Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    324
Já fui 100% a favor de caixas e discos mas agora, salvo raríssimas excepções, compro digital. Acho bastante mais prático e vão havendo boas promoções.
 
Em termos práticos prefiro o digital. É só ligar a consola/pc, escolher o que quero e jogar sem grandes demoras.

Mas o lado oldschool ainda gosta de ver as caixas, folhetos e saber que tem ali os cds/dvds dos jogos para jogar quando quiser, sem estar dependente da segurança de uma password ou de um serviço online.

Daqui a 30 anos (por exemplo) sei lá se ainda tenho acesso aos jogos que comprei ou se passam à história por "faltas de compatibilidades" e descontinuação de aparelhos/serviços.
 
Em termos práticos prefiro o digital. É só ligar a consola/pc, escolher o que quero e jogar sem grandes demoras.

Mas o lado oldschool ainda gosta de ver as caixas, folhetos e saber que tem ali os cds/dvds dos jogos para jogar quando quiser, sem estar dependente da segurança de uma password ou de um serviço online.

Daqui a 30 anos (por exemplo) sei lá se ainda tenho acesso aos jogos que comprei ou se passam à história por "faltas de compatibilidades" e descontinuação de aparelhos/serviços.

Daqui a 30 anos tens orgulho na colecção física espectacular que foste acumulando ao longo do tempo, um marco na tua vida, um legado que fica para os teus filhos :)

Eu sou 100% a favor da versão física, devo ter cerca de 600\700 jogos na típica caixa cd\dvd, e a minha colecção de BBox já é considerável e gostava de a aumentar, mas é difícil encontrar bons preços... :(

Se acho o "digital" a via do futuro, claro que sim, com ISP cada vez melhores 100\200 MB já é usual em quase todas as casas, a facilidade e comodidade de comprar a bom preço online com instant delivery é um factor preponderante na altura de escolher, e admito que já optei por versões digitais, por vezes por preguiça e para nao perder tempo...

vamos ver o que o futuro nos reserva ;)

Digital ou físico, boas compras e bons jogos!

ps. "Espaço", talvez o espaço seja o unico factor que no futuro me leve a considerar "apenas" o digital.
 
Prefiro fisico, gosto de ter tudo ali na estante, mas pelo preço às vezes vou para digital, ainda a pouco comprei o Shadow of mordor goty por 8€ digital, fisico nem nos usados vi perto desse valor.
 
Daqui a 30 anos tens orgulho na colecção física espectacular que foste acumulando ao longo do tempo, um marco na tua vida, um legado que fica para os teus filhos :)
O que eu tenho constatado, no meu caso pessoal, é que à medida que o tempo passa a perspectiva de uma colecção física é algo que me alicia cada vez menos, não só no que se aplica aos videojogos, mas a todos os media. Quando eu tinha vinte anos, a minha posição não era essa, era a contrária, mas agora, vejo os jogos como um meio de entretenimento, só isso. Continuo a valorizar a experiência, mas não tenho necessidade de ostentá-la.

Relativamente ao legado, daqui a trinta anos, o que nós fazemos agora vai parecer arcaico aos nossos descendentes.
 
Tanto na PS4 como na Xbox One, estou 100% digital. Obviamente que o facto de partilhar conta em ambas, facilita na decisão, na medida em que os custos são divididos a meias, e por um título novo, nunca devo ter pago mais de 27 euros, o que compensa, mesmo face a uma venda da uma edição física nos usados. Não tenho grande apego aos objetos/discos e a facilidade em termos práticos no manuseio do digital é algo com que estou muito confortável. Para mim, a decisão entre físico e digital é muito fácil de tomar.
 
Nas minhas consolas tenho a 100% em formato físico, tenho vários jogos que são edições especiais, no PC os poucos jogos que tenho são 100% digitais. Pessoalmente ter uma cópia física é melhor, como outros utilizadores já o disseram, tens mais que apenas um ícone num ecrã, infelizmente os jogos mais novos as cópias físicas cada vez vem com menos com a excepção das edições especiais e de colecionador.
Com um pouco de paciência consegue-se muitos jogos em formato físico a preços baixos mesmo edições especiais e para mim o que tenho é algo palpável e tenho controlo sobre a minha colecção, tudo o que é digital vai ao "sabor do vento" das várias lojas, seja steam etc...
Claro que tanto um formato como outro tem os seus lados bons e maus, cabe a cada pessoa o que melhor se adapta aos seus gostos, espero que tanto um formato como o outro possam coexistir, todos ficam a ganhar, sobretudo nós jogadores.
 
Eu na PS4 defino a minha escolha do seguinte modo :D

Jogos com componente online "intensa" (Fifa, Battlefield...) - Digital em partilha de conta
Jogos apenas com componente single player (Witcher 3...) - Fisico para depois vender ou trocar
 
Não faz é muito sentido os preços muitas vezes estarem equiparados ou o digital em certos casos ser mais caro que o físico, às vezes conseguimos comprar um jogo físico mais barato que um dlc, por exemplo.
 
Não faz é muito sentido os preços muitas vezes estarem equiparados ou o digital em certos casos ser mais caro que o físico, às vezes conseguimos comprar um jogo físico mais barato que um dlc, por exemplo.

consegues comprar físico mais barato quando o jogo deixa de estar no seu auge de lançamento e mais tarde quando já passou tempo suficiente que já ninguém se lembra e as lojas para escoar os restos do stock metem a preços quase dados para despachar, no entanto como já referi cada vez menos as lojas tem jogos físicos derivado à pouca procura, pois a malta prefere ir para o digital e descarregar logo para o HD da consola/pc do que ter centenas de monos em caixas só para dizer que tem, muitos só jogam uma vez e depois vendem o jogo assim que o acabam.

mudam-te os tempos mudam-se as tendenciais , longe vai o tempo que se tinha prateleiras cheias de filme, jogos, musicas em formato físico a ocupar espaço e ganhar pó.
 
Sim, mas a questão é que os dlc's deviam acompanhar a tendência e nem sempre é assim e isto também acontece no formato digital. Por exemplo, há uns tempos o Assassin's Creed Syndicate esteve em promoção a 9.99 na store, mas o dlc do Jack the Ripper estava a 15€.
Tem de haver aqui uma articulação entre o físico e digital entre os mesmos jogos, porque o que parece é que estão em concorrência quando o jogo é exactamente o mesmo. E é isto que também em parte, vai dividindo entre os que preferem o físico e o digital.
 
Sim, mas a questão é que os dlc's deviam acompanhar a tendência e nem sempre é assim e isto também acontece no formato digital. Por exemplo, há uns tempos o Assassin's Creed Syndicate esteve em promoção a 9.99 na store, mas o dlc do Jack the Ripper estava a 15€.
Tem de haver aqui uma articulação entre o físico e digital entre os mesmos jogos, porque o que parece é que estão em concorrência quando o jogo é exactamente o mesmo. E é isto que também em parte, vai dividindo entre os que preferem o físico e o digital.

sim estou a compreender , mas tudo a seu tempo, as coisas com o tempo vão-se ajustando consoante a preferência e procura do produto.
 
Opto pelos 2. Em princípio prefiro formato físico mas se tiver que comprar em digital assim o faço. É sempre melhor ter em formato físico, temos o jogo ali na mão e podemos trocá-lo ou vendê-lo. A única desvantagem é que temos de estar sempre a meter/tirar o CD para jogar a outro. Quanto ao digital dá jeito, há boas oportunidades na Store e é um bom complemento aos jogos físicos. Demora mais a sacar tudo do que com o CD mas também tem a vantagem de não se meter o CD.

Para mim talvez um 65% jogos físicos e 35% jogos digitais.

Disse isto á precisamente 2 anos e meio atrás, mantenho o minha opinião mas só mudo a %. Nesta altura 80% físico, 20% digital.
 
consegues comprar físico mais barato quando o jogo deixa de estar no seu auge de lançamento e mais tarde quando já passou tempo suficiente que já ninguém se lembra e as lojas para escoar os restos do stock metem a preços quase dados para despachar, no entanto como já referi cada vez menos as lojas tem jogos físicos derivado à pouca procura, pois a malta prefere ir para o digital e descarregar logo para o HD da consola/pc do que ter centenas de monos em caixas só para dizer que tem, muitos só jogam uma vez e depois vendem o jogo assim que o acabam.
Não concordo.

Em Portugal, no "auge" e até em day-one compra-se mais barato físico que digital.

E pegando na tua última frase/ideia, se reparares, vais contra o que dizes/pensas. Pois um jogo em 2a mão tem o valor que se quiser (leia-se mais baixo que o digital).
 
Sinceramente acho que é uma questão de gosto, não em relação ao propósito em si que é jogar mas mais na vertente de coleccionador pois a tendência é o formato fisico desaparecer por enumeras razões, sejam elas desperdicio de matérias primas e custos adicionais em termos de logistica bem como o simples facto de ser menos pratico andar a trocar de disco para jogar diferentes jogos.

Temos bons exemplos disso, antigamente para ler comprava-se revistas agora a maioria busca informação na internet em formato digital, o mesmo se passa na musica e com os filmes.

Agora anda na moda as mancave mas tudo se vai resumir ao que a industria adoptar como standart e nós iremos usar o formato que prevalecer.

Também acho que o digital têm muitos pontos positivos que o pessoal descura, um exemplo são os jogos indie, sem o formato digital não teriamos a diversidade que temos hoje em dia.
 
Última edição:
Back
Topo