Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Não concordo.

Em Portugal, no "auge" e até em day-one compra-se mais barato físico que digital.

E pegando na tua última frase/ideia, se reparares, vais contra o que dizes/pensas. Pois um jogo em 2a mão tem o valor que se quiser (leia-se mais baixo que o digital).

Não é assim tão linear, a não ser que estejas a falar em comprar a meias, nem sempre sai mais barato.
 
Quando os jogos para PC eram vendidos em formato big box, repletos de extras, como manuais exaustivamente completos, mapas e tudo o mais que pudesse ajudar a fomentar a ilusão, a experiência do jogo ficava inevitavelmente associada ao objecto físico. Depois recordo-me de um dia comprar o Mass Effect 2 para a Playstation 3 e aquilo ser apenas uma caixa, um disco, uma capa e um panfleto com instruções de segurança, resumindo, somente um meio de fazer chegar os 0s e 1s à consola.

Desde então e porque me recuso a adquirir edições de coleccionador (que na prática correspondem hoje às edições big box de antigamente), adquiro tudo por via digital, excepção feita aos jogos da Nintendo, porque retêm um valor substancial de revenda.
 
Não é assim tão linear, a não ser que estejas a falar em comprar a meias, nem sempre sai mais barato.
Sim, pode não ser linear.

Mas pegando num jogo day-one, o formato mais barato que encontro para comprar é físico.

(Não estou a contar com partilhas de contas online com amigos/familiares nem com sites de vendas manhosos.)
 
Existem rumores que a próxima Xbox de "baixo custo aka +/-300€", a Xbox Series S, será uma consola sem drive de DVD/BR. Ou seja, é necessário comprar os jogos em formato digital, ou usar um serviço de subscrição, como o Gamepass, EA Access, etc.

Qual a opinião da malta, boa ou má jogada?
Pós e contras em meter a consola mais barata talvez um pouco (300€ vs 350€) face a só poder jogar jogos digitais.
 
Eu já tinha posto dados do relatório de contas trimestral da Sony, que contradizem esses números. Se depois os moderadores acharem melhor criar um tópico à parte para se discutir isto, faz-se, mas acho melhor deixar isto claro. E isto não é exclusivo aos USA.

Yr 2019 - Q1 | Q2 | Q3
Digitais - 53% | 37% | 49%

https://www.sony.net/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/19q3_supplement.pdf
Acredito que no PC os números tenham "virado" há mais tempo. Nas consolas está a ver-se agora. Eu comprei a One S em 2016 e não tenho um único jogo físico. Na 360 por acaso eram todos físicos.

Most console players prefer physical games over digital downloads
Isto em 2018, como se vê pelos teus números está diferente agora.
 
Eu acho que haverá um nicho do mercado que só compra digital, e outro nicho que só compra físico, mas a grande maioria deve comprar em ambos os formatos.

Eu pessoalmente acho que é um tiro no pé, porque se queriam fazer uma consola barata para vender bem (como paezinhos quentes) tinham de a fazer o mais acessível a todos. E acho que tirar a drive implica menos vendas que 50€ a mais no preço da consola.
 
Acho uma péssima ideia face ao melhores preços no formato físico.

Achas mesmo?

Eis a minha experiência:

https://forum.zwame.pt/threads/xbox...-de-maio-16h00.1016319/page-182#post-16414535

E sim, claro que compensa por partilhar conta. Sem partilha, a equação já é diferente.

Este Natal ofereci uma Xbox SAD a um sobrinho. 90 e poucos euros. O Pai meteu Gamepass Ultimate por 3 anos por 85 euros. O miúdo tem jogos com fartura para 3 anos, o pai não precisa de gastar dinheiro em jogos e está feita a festa.

São opções. Por mim, o passado recente, presente e futuro é 100% digital (tal como o dos meus filhos, pelas opções digitais que o meu mais velho já toma).
 
Eu faço partilha e compensa e bem... Um jogo de lançamento tem-se por 30/35€, Plus (ou gold) por 20/22€, etc etc... Se bem que, eles podem retirar essa possibilidade de partilha na próxima geração.
 
Existem rumores que a próxima Xbox de "baixo custo aka +/-300€", a Xbox Series S, será uma consola sem drive de DVD/BR. Ou seja, é necessário comprar os jogos em formato digital, ou usar um serviço de subscrição, como o Gamepass, EA Access, etc.

Qual a opinião da malta, boa ou má jogada?
Pós e contras em meter a consola mais barata talvez um pouco (300€ vs 350€) face a só poder jogar jogos digitais.

não é má jogada, o pessoal que anda a comprar jogos físicos, tem de meter na cabeça que é algo com os dias contados, cada vez mais se usa a plataforma digital para comprar jogos alem de ser mais barato, o futuro passará mesmo por abandonar a unidade óptica nas consolas e passar só a existir conecção a internet e descarregar o jogo pretendido em formato digital da respectiva store...
 
Acho uma péssima ideia face ao melhores preços no formato físico.

Neste mercado, como em todos os outros, haverá um equilíbrio entre oferta e procura. Se os preços do formato digital estiverem acima do equilíbrio, descerão até o encontrar.

Na prática, ao remover intermediários (lojas), os preços até poderão baixar.

Note-se que estou sempre a falar de preços médios. Haverá pessoas que agora compram em promoção e depois revendem, etc. Esses poderão ficar a perder, mas são uma minúscula fração do mercado. Também não estou a contar com os que compram em formato digital e fazem o esquema de ter a "sua" consola em casa de um amigo e a consola "do amigo" em sua casa.
 
Sim partilha é diferente, não tinha pensado nisso porque nunca fiz com ninguém.

Mas físico existe o grande mercado de usados e as promoções, ainda a pouco fui buscar papel para a impressora e lá estava pague 1 leve 3 numa grande loja e já está assim a 3 semanas como o tinha mencionado no tópico próprio das promoções.

Da mesma maneira que houve a Worten a vender fallout 76 a 2,76 na versão Xbox e 3,99 na PS4.

Mas claro que também há situações que o físico compensa como o ac Odyssey gold a 12 eur no Brasil.

Agora partilha sim as coisas mudam, mas mesmo assim vou tentar optar sempre por fisico.
 
Isto tem o mesmo caminho que os filmes. Digital.
Tem um contra que são os usados, mas até isso tem solução se a Sony ou a MS quisessem.

sou completamente a favor do digital principalmente pelo preço e depois pela comodidade (sei sempre onde o jogo está à venda)
comprar jogo day one em mercados com Brasil Turquia ou Argentina, partilhando conta, não há preços iguais.

depois o serviço de aluguer de jogos, na MS o gamepass, leva ainda mais para isso, porque quase que deixei de comprar jogos.
 
Mas tem razão, a partilha torna diferente, nunca o fiz porque aqui só existe 2 pessoas com Xbox e o outro rapaz só joga fifa e cod.

Mas se for o futuro terei de seguir digital também, não há muito tempo ainda ouvia música de CDs, agora já tenho Spotify premium e YouTube premium, tive de seguir a evolução claro.

Quando chegar às consolas terá de ser, mas o que será das lojas que vivem maioritariamente dos videojogos?
 
(…)
Quando chegar às consolas terá de ser, mas o que será das lojas que vivem maioritariamente dos videojogos?

Acontece-lhes o mesmo que aconteceu aos fabricantes de carroças quando as pessoas começaram a ter carros. Mudam de negócio ou fecham.

Sim, isso de partilhar contas pode acabar.
Já para não falar em comprar jogos/keys em regiões que não a nossa, indo ao Brasil, Russia, etc.

Tudo pode acabar. No entanto, a Microsoft e a Sony não têm grande interesse em preocupar-se muito com isso. Quer o dinheiro entre por Portugal ou pelo Brasil, vai para eles na mesma. Se acharem que as pessoas estão a abusar por procurar promoções diferentes em cada país, têm a solução fácil de fazer promoções iguais para o mundo todo e aí até podemos comprar pela loja portuguesa.

Quanto à partilha de contas em diferentes consolas, já é feito há muito tempo, desde sempre que violou o acordo de utilização e mesmo assim a Microsoft e a Sony parecem não se importar. Até pode vir a acabar no futuro, mas não me parece que vá acontecer em breve. Mais depressa acaba a venda de jogos em formato físico, até por motivos ambientais (produção do disco/caixa e seu transporte).
 
Mas tem razão, a partilha torna diferente, nunca o fiz porque aqui só existe 2 pessoas com Xbox e o outro rapaz só joga fifa e cod.

Mas se for o futuro terei de seguir digital também, não há muito tempo ainda ouvia música de CDs, agora já tenho Spotify premium e YouTube premium, tive de seguir a evolução claro.

Quando chegar às consolas terá de ser, mas o que será das lojas que vivem maioritariamente dos videojogos?

O que aconteceu, por exemplo, aos videoclubes? ;)

É ver a história da Netflix e percebe-se a necessidade de adaptação que os padrões de consumo podem provocar nas empresas.
 
não é má jogada, o pessoal que anda a comprar jogos físicos, tem de meter na cabeça que é algo com os dias contados

Tendo em conta que 54% dos jogos vendidos em 9 meses do ano passado foram em formato físico, acho que é um bocado cedo para meter isso na cabeça.

Volto a lembrar que em 2013 a MS também achou que toda a gente deveria ter online para usar a Xbox One, e deu o resultado que deu. Quem manda no mercado é o cliente.

O que aconteceu, por exemplo, aos videoclubes? ;)

Novamente, diferente.
Acho que não conheço um serviço de aluguer de jogos.
 
Tendo em conta que 54% dos jogos vendidos em 9 meses do ano passado foram em formato físico, acho que é um bocado cedo para meter isso na cabeça.

Atenção que só tens esses números para a PS4. Há outras consolas e PC.

Além disso, nada te diz que essas vendas desaparecem se deixar de haver formato físico. Eu, por exemplo, prefiro digital, mas se o digital deixasse de existir, compraria físico, não deixaria de jogar os jogos que me interessam.
 
Acontece-lhes o mesmo que aconteceu aos fabricantes de carroças quando as pessoas começaram a ter carros. Mudam de negócio ou fecham.



Tudo pode acabar. No entanto, a Microsoft e a Sony não têm grande interesse em preocupar-se muito com isso. Quer o dinheiro entre por Portugal ou pelo Brasil, vai para eles na mesma. Se acharem que as pessoas estão a abusar por procurar promoções diferentes em cada país, têm a solução fácil de fazer promoções iguais para o mundo todo e aí até podemos comprar pela loja portuguesa.

Quanto à partilha de contas em diferentes consolas, já é feito há muito tempo, desde sempre que violou o acordo de utilização
e mesmo assim a Microsoft e a Sony parecem não se importar. Até pode vir a acabar no futuro, mas não me parece que vá acontecer em breve. Mais depressa acaba a venda de jogos em formato físico, até por motivos ambientais (produção do disco/caixa e seu transporte).

O que quebra os Termos de Serviço é as compra de jogos em mercados onde não temos uma morada fiscal verdadeira. A partilha de contas é uma feature oficial em ambas as fabricantes.
 
Back
Topo