Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
No meu caso eu vejo os jogos e o jogar como uma experiência.
Há quem dê 50+ euros por um almoço, quem dê 100+ por uma estadia num fim de semana, 500+ por umas férias...

Nada disso é passível de emprestar ou revender, são opções que cada um toma e que faz com o seu dinheiro.

Não me considero, de todo, uma pessoa "agarrada" ao físico e no que concerne aos jogos, não vejo para mim qualquer vantagem face ao digital.
Já jogo há algum tempo e conto pelos dedos de uma mão, os jogos que joguei e voltei a jogar passado um bom par de anos.

Se daqui a "meia dúzia" de anos a Playstation ou a Xbox acabarem, paciência...joguei o que tinha a jogar, pagando o que achei justo, sem sequer perder tempo a pensar em eventuais retornos financeiros, porque lá está, em primeira instância nunca foi, nem será o objetivo.

@Spiderman, fazes a comparação com o Spotify (que também uso), mas se um dia o Spotify acabar, também ficas sem as músicas. O facto de poderes fazer "download" é para ouvires em offline, mas só através da app é que o consegues fazer.
Entretanto já andaste a pagar por isso uma série de meses/anos.

Para mim é a mesma coisa que o gaming.
 
Eu também já deixei o vício do "colecionismo" um bocado de lado. Aquelas sagas que realmente adoro compro físico (também tenho a sorte de fazer partilha com um familiar, mesmo nos jogos físicos, e fico com eles). Tudo o resto digital. Até por uma questão de facilidade, até por uma questão de podermos jogar online o que compramos ao mesmo tempo.

Tinha uma coleção de 100+, e agora reduziu para mais de metade. Olho para a estante e vejo aquilo que realmente quero recordar mais tarde! Tudo o resto, online!
 
@Spiderman, fazes a comparação com o Spotify (que também uso), mas se um dia o Spotify acabar, também ficas sem as músicas. O facto de poderes fazer "download" é para ouvires em offline, mas só através da app é que o consegues fazer.
Entretanto já andaste a pagar por isso uma série de meses/anos.

Para mim é a mesma coisa que o gaming.

Falei do Spotify por achar que no mundo da música o digital trouxe realmente enormes benefícios. Para mim o maior comparado a filmes ou jogos.
Mas sendo uma subscrição, é comparável ao gamepass.

E subscrever o gamepass é diferente de comprar um jogo.

Ao assumires os jogos/gaming como experiência, estás a abstrair-te de qualquer bem material. É uma forma de pensar, é semelhante a uma Lan house ou aquelas máquinas de jogos que havia nos cafés.

Mas eu acabando a geração, é tudo para vender. Consola, jogos, tudo.
 
E assim, de um modo surpreendente, pela primeira vez à entrada de uma nova geração de consolas (depois da One S All Digital, lançada no final de uma geração), é a apresentada pela a Sony uma nova consola (a par da versão tradicional com disco), que é totalmente digital

Sinais dos tempos onde o digital ganha cada vez mais terreno (e onde ainda vai ser desvendada uma outra consola, da MS, que se pressupõe ser totalmente digital também)

EaQrPyxXQAIwe1Q
 
O futuro é all digital claro. Acho que isso já ninguém questiona. Para mim, enquanto der para comprar físico, será sempre a minha primeira opção.

Isto em termos de consola, porque para PC la está... quase já não dá para comprar físico.
 
E assim, de um modo surpreendente, pela primeira vez à entrada de uma nova geração de consolas (depois da One S All Digital, lançada no final de uma geração), é a apresentada pela a Sony uma nova consola (a par da versão tradicional com disco), que é totalmente digital

Sinais dos tempos onde o digital ganha cada vez mais terreno (e onde ainda vai ser desvendada uma outra consola, da MS, que se pressupõe ser totalmente digital também)

EaQrPyxXQAIwe1Q
A digital além de ser mais apelativa em termos de design, também o factor preço joga a seu favor.

Uma coisa que ninguém (ainda) falou, as specs serem as mesmas nas duas versões.
Isso é óptimo pois ninguém fica a perder em termos de qualidade final.

Por exemplo, na Microsoft, a ideia com que fiquei é que a versão digital será mais fraca...
 
Tenho mesmo de optar pela versão com disco nem que seja 100eur mais cara pela catrefada de jogos físicos ps4 que aqui tenho.

Mas confesso que o formato digital aos poucos já vai entrando, talvez na geração ps6 já deva ir totalmente digital.
 
Tenho mesmo de optar pela versão com disco nem que seja 100eur mais cara pela catrefada de jogos físicos ps4 que aqui tenho.

Mas confesso que o formato digital aos poucos já vai entrando, talvez na geração ps6 já deva ir totalmente digital.
Por acaso, o que a Sony devia fazer era arranjar forma de poderes registar o teu jogo fisico na tua conta e conseguires aceder por download. A partir daí, se o CD fosse inserido numa consola com outra conta, não permitia correr mais.
 
A mim custa me comprar digital, mesmo que seja mais barato que físico, sei que depois de passar o jogo e nunca mais lhe tocar é dinheiro para o "lixo".. Físico sempre posso meter a venda individualmente ou então vender com a consola no futuro.
 
Acho que só vai mudar definitivamente quando as lojas deixarem de ter caixas nas prateleiras e passarem a ter só cartões de download.

Ainda há demasiada gente a comprar jogos nas lojas.
 
O futuro é all digital claro. Acho que isso já ninguém questiona. Para mim, enquanto der para comprar físico, será sempre a minha primeira opção.

Isto em termos de consola, porque para PC la está... quase já não dá para comprar físico.

Concordo, mas o PC, sendo uma plataforma aberta, permite concorrência mesmo no espaço digital. Nas consolas, a única concorrência possível é entre cadeias de retalho e a loja digital própria. E embora a política de preços no digital seja bastante positiva actualmente, nada garante que assim se mantenha, para mais com a anunciada subida de preços nos jogos para a nova geração.
 
Eu penso que o mercado digital para verdadeiramente ter adesão terá que ter as mesmas condições que o físico.
Falo a nivel de preço, compras e vendas, não podemos ter o mesmo jogo físico e digital ao mesmo preço, por exemplo.
Depois há ainda o facto de não podermos revender caso não gostarmos dos jogos ou simplesmente já não o querermos jogar mais.
As lojas terão de adaptar a isto e permitir que alguém que compre um jogo em formato digital o possa revender, claro que a iniciativa terá de partir das stores das respectivas consolas. Terá de haver outra forma de adquirir os conteudos ao invés de códigos que só funcionam uma vez.
Até lá vou alternado conforme a oportunidade e vontade, mas na maioria das vezes fico-me pelo formato fisico devido aos factos acima mencionados.
 
Subscrições(Gamepass,EA Access,Games with Gold)= digital.

Compras Day One/jogos da subscrições que gostei e quero ter uma cópia física barata=físico.
 
Rubenzito

Por acaso tocas ai nuns pontos interessantes, de facto o digital tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos pela facilidade de acesso imediato aos conteúdos, por outro lado de referes bem os preços tem de ser proporcionais, logo se estou a comprar em formato digital tenho de pagar menos que o que pagaria pelo formato físico que tem mais custos envolvidos, logo vão ter de ajustar as coisas com o tempo.

Quando a eventual revenda quando nos fartar-mos do jogo, duvido que isso venha a acontecer quando o digital se tornar o rei e senhor, ficas com uma biblioteca vitalícia online em cloud que pagas uma vez e ficas com o jogo para sempre associado à tua conta, sendo intransmissíveis a outro utilizador como fazes no formato físico, já é assim e todas a stores, pagas uma vez e ficas com jogo, programa, aplicações, etc, para sempre e respectivas actualizações. Basta ver que cada vez menos equipamentos tem drive óptica, algo que era standart, passou a ser um opcional, o que com o surgir de outros serviços online mais rapidamente fez com que o uso do formato físico decrescesse, passando a ser a opção ser pelo digital cada vez mais.

Os jogos via código que só serve uma vez penso que será apenas uma modalidade neste momento temporária e vai acabar por desaparecer, pois não faz sentido, havendo as stores, pode-se efectuar logo o processo sem ter de ir à loja comprar cartões com códigos.

Agora claro que o formato físico não caiu mais porque muitos de nós ainda valorizamos esse aspecto, e ainda as redes de internet não estão massificadas a pontos de toda gente ter velocidades de internet para efectuar download's em grande escala em poucos minutos, dai a alternativa continuará a ser o formato físico.

Mas temos de nos mentalizar que o formato físico tem os dias contados, já estamos a viver isso, mais uma transição entre tecnologias, como já aconteceu ao longo das ultimas 4 décadas, basta ver a capacidade de armazenamento que cada vez é maior e o suporte físico tem as suas limitações, face ao tamanho dos programas\jogos cada vez maiores, o futuro será tudo em servidor cloud e os nossos dispositivos passam a ser apenas meros clientes todos interligados, é neste sentido que as coisas estão encaminhadas, mais uma década e provavelmente é isto, e os formatos físicos que se mantiverem serão apenas para um nicho e tornar-se-ão caros, como já acontece com quem é colecionador (algo já recorrente com formatos físicos mais antigos).

Não vale apena andar-mos a tentar remar contra a maré que todos acabamos por ter de acompanhar de uma maneira ou de outra as novas tendências, já o faço à 40 anos, é algo sempre chato efectuar a transição que requer alguma adaptação, mas não temos como fugir.
 
Eu não estou a remar contra a maré, até porque tenho muitos conteudos digitais. Mas a questão da possibilidade de revenda, para mim tem de ser revista, porque não faz sentido.
Basicamente seria "apenas" o que já se faz hoje nas lojas para o formato fisico, levas o jogo que já não queres e/ou gostas, e revendes.
Com o digital tem de ser o mesmo, ou levas numa pen, ou nalgum tipo de armazenamento próprio da consola e revendes.
" Olhe tenho aqui este jogo, quanto me dá por ele ?".
Claro que com isto o conceito de "novo" ou " usado" não se aplica, o mercado tem de evoluir para isso, porque senão a malta fica mais hesitante na hora de comprar o digital. " Então se não gostar, como faço se o quiser revender ?"
A grande falha para mim está ai, arranjem maneira, e tem aqui um convertido ao digital, não a 100%, mas :D.
 
Back
Topo