Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Ainda tenho a minha (e funciona). :D

O formato físico faz-me cada vez mais sentido apenas para as edições de coleccionador, e mesmo essas depois acabam também por levar com bastante conteúdo digital extra, com tanto DLC e patch que entretanto lançam para corrigir erros ou fazer render o peixe.
 
EW2RJvAXgAEHt5q.jpg


:D
A Ngage é a excepção (provavelmente a única) à regra.
O grande grosso dos jogos no mercado mobile (feitos em Java ou Flash na maioria) já na altura eram distribuídos via online ou através da rede dos operadores.
 
Nada contra o formato digital, mas sou contra serviços unicamente streaming, como complemento sou a favor.
O que aconteceu ao Stadia, o que agora o HBO anda a fazer, retirar series produzidas por ejes do catálogo, são sinais que um futuro unicamente steaming nos mete completamente dependentes das decisões do serviço.
 
Nada contra o formato digital, mas sou contra serviços unicamente streaming, como complemento sou a favor.
O que aconteceu ao Stadia, o que agora o HBO anda a fazer, retirar series produzidas por ejes do catálogo, são sinais que um futuro unicamente steaming nos mete completamente dependentes das decisões do serviço.

Isso pode acontecer por streaming ou sem ser por streaming.

Por exemplo com o gamepass, se a Microsoft quiser retirar os jogos produzidos por ela própria do catálogo, mesmo que os tenhas instalados já não jogas.
Logo qual a diferença entre streaming ou instalar?
 
Também retiram de venda no formato físico...

Completa falsa equivalência.

Compras algo em formato físico, é teu para sempre sem possibilidade de revogação de licença.
Jet Set Radio Future não existe nas prateleiras há mais de 20 anos, no entanto eu posso jogar o jogo na minha Xbox porque o comprei.

Numa plataforma de subscrição/aluger/streaming pode desaparecer o conteúdo da face da terra.
Nos próximos tempos para verem o Westworld vão ter de procurar meios ilegais para o fazer.
Só se salva quem... comprou as temporadas em formato físico :)
 
Ele refere de às lojas. Que podem retirar de venda. Logo a lógica dele está certa

Podem, mas as pessoas que tinham acesso antes não o perdem.
É o detalhe que faz TODA a diferença.

Logo a lógica dele não faz qualquer sentido. Um jogo físico sair da prateleira e ser descontinuado ao longo de X anos é o ciclo natural.
Quem o comprou na janela de disponibilidade fica com ele para sempre e enquanto mantiver a sua cópia.
Descontinuar algo afecta novas compras apenas.

Um jogo/série/filme num serviço de streaming ou plataforma digital pode sair de lá e o acesso fica restrito para toda a gente.
Quer tenhas subscrito há 6 meses ou há 1 dia, ficam todos sem o mesmo.
Eu tenho HBO Max há 6 meses e agora que vão tirar o Westworld vou ficar sem poder ver a série, da mesma forma que novos subscritores vão deixar de poder ver também.
 
Última edição:
Podem, mas as pessoas que tinham acesso antes não o perdem.
É o detalhe que faz TODA a diferença.

Logo a lógica dele não faz qualquer sentido. Um jogo físico sair da prateleira e ser descontinuado ao longo de X anos é o ciclo natural.
Quem o comprou na janela de disponibilidade fica com ele para sempre e enquanto mantiver a sua cópia.
Descontinuar algo afecta novas compras apenas.

Um jogo/série/filme num serviço de streaming ou plataforma digital pode sair de lá e o acesso fica restrito para toda a gente.
Quer tenhas subscrito há 6 meses ou há 1 dia, ficam todos sem o mesmo.
Eu tenho HBO Max há 6 meses e agora que vão tirar o Westworld vou ficar sem poder ver a série, da mesma forma que novos subscritores vão deixar de poder ver também.

A lógica faz todo o sentido. Estás a comparar exatamente o mesmo. Vamos supor:

WestWorld saiu em formato físico. Logo, "quem o comprou na janela de disponibilidade fica com ele para sempre e enquanto mantiver a sua cópia". Em formato digital, aplica-se exatamente o mesmo... Saiu, esteve um tempo, e fica quem assistiu na "janela de disponibilidade" ficou com ele visto. Podemos até dizer, que pode ser o "ciclo natural", pois nem tudo fica para sempre disponível.

Eu tenho HBO, tenho leitor de BR, DVDS e tudo mais... No entanto, vou ficar sem poder ver a série porque não se vende em formato físico.
 
Isso pode acontecer por streaming ou sem ser por streaming.

Por exemplo com o gamepass, se a Microsoft quiser retirar os jogos produzidos por ela própria do catálogo, mesmo que os tenhas instalados já não jogas.
Logo qual a diferença entre streaming ou instalar?
Podes comprar os jogos. Se não fores tu a sempre alguém que os tem. Por steaming ninguém tem, nem é te dada a hipótese de comprar (por acaso é dado, mas é estúpido comprar).
 
A lógica faz todo o sentido. Estás a comparar exatamente o mesmo. Vamos supor:

WestWorld saiu em formato físico. Logo, "quem o comprou na janela de disponibilidade fica com ele para sempre e enquanto mantiver a sua cópia". Em formato digital, aplica-se exatamente o mesmo... Saiu, esteve um tempo, e fica quem assistiu na "janela de disponibilidade" ficou com ele visto. Podemos até dizer, que pode ser o "ciclo natural", pois nem tudo fica para sempre disponível.

Como é que se aplica o mesmo se um é "manter-se para sempre" e o outro é "manter durante um tempo (e ficar refém da boa vontade de empresas)"? São ordens de grandeza muito diferentes mesmo.

As coisas em formato físico ficam para sempre disponíveis para quem as adquiriu, se conservadas. Em teoria não têm tempo de validade.
As digitais ficam disponíveis até a empresa que os detém quiser que estejam disponíveis.

Eu tenho HBO, tenho leitor de BR, DVDS e tudo mais... No entanto, vou ficar sem poder ver a série porque não se vende em formato físico.

Então concordas com a importância de preservar formato físico, que é o único formato que neste momento garante que um fã de Westworld possa rever a série.
 
Parece-me estão a confundir/misturar situações que não são equivalentes, e como tal não equiparáveis. Uns fazem referência a compras tradicionais, outros a serviços de subscrição.

Os serviços de subscrição digitais são equivalentes aos clubes de vídeo que alugavam formatos físicos. Em ambos os casos, o serviço encerrando ou o conteúdo sendo retirado do serviço, deixa de ser possível novos alugueres do mesmo. É algo expectável...

Um jogo ser retirado das prateleiras das lojas físicas, é uma situação equivalente a um jogo ser retirado (delisted) de uma loja digital para compras digitais tradicionais. Em ambos os casos, quem comprou o conteúdo antes da sua retirada, continua a ter acesso ao mesmo após a dita retirada. Quem não o comprou até então, tem por exemplo no físico o mercado de usados para arranjar um cópia, e no digital o mercado de keys, ambos limitados à quantidade que possa ou não existir.

Fazendo referência a este delist que a Epic levou a cabo ontem, todos os jogos Unreal para Steam ainda podem ser adquiridos em keyshops. O Unreal Deal Pack inclui todos.
Os servidores oficiais foram no entanto desligados para MP online, mas devem existir servidores privados mantidos pela comunidade.

 
Os serviços de subscrição digitais são equivalentes aos clubes de vídeo que alugavam formatos físicos. Em ambos os casos, o serviço encerrando ou o conteúdo sendo retirado do serviço, deixa de ser possível novos alugueres do mesmo. É algo expectável...

Não exactamente. O problema principal é que, no caso da HBO Max por exemplo, perder o conteúdo por streaming é perder qualquer acesso ao mesmo em qualquer tipo de plataforma.
No caso do velho videoclube, o vídeo podia sair da loja (e mesmo assim, havia concorrência que o poderia disponibilizar) mas estaria disponível para compra fora do formato de aluguer.

Em ambos os casos, quem comprou o conteúdo antes da sua retirada, continua a ter acesso ao mesmo após a dita retirada.

Mas tens de pôr um asterisco nisso porque se a loja desaparecer o acesso a novos downloads também pode desaparecer. Continuas a ter muito menos controlo da situação.
 
Não exactamente. O problema principal é que, no caso da HBO Max por exemplo, perder o conteúdo por streaming é perder qualquer acesso ao mesmo em qualquer tipo de plataforma.
No caso do velho videoclube, o vídeo podia sair da loja (e mesmo assim, havia concorrência que o poderia disponibilizar) mas estaria disponível para compra fora do formato de aluguer.



Mas tens de pôr um asterisco nisso porque se a loja desaparecer o acesso a novos downloads também pode desaparecer. Continuas a ter muito menos controlo da situação.

Se a loja desaparecer, se o disco se estragar.
E disseste bem (pode) não quer dizer que desapareça.
Pelo menos no mercado de consolas para as lojas desaparecerem quer a Microsoft ou a Sony tinham de ir ao fundo, não vejo isso a acontecer mas o futuro ninguém sabe.
 
Se a loja desaparecer, se o disco se estragar.
E disseste bem (pode) não quer dizer que desapareça.
Pelo menos no mercado de consolas para as lojas desaparecerem quer a Microsoft ou a Sony tinham de ir ao fundo, não vejo isso a acontecer mas o futuro ninguém sabe.

Muito dificilmente se estraga se for conservado. Existem cartuchos com 40 anos a funcionar.

Não têm de ir ao fundo. Basta olhares para a Vita. Basta olhares para a Wii (a Nintendo também é empresa).
É um futuro quase inevitável para as velhas gerações e para os jogos antigos.
 
Não exactamente. O problema principal é que, no caso da HBO Max por exemplo, perder o conteúdo por streaming é perder qualquer acesso ao mesmo em qualquer tipo de plataforma.
No caso do velho videoclube, o vídeo podia sair da loja (e mesmo assim, havia concorrência que o poderia disponibilizar) mas estaria disponível para compra fora do formato de aluguer.

Mas aí já é um problema de exclusividade do conteúdo ao serviço de subscrição, sem alternativa tradicional que não envolva uma subscrição, e não propriamente do formato.

Quanto à concorrência dos clubes de vídeo, sei que algumas cadeias (Blockbuster por exemplo) tinham exclusividade de alguns filmes e jogos para aluguer. É mais outra similaridade.

Mas tens de pôr um asterisco nisso porque se a loja desaparecer o acesso a novos downloads também pode desaparecer. Continuas a ter muito menos controlo da situação.

Asteriscos há sempre, em ambos os formatos, quer envolvam ou não subscrições. No caso que apresentas, já aqui foi dito várias vezes que é uma questão de fazeres o download antes do encerramento da loja digital, e a partir daí fazeres os backups que bem entenderes, como foi com o exemplo da Wii como bem referiste (o encerramento da store da Vita não foi cancelado, assim como a da PS3?).
 
Última edição:
Uma das coisas que me irrita no streaming e por sua vez de ter tanta confiança, não é as coisas desaparecerem do catálogo (no mercado físico as coisas ficam out of print, apesar que no digital não faz muito sentido... decisões), mas sim alteração desses produtos.

Por exemplo, quem se Lembra das Aventuras do Young Indiana Jones dos anos 90? Para quem não se lembra, mostrava a juventude do Indiana Jones, mas era contado na prespectiva de um Indiana Jones sénior, reformado. Ora, a série está disponível na Paramount+ nos States e decidiram editar a série em que essas cenas do Indiana Jones sénior, foram totalmente cortados.
 
Back
Topo