Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Vamos ver se nos entendemos, a compra de jogos novos é fundamental para manter o ciclo de vida do formato físico, acho que até aqui todos estamos de acordo mas também ninguém é obrigado a comprar tudo a full price, por isso mesmo existem as campanhas para satisfazer as necessidades dependendo do bolso de cada um. E quem está totalmente do lado das empresas a tentar forçar e a pagar quantias exorbitantes pelos jogos é apenas louco.

A questão dos usados é muito contraditória, embora limite os ganhos, também tem o benefício de movimentar mais produto, o que pretendo dizer com isto é que uma percentagem do que foi comprado novo já está abatida em quem comprou usado, na prática o melhor negócio para a empresa foi quem comprou mais artigos e contribuiu com 70 ou 80€ do que alguém que o vai comprar novo a 19.99, acaba por ser um ciclo vicioso que cria muito mais oportunidades para escoar stocks.

Também tenho a certeza de que muitos dos que vão pelo digital também não adquirem os jogos no lançamento à espera que o mesmo caia no saco ou sapatinho das subscrições, estão a pagar de igual modo apenas uma pequena percentagem de um plano ou serviço genérico com acesso a determinadas licenças por tempo limitado e isso por mais que o defendam com unhas e dentes não é viável nem paga todos os custos inerentes de quem criou e publicou os jogos.
 
Não tens de pagar nada à Sony pela Revenda, se a revenda simplesmente deixar de existir.

O que acontece no mercado do PC? É exatamente isso. Vendas de licenças sem hipoteses de haver revenda. Mesmo no caso de comprares um jogo em caixa para o PC, o que vai ter lá dentro é um codigo de atiuvação do jogo, logo não há revenda.

Isto já está feito há muitos anos, é uma questão de tempo para migrar para as consolas.

Lá está, estás a anunciar a morte do formato fisico.
Porque no pc já é assim, e nas consolas também vai ter que ser.

@gif, olha aqui outro exemplo que tinhas pedido.
 
Por mim mantém-se o formato físico e digital, uso os 2. Prefiro o físico mas gosto do digital também. E não quero que o físico acabe na próxima geração.
 
O físico começa a não ter user base suficiente para muitos jogos. Blockbusters sim, agora jogos com vendas mais modestas vão virar - se todos para aquelas edições a posterior feitos por empresas especializadas.
 
Rubenzito

Desculpa mas quais exemplos de querer a extinção do formato físico???

Acho que tens de começar a ler as coisas de outra forma e olhar o que se anda a falar e não andar aqui sempre a bater no ceguinho, as respostas que são por mim e por outros é a realidade neste momento de como as coisas se estão a encaminhar, com o aumento do digital e cada vez menos o físico, ninguém aqui disse que queria que o formato físico acabasse...

O problema aqui no teu caso é que não estás a aceitar a mudança como muitos, então pegas em qualquer argumento aqui dito como se fossemos a favor da extinção do físico.

Tens de te adaptar as mudanças tal como todos nós, de resto não há aqui muito mais para debater, já falamos em pros e contras de ambos, mas todos sabemos que isto nas consolas iria enveredar para o digital abrindo outros horizontes e o físico começar a decair...​
 
Quem pirateia está provado que não compraria os jogos. Mas quem compra jogos usados, se não os conseguir espera por uma promoção, que no final ficará ao mesmo preço do usado, o dinheiro é que tem um destino diferente.

Como não há dados para comprovares isso, ficamos só com a especulação...
Nada está provado, há estudos apenas. E na mesma onda há o pessoal dos usados.

Há gente que só vai para o OLX comprar pechinchas. Nem pensa no mercado novo.
 
Rubenzito

Desculpa mas quais exemplos de querer a extinção do formato físico???

Acho que tens de começar a ler as coisas de outra forma e olhar o que se anda a falar e não andar aqui sempre a bater no ceguinho, as respostas que são por mim e por outros é a realidade neste momento de como as coisas se estão a encaminhar, com o aumento do digital e cada vez menos o físico, ninguém aqui disse que queria que o formato físico acabasse...

O problema aqui no teu caso é que não estás a aceitar a mudança como muitos, então pegas em qualquer argumento aqui dito como se fossemos a favor da extinção do físico.

Tens de te adaptar as mudanças tal como todos nós, de resto não há aqui muito mais para debater, já falamos em pros e contras de ambos, mas todos sabemos que isto nas consolas iria enveredar para o digital abrindo outros horizontes e o físico começar a decair...​

Tanto já me adaptei que neste momento estou no digital...
E como adepto do mercado liberalizado, sou adepto da liberdade de escolha.
Sou a favor dos dois formatos e não da extinção de um em detrimento de outro, porque é mais trendy.
Há espaço para ambos os formatos, mesmo que um tenha menos procura que outro.
 
Tanto já me adaptei que neste momento estou no digital...
E como adepto do mercado liberalizado, sou adepto da liberdade de escolha.
Sou a favor dos dois formatos e não da extinção de um em detrimento de outro, porque é mais trendy.
Há espaço para ambos os formatos, mesmo que um tenha menos procura que outro.

Mas ninguém diz o contrário, apenas estamos a constatar que embora exista espaço e a escolha seja boa. Ela eventualmente vai desaparecer, como a pouco e pouco já se nota.

Se é bom para quem compra físico? Não é.
Se é o que vai acontecer caso isto não de uma grande volta? Sim infelizmente para quem gosta do formato.


Mercado liberalizado... Mas isto é apenas o mercado a funcionar, diminui a procura pelo físico e aumenta pelo digital, qual é o caminho mais lógico para a oferta?

E estas conversas de o pessoal estar contra ou a favor ... De nada serve (embora ainda não vi ninguém contra o digital por aqui), porque são apenas uma gota de água num oceano, podem tentar ir contra a maré mas eventualmente vão acabar arrastados.


Neste caso é o pessoal do físico a ser arrastado para o digital, mas poderia ser ao contrário, e ou o pessoal se adapta ou muda de hobby, porque não me parece que a tendência da esmagadora maioria vá mudar de repente.
 
As edições físicas podem ser levantadas à meia noite em loja de igual modo.

god.png
Este post foi no tópico do jogo GoW mas respondo aqui.

Isto cada vez é mais uma raridade...

Quem gosta do físico e tiver familiares pequenos, dêem a conhecer esta romaria/tradição que se vai perder :)
 
Ainda este fds fui a uma loja. A parte gaming foi diminuída em espaço e visibilidade, para ser substituída por uma parte enorme de merchandising. Peço desculpa para quem colecciona, mas aquilo é desperdício de espaço, dinheiro e plástico.
 
Última edição pelo moderador:
Agora imagina as vendas digitais desses mesmos grandes lançamentos...

Ainda falando do novo GoW... Bundle oficial PS5 com disco e o GoW é código/digital.
 
Ainda este fds fui a uma loja. A parte gaming foi diminuída em espaço e visibilidade, para ser substituída por uma parte enorme de merchandising. Peço desculpa para quem colecciona, mas aquilo é desperdício de espaço, dinheiro e plástico.

Mas se calhar vende mais e rende mais as lojas do que ter jogos em formato fisico.

Independentemente de se gostar ou não, eles devem ter feito estudos porque não estão lá para perder €
 
Acho que este argumento se torna um pouco desnecessário quando as copias "físicas" do jogo já nem vêm com o jogo completo e / ou requerem atualizações para ser possível jogar o mesmo.
 
Ainda este fds fui a uma loja. A parte gaming foi diminuída em espaço e visibilidade, para ser substituída por uma parte enorme de merchandising. Peço desculpa para quem colecciona, mas aquilo é desperdício de espaço, dinheiro e plástico.

Por acaso hoje também fui a uma, e pela descrição que dás, deve ser da mesma cadeia de lojas.
De facto, vê-se um enorme espaço dedicado a isto, e fiquei com um feeling misto.
Concordo em parte que seja um desperdicio de espaço, dinheiro e plástico.
Mas por outro lado bate uma certa nostalgia.
Por exemplo estavam lá figuras dos bonecos da disney, uma com a Branca de Neve e os 7 anões, mais a bruxa e o castelo.
Tudo isto numa só peça e a um escala considerável, uma peça lindissima, compreendo o appeal.

A parte do gaming é que é a sacrificada.
É que mesmo no digital, antigamente ainda se via os cards com o season passes, a até mesmo jogos.
Agora, além do gaming fisico, só vemos os plus e os gamepasses, mas tudo de uma forma muito timida.
 
Back
Topo