Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Eu até acho que o adiamento e cancelamento do jogos é para cumprirem as metas ambientais anuais tal é a preocupação destas empresas com o ambiente :-D

Até o Mcdonalds foi obrigado a trocar as palhetas de plástico por palhetas de cartão (que não valem nada), achas que é essa alteração que vai mudar o mundo? Não. Mas a União Europeia e os States andam a atacar isso, é o que está na moda. Tudo o que é produzido com plásticos, se houver algum tipo de alternativa possível, é para deitar abaixo.

Mas a principal motivação da Sony/Microsoft nem será essa, mas sim a de acabar com o mercado paralelo de jogos usados. Isso sim, é dinheiro desviado da conta deles.
 
Tinha escrito isto noutro lado, mas vou deixar aqui também, para esclarecerem qualquer duvida sobre a minha opinião neste assunto do Físico vs Digital, tendo em conta que já cheguei a ser acusado no passado que desejo que o digital desapareça:

Primeiro ponto: Para mim é igual se alguém compra físico e eu digital. Não me faz diferença alguma nem afeta a minha experiência. Por isso é-me igual ao litro se o físico morre ou continua, nem tão pouco é meu desejo que o fisico desapareça.

Segundo ponto: Se eu fosse CEO da Sony ou Microsoft estava mortinho para matar o físico. O mercado paralelo de jogos usados desaparecia, e ao mesmo tempo reduzia custos. Drive blu ray desaparecia, caixas desapareciam, discos desapareciam.

Terceiro ponto: Não sei se um dia destes não é a própria União Europeia ou os States a exigirem que o físico termine, pois a pegada ambiental é grande e andam constantemente à caça de reduzir isso em tudo o que é possível.
Neste caso, a drive de bluray deixava de ser produzida, as caixas de plástico deixavam de ser produzidas, os discos deixavam de ser produzidos. Toda a logística de envio de jogos para todo o mundo tem também uma pegada ambiental grande devido aos transportes, e isso também desaparecia.

Com estes 3 pontos em mente, não tenho a mínima dúvida que o físico tem os dias contados. Não estou a afirmar que desejo isso, mas sim que tenho praticamente a certeza que irá acontecer num futuro breve.

Certo, mas o meu ponto é que não interessa a tendência que vai ter o futuro, isso não justificação para o que se passou (ou iria passar ainda bem que não aconteceu).

Em relação ao meio ambiente vamos lá a ver uma coisa, mas quem é que anda a mandar jogos para o lixo?
Compreendo quando estamos a falar de bens descartáveis, normalmente é onde se tem tentado ir mais atrás, como o caso das palhinhas, etc que se deita emdiatamente fora.

Deitar jogos fora nos dias de hoje, com o valor que tem sempre em segunda mão, especialmente retro, é impensável só um idiota o faria... Usarem isso como desculpa para acabarem com o fisico seria das coisas mais parvas que já vi, mas não quer dizer que não o façam como desculpa para se livrarem do fisico/revendas, sinceramente...

É obvio também que os jogos se estragam, caixas partem e deitam-se fora mas também podem ser reciclados (caixa/papel, mais problematico no caso do cd). Também ter em conta que jogos digitais muitas vezes obrigam a comprar mais hdds para armazenamento/backups e que puluem tambem.

Servidores ligados 24/7 sempre a fazer downloads/uploads gastam muita energia também, então em casos streaming nem se fala, em que o numero de servidores dedicados aumenta exponencialmente (e sendo isto que possivelmente o futuro se dirige).
 
Última edição:
Servidores ligados 24/7 sempre a fazer downloads/uploads gastam muita energia também, então em casos streaming nem se fala, em que o numero de servidores dedicados aumenta exponencialmente (e sendo isto que possivelmente o futuro se dirige)

Fazeres um download de um jogo se calhar gasta menos energia do que a Drive de Bluray a ler o disco e a instalar o mesmo. Não é por aí.
E se jogares na Cloud, está o servidor a gastar energia a correr o jogo, mas por outro lado, estás tu a gastar muito menos energia do que se estivesses a correr nativamente. Uma mão lava a outra.


É obvio também que os jogos se estragam, caixas partem e deitam-se fora mas também podem ser reciclados (caixa/papel, mais problematico no caso do cd). Também ter em conta que jogos digitais muitas vezes obrigam a comprar mais hdds para armazenamento/backups e que puluem tambem.

Não querem saber se a população deita fora ou não. Existe uma guerra ao plástico, e tudo o que for possível cortarem, vão tentar cortar.

Vivemos todos no mesmo planeta, acho que esta batalha tem sido óbvio para toda a gente.
 
Não querem saber se a população deita fora ou não. Existe uma guerra ao plástico, e tudo o que for possível cortarem, vão tentar cortar.

Vivemos todos no mesmo planeta, acho que esta batalha tem sido óbvio para toda a gente.

Faz mais sentido irem atràs de bens descartáveis, esses são o pirores. A meu ver, ao acontecer, será somente e mais pelo que disses-te acima, usarem como desculpa para se tentarem livrar do formato que lhes dá menos lucro a longo prazo...
 
Faz mais sentido irem atràs de bens descartáveis, esses são o pirores. A meu ver, ao acontecer, será somente e mais pelo que disses-te acima, usarem como desculpa para se tentarem livrar do formato que lhes dá menos lucro a longo prazo...

Aqui está a palavra chave: lucro. Obviamente à custa de opções para os consumidores.
Como sou apenas accionista da minha carteira, prefiro ter opções para a compra de produtos.
 
@Ziming eu no passado já trabalhei num aterro, e acredites ou não as pessoas mandam jogos fora, até jogos da PS4 lá vi.

De vez em quando lá passada um no tapete, outras vezes eram sacos cheios.
Não era algo comum, mas acontecia.

Aliás eu próprio tenho ali alguns da PS2 que qualquer dia devem ir pelo mesmo caminho, era para guardar para os meus filhos mas os pequenos já tem uma xss, logo está apenas a ocupar espaço.
 
Até o Mcdonalds foi obrigado a trocar as palhetas de plástico por palhetas de cartão (que não valem nada), achas que é essa alteração que vai mudar o mundo? Não. Mas a União Europeia e os States andam a atacar isso, é o que está na moda. Tudo o que é produzido com plásticos, se houver algum tipo de alternativa possível, é para deitar abaixo.

Mas a principal motivação da Sony/Microsoft nem será essa, mas sim a de acabar com o mercado paralelo de jogos usados. Isso sim, é dinheiro desviado da conta deles.

Por acaso acho que trocar CONSUMIVEIS/DESCARTAVEIS da maior cadeira de fast food do mundo é uma medida com muito impacto.

Uma caixa de um jogo pode ser útil durante décadas e décadas antes de ir parar a um aterro. Uma palheta é de utilização única.

@Ziming eu no passado já trabalhei num aterro, e acredites ou não as pessoas mandam jogos fora, até jogos da PS4 lá vi.

De vez em quando lá passada um no tapete, outras vezes eram sacos cheios.
Não era algo comum, mas acontecia.

Aliás eu próprio tenho ali alguns da PS2 que qualquer dia devem ir pelo mesmo caminho, era para guardar para os meus filhos mas os pequenos já tem uma xss, logo está apenas a ocupar espaço.

Se vendesses/oferecesses esses jogos a alguém que lhes desse uma nova vida estarias a ser mais amigo do ambiente que se os deitasses simplesmente ao lixo.
 
Por acaso acho que trocar CONSUMIVEIS/DESCARTAVEIS da maior cadeira de fast food do mundo é uma medida com muito impacto.

Uma caixa de um jogo pode ser útil durante décadas e décadas antes de ir parar a um aterro. Uma palheta é de utilização única.



Se vendesses/oferecesses esses jogos a alguém que lhes desse uma nova vida estarias a ser mais amigo do ambiente que se os deitasses simplesmente ao lixo.

Tinha de estar a testar um a um, porque alguns o disco deve estar estragado.

Mas sim posso tentar colocar à venda não sei é se alguém lhe pega.

Aliás um dos motivos de ter feito a transição para full digital é mesmo isso, menos lixo cá por casa, além dos preços mais baixos.
 
Última edição:
Tinha de estar a testar um a um, porque alguns o disco deve estar estragado.

Mas sim posso tentar colocar à venda não sei é se alguém lhe pega.

Aliás um dos motivos de ter feito a transição para full digital é mesmo isso, menos lixo cá por casa, além dos preços mais baixos.

Então mas tu estás a falar em salvar o ambiente e depois deitas as coisas para o lixo?? Não deixas de ser irónico...
Sabes que há muitas lojas de usados te testam isso e te dão dinheiro por eles, certo? Aliás, acho que isto é quase um caso obrigatório no japão que se vêm tantas, senão teriam de pagar por esse lixo. Aqui é mais fácil deitar fora...

Mas mesmo que essas lojas não te aceitem mete à venda por uns centimos ou grátis untested, tenho a certeza que muitos te compram isso e até vem a tua porta... O lixo de alguns é o tesouro de outros. Muitas vezes cd riscados podem ser revividos com pulimento ou outros metodos convencionais, dizer que podem estar riscados nem é em grande justificação. Até as caixas sem jogo tem comprarm, até eu tenho alguns jogos sem caixa que gostava de comprar...

Platicos e papeis podem também ser reciclados. Mas se o plático é assim tão prejudicial para o ambiente lançem os jogos em capas de papel, resolvido. Nada que já não tenha acontecido, tal como disse, isso nunca vai ser a causa principal de acabarem com eles, no máximo usado como desculpa, só cai quem quer, e se calhar são muitos pelo que vejo, infelizmente...
 
Última edição:
Então mas tu estás a falar em salvar o ambiente e depois deitas as coisas para o lixo?? Não deixas de ser irónico...

É o mesmo tipo de pessoa que se lamentava que não havia publicidade e suporte aos jogos nas lojas mas que pouco ou nada comprava e fazia para mudar essa situação. Simplesmente não dá para ter uma conversa saudável sobre a importância nestes aspectos, quando certos indivíduos têm uma posição tão acérrima que nem conseguem ver um palmo em frente aos olhos.

Mas podem continuar que estou a gostar de ler as vossas teses ambientalistas, a nova tendência do digital.
 
Sim, deve haver mais pessoas aqui a desejar o fim do fisico em nome do ambiente que própriamente os das sony/microsoft/nintendo..
Esses estão mais preocupados com o lucro...
 
Bem a capacidade de ler e distorcer é uma maravilha.

Volta sempre a conversa do pessoal que quer o final do físico, até ao momento ainda não li nada de ninguém a pedir isso.
Existe sim indiferença de quem não utiliza o formato, exista ou não exista é indiferente, agora ninguem anda a pedir que acabe.

A nível das lojas isso já me lembro de algum pessoal dizer que tem pena, mais uma vez para mim é indiferente, já porque ainda quando comprava físico encomendava online, logo mais um assunto completamente indiferente, as loja devem ter feito os cálculos deles e chegado à conclusão que não justifica tanto espaço para o lucro que o formato gera.

E sobre mandar para o lixo, mas onde é que eu mencionei salvar o ambiente? Tu disseste que não achavas possível o pessoal mandar fora, e disse que já vi muitos jogos no lixo e devo eu próprio mandar uns, da mesma forma que mando outras coisas para o lixo.
 
Até o Mcdonalds foi obrigado a trocar as palhetas de plástico por palhetas de cartão (que não valem nada), achas que é essa alteração que vai mudar o mundo? Não. Mas a União Europeia e os States andam a atacar isso, é o que está na moda. Tudo o que é produzido com plásticos, se houver algum tipo de alternativa possível, é para deitar abaixo.

Mas a principal motivação da Sony/Microsoft nem será essa, mas sim a de acabar com o mercado paralelo de jogos usados. Isso sim, é dinheiro desviado da conta deles.

Uma palhinha só por si não terá grande impacto mas certamente diariamente venderão milhões de menus que contemplam uma palhinha. São milhões de palhinhas que vão para o lixo diariamente. Certamente haverá um grande impacto.

São os pequenos detalhes que fazem a grande mudança.

Óbvio que o desejo da Sony, MS, Nintendo e por aí fora pelo digital não se prende estritamente com o ambiente. É como os hotéis, não apelam ao consumo responsável de água porque são amigos do ambiente. O fim é que poderá ser benéfico para o ambiente.
 
Fazeres um download de um jogo se calhar gasta menos energia do que a Drive de Bluray a ler o disco e a instalar o mesmo. Não é por aí.
E se jogares na Cloud, está o servidor a gastar energia a correr o jogo, mas por outro lado, estás tu a gastar muito menos energia do que se estivesses a correr nativamente. Uma mão lava a outra.

A questão é que ( como já mencionaram acima) a origem dessa energia, se é limpa ou não.

Por exemplo, no meu caso, a ser verdade o que diz a minha factura da luz, a energia produzida para a minha casa é sem recursos fósseis.
Mesmo que gastasse mais energia a jogar um jogo fisico, tenho essa garantia que a energia é limpa.
Ao passo que, esse mesmo jogo em formato digital, só sei que a energia é limpa quando o produto chega a mim consumidor.
Mas não sei se a energia usada para o servidor onde o jogo está é limpa.
E atenção que esta ultima prática até é a que tenho feito mais.

Aqui a questão é: vale mais gastar menos energia, mesmo recorrendo a sistemas fósseis para a produzir ?
Ou vale mais gastar um pouco mais, mas usando energias verdes para a produzir ?
É que isto do ambientalismo é muito romântico mas tem muitas grey areas, e muitas vezes é usado como desculpa para muita coisa.
 
O que uma notícia falsa e tendenciosa faz... Isto de tanto arranjar argumentos para atacar a Xbox que o problema agora é a questão ambiental, até já se falou da energia gasta em fazer o download de um jogo ( 😂😂😂), de talheres do MacDonald's, etc...
Como se houvesse comparação possível entre palhinhas, colheres do MacDonald's e jogos. O que mais se vê no chão por essas ruas fora são caixas de jogos... Aliás todos os dias vejo às dezenas caixas de jogos jogados na rua.
 
Última edição:
O que uma notícia falsa e tendenciosa faz... Isto de tanto arranjar argumentos para atacar a Xbox que o problema agora é a questão ambiental, até já se falou da energia gasta em fazer o download de uma jogo ( 😂😂😂), de talheres do MacDonald's, etc...
Como se houvesse comparação possível entre o palhinhas e colheres do MacDonald's e jogos. O que mais se vê no chão por essas ruas fora são caixas de jogos... Aliás todos os dias vejo às dezenas caixas de jogos jogados na rua.

Ninguém está a falar nisto com base na noticia falsa.
Está-se a discutir as edições semi fisicas dos jogos que vem a capa de plástico com um papel com uma key para download.

E sinceramente, estou curioso, que sitio é esse onde se com muita frequência caixas de jogo pelo chão ?
 
Ninguém está a falar nisto com base na noticia falsa.
Está-se a discutir as edições semi fisicas dos jogos que vem a capa de plástico com um papel com uma key para download.

E sinceramente, estou curioso, que sitio é esse onde se com muita frequência caixas de jogo pelo chão ?
Mas a partir da notícia falsa é que se desenrolou esta conversa toda... Mas acho bem, pelo menos deu para rir...

Vir invocar o gasto energético de um download e a questão ambiental numa capa de um jogo é muito engraçado. Não é mais fácil dizer que é apenas estúpido? Eu acho estúpido e nunca compraria, até porque não gosto de ter "lixo" em casa a ganhar pó (mas respeito quem goste).

Em relação aos jogos no chão estava obviamente a ser irónico.
 
Back
Topo