Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Eu sei que isso existe, mas o user acima falou de um código para converter o físico em digital. Se for do género vir em CD mas com código na mesma as empresas só ficavam a perder com isso, porque usado o código depois podiam vender o CD a outra pessoa.
Isso de ser apenas o código e a caixa ficar para coleção, é gasto de material. Se querem digital para que querem uma caixa vazia?
Colecção.

É certo que existem os patches day one, mas para quem tem limites de tráfego e/ou internet lenta o o cd poupa uns GB de tráfego.

Quanto muito faziam o que se falou por alturas da One S All Digital: trocarem um jogo físico por um código digital numa MS Store.
A implementar algo do género o disco tinha de ser destruído na hora.
 
Comprar um jogo físico a 30€ para vender a 20€ ou comprar o digital em promoção a 10€, acaba por se poupar o mesmo.
Comprar em digital, quando as lojas estão a fazer promoções de leve 3 pague 2, acaba por compensar físico.

Enquanto consumidor o que interessa é gastar o menos possível.
 
Verificando o relatório de resultados financeiros da Sony que foram divulgados hoje, mais uma curiosidade que sustenta a tendência:

Software digital ratio during Q4 FY19 (Jan-Mar 2020) : 66% (vs 37% - FY2018)
  • Highest digital ratio ever for a quarter
mzmwesS.png
 
Curioso, haver sempre mais vendas digitais no Q1 e no Q4.

Se virem, a altura em que se vende mais, é quando se vende mais jogos fisicos.
O que para mim sustenta a ideia que as pessoas oferecem jogos fisicos no Natal, etc. E o digital vende sempre "o mesmo" ao longo do ano.
 
For reference:

EA said that 49% of its console full game sales in the past 12 months were via digital download.
Sony said that 51% of all games sold on PS4 in the last 12 months were via digital download.

In other words. We enter next gen with digital >50%.
https://twitter.com/ZhugeEX/status/1263472816390901761

Take Two says that 55% of console full game sales in FY2020 were digital, up from 38% last year. In other words, people purchased more games digitally than physically.
This year, Take Two expects digital share of console game sales to reach 68%. (Slate skews digital).
https://twitter.com/ZhugeEX/status/1263472264630108162
 
O formato fisico deveria ser sempre obrigatório existir, totalmente digital apenas os serviços de subscrição.
Um jogo digital não é totalmente meu, o físico é.
A unica vantagem que vejo no digital é o facto de não se estragar ou perder.
 
Existe uma outra situação, que para já penso que ainda não aconteceu. E se a xbox/playstation deixarem de existir e/ou desligarem os servidores? Claro que isto raramente acontece e para o geral dos jogadores não se aplica, a não ser que a malta queira ser mais nostálgica, mas eu neste momento consigo pegar na ps1/ps2, pegar no cd e jogar. No futuro, se por acaso decidir pegar numa consola da geração atual em que tenha comprado o jogo em formato digital e não estiver instalado na consola, como vai funcionar?
 
Existe uma outra situação, que para já penso que ainda não aconteceu. E se a xbox/playstation deixarem de existir e/ou desligarem os servidores? Claro que isto raramente acontece e para o geral dos jogadores não se aplica, a não ser que a malta queira ser mais nostálgica, mas eu neste momento consigo pegar na ps1/ps2, pegar no cd e jogar. No futuro, se por acaso decidir pegar numa consola da geração atual em que tenha comprado o jogo em formato digital e não estiver instalado na consola, como vai funcionar?


Não sei o caso da PSN e da Microsoft Store, mas por exemplo, a Steam tem um "plano" preparado para o caso disso acontecer, e poderes sacar os jogos DRM FREE e ficares com eles, para poderes armazenar onde quiseres (seja pen, disco, etc etc).
 
É um risco. Tal como é um risco, por exemplo, estragar-se um disco físico - exemplo recente: https://forum.zwame.pt/threads/playstation-4-topico-oficial.648023/page-3126#post-16451633 , uma drive óptica ir ao ar, etc...
Uma coisa é um jogo ou uma drive avariar. Consegues arranjar alternativa sem grande esforço. Outra é o serviço fechar portas.
Em serviços tipo o Gamepass, pagamos, mas já sabemos à partida que nada é nosso, e que apenas temos acesso temporário aos jogos.

A maioria das pessoas nunca pensa no problema (eu inclusive que tenho muita coisa na Steam), até ao momento em que vai acontecer.
 
@Spiderman Claro que pode acontecer. Não o nego.

Se estou preocupado em relação a isso? Nem um bocadinho. Por norma, já tenho dificuldade em pegar em jogos de gerações anteriores, pelo que, se o mundo "acabar" (isto é, se a Microsoft, a Sony, a Epic ou a Steam falir) dentro de alguns anos, o que jogo atualmente fará parte de um passado que não me preocuparei em "revisitar" (como já raramento o faço com o que está no atual "passado"). ;)

Mas isto sou eu, que não sou nada apegado a estes "bens". É um hobbie, nada mais, pelo que não tenho qualquer apego ao "bem físico" e se uma dessas bibliotecas digitais forem desligadas (falencia de um gigante), quando acontecer, muito provavelmente já não estarei cá para testemunhar o "caos" :coolshad:
 
Mais tarde ou mais cedo vai acontecer. A economia está uma "pandemia".

Quanto a dizeres ser apenas um hobbie para ti, se os Jogos fossem apenas um passatempo, não estávamos a escrever nesta secção. Gostas e jogas mais Jogos que muitos de nós por aqui ;)

Num futuro próximo, uma mega-explosão-electromagnética vai rebentar com os servidores online e o pessoal vai ter de ir buscar as 8/16-bit ao sótão [emoji14]
 
Tenho maioritariamente jogos físicos mas nos últimos dias deparei-me com uma situação que não gostei.
Ia jogar ao Bloodborne e a aplicação dava erro, dizia que estava sujo ou riscado. Fui ver na parte detrás e tinha para minha surpresa uma mancha. Fui ver os outros 37 cd's e tinha mais outros 3 com o mesmo problema. Sempre estiveram guardados nas caixas, sempre tive cuidado e não tinham um risco sequer. Nos últimos meses guardei-os( mesmo sem saber desse problema) numa bolsa.

Mesmo assim não fiquei sem jogar ao Bloodborne, utilizei o truque da pasta de dentes e fez-se magia, já consigo jogar ao Bloodborne. :)
 
@SpidermanMas isto sou eu, que não sou nada apegado a estes "bens". É um hobbie, nada mais, pelo que não tenho qualquer apego ao "bem físico" e se uma dessas bibliotecas digitais forem desligadas (falencia de um gigante), quando acontecer, muito provavelmente já não estarei cá para testemunhar o "caos" :coolshad:

Imagina que o meu hobbie é andar de bicicleta. E para isso compro uma da marca "Xbox", uma Xbike. Eu gostava de se um dia a Xbox deixar de produzir bicicletas, eu poder na mesma ir dar umas voltas ao fim de semana com a minha que já comprei.

E não digo que também vou estar cá para ver a Microsoft falir, mas abandonar o negócio das consolas? Porque não? Certamente conheces marcas de consolas da tua infância que ou faliram, ou abandonaram o mercado de consolas domesticas.
 
@Spiderman Claro. Como digo, tudo é possivel.

Contudo, no meu caso em particular, nunca fico com consolas da geração anterior e nao jogo nada das gerações anteriores. Nada mesmo. Salvo remasterizacoes feitas para a geração atual.

Daí o facto de não ser apegado ao físico ou à nostalgia do passado. Sou muito prático e considero que tudo tem o seu tempo e tendo sido usufruído, outros coisas posteriores ocupam o espaço dedicado ao hobbie. Essa é a diferença (respeito contudo o retro gaming, os colecionadores , etc... contudo, para mim, considero um desperdício de espaço e tempo... sublinho: no meu caso pessoal e no que me dá prazer neste hobbie).

O que faliu na infância, faliu. Passou. Já não me dizia nada, mesmo. Quando a Microsoft (ou a Sony) falir ou desistir do negócio das consolas, sr calhar já nem existem consolas nessa altura. Não sabemos (mas vejo as tendências de longo prazo e percebo claramente para onde tudo isto está a caminhar).

Como digo, tudo tem o seu espaço e tempo. Cada um valoriza-o do modo como acha mais adequado. Saudoso do passado, ou apegado a coisas nostálgicas gaming do passado, não é... de todo, o que valorizo.
 
Apesar de os jogos da atual geração serem "melhores", gosto de jogar jogos que me passaram ao lado nas gerações anteriores, à dois anos joguei a link to the past, os super mario galaxy, de momento estou a jogar FFIX ( e adorar, tem alguns problemas tecnicos, mas as mais valias disfarçam os aspectos menos positivos) e depois pretendo jogar o alan awake (bendito GP :P), mas se a MS fecha portas, acaba o gamepass, mas hoje posso jogar os super mario galaxy porque são formato fisico.
 
Back
Topo