faça jus daquilo que compra, tal como uma edição especial de cartão ou steelbook, até pode não trazer nada de mais mas quem é que não gosta daquele cheirinho a novo e do toque do papel acabado de ser impresso?

Da mesma maneira em que olhas para uma biblioteca digital, o que lá encontras representa uma imagem fictícia daquilo que realmente possuis, ou seja na realidade não tens nada mais que um monte de blocos virtuais alinhados, a única coisa palpável que podes ter é uma folha ou registo de compra de um determinado jogo que na maior parte das vezes vai parar ao separador do lixo numa caixa de e-mails.

Muitas marcas já se deram mal no passado por optarem só pela via digital e na minha opinião, por mais que os jogos subam de valor, por mais que me esfreguem na cara com as políticas de sustentabilidade, ambiental etc, não há nada que substitua o formato físico em qualquer segmento, porque estes proporcionam momentos únicos e expressam significados para muitas das pessoas e isso é algo que não se muda nem se apaga com o tempo :Winkani:
Eu estou de acordo contigo , mas isso somos nós que vivemos o momento do jogo , música , filme em formato físico ... por mais que nos custe as novas gerações cada vez menos querem saber do físico , e cada vez mais estão acostumados ao digital !

Só dei a minha opinião , que sinceramente acho que vai acabar o formato físico por deixar de ser rentável comparado ao digital ! mas logo se verá daqui a uns anos , até posso estar enganado , mas duvido muito :)
 
O cd de música está praticamente acabado , os filmes vão pelo mesmo caminho .... os jogos é só mais um passo !

Mas nunca vai deixar de existir é esse o ponto.

As novas gerações habituaram-se ao digital e as empresas adoram isso porque assim não há mercado de usados, eu como ainda dou valor ao dinheiro não vou na cantiga.

Existe espaço para ambos, se fosse rico também aderia a 100% digital mas como pobre e remediado tem que ser fisico.
 
O físico nunca vai acabar, basta ver as LRG e companhias que produzem edições físicas para jogos lançados por via digital, e que esgotam sempre em pouco tempo, haverá sempre mercado nem que seja de nicho.
 
O físico nunca vai acabar, basta ver as LRG e companhias que produzem edições físicas para jogos lançados por via digital, e que esgotam sempre em pouco tempo, haverá sempre mercado nem que seja de nicho.
A maior parte dessas edições depois encontras a venda no eBay , porque agora virou moda pensar que qualquer edição limitada vai valer uma fortuna !

Claro que posso tar enganado, mas para mim o pessoal está a desligar do formato físico , mas posso estar enganado claro , como também podes estar tu ao dizer que o físico nunca vai acabar :) mas no próximos tempos logo se vê ;)

Mesmo digo para o retro , na nossa geração faz sentido porque nós tivemos jogos que nos marcaram , passávamos meses e meses a jogar Sónic , sempre o mesmo jogo .... e comprávamos meia dúzia de jogos por ano etc ... agora o pessoal joga 20 ou 30 jogos por mês , compra as dezenas por mês !
daqui a 20 anos ninguém se lembra do que jogou !

alguém vai fazer coleção dos jogos todos de pc ou consola que joga agora ?!? Eu tenho uns 300 jogos na ps4 , 200 e tal na Xone e umas centenas na switch !


Mas eu sou demasiadamente radical nesse tema por isso vou me calar hehehe :)
 
Última edição:
Até poderia acreditar nisso numa geração que cresceu apenas com o digital, mas na nossa geração todos cresceram com o formato físico, pelo que vai haver sempre alguma empresa a produzir jogos em formato físico para satisfazer esse mercado, pelo que se acontecer isso no futuro, acho que nenhum de nós vai andar por cá para o comprovar eheh.
 
Também penso o mesmo, acho que o formato físico vai-se manter durante uns bons anos e quando deixar de acontecer provavelmente já não será no " nosso" tempo.
 
Eu nesta geração mudei para a series x e o físico acabou aqui em casa. Só ocupa espaço e com o quick resume também não serve para nada ter discos.

Mas duvido que o formato cabe no futuro, quanto muito começam a existir menos cópias físicas
 
Isso de fecharem as stores da PS3 e PS Vita até deve ser mesmo verdade, agora que fiquem sem acesso aos jogos não acredito. A Sony tem que disponibilizar uma app para poderem aceder aos jogos, tal como acontece na PS4 e PS5.
 
É com a desculpa de que já ninguém joga aquilo e a tralha portátil está a ocupar espaço

Se isso se verificar mesmo, sei de alguém que vai chorar e muito porque na altura comprou as coleções todas em digital dos Classics HD
 
Back
Topo