• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos: It has begun! Analisámos Mortal Kombat 1, a mais recente entrada nesta icónica franquia de jogos de luta!

Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?

• Total voters
    275
Apesar de não comprar jogos físicos em PC é uma pena.

Também não compro na EPIC Store, podem ir bugiar.

Este é basicamente um dos casos em que faz sentido exclusividade da Epic Store,já que eles são a editora deste jogo e estão a chegar-se à frente com o dinheiro.

De facto, edições físicas hoje em dia só fazem sentido se lançadas um ano depois do lançamento. E mesmo assim há o risco de não vir o jogo completo.

Já a desculpa do preço nem merece comentários.

Basicamente o caso da Ultimate Edition do Control na Series X.

Gosto de físico, apesar de estar completamente digital na Xbox, no entanto para mim é evidente que estamos nos últimos anos de existência de lançamento dos jogos físicos. A única exceção ainda será a Nintendo.

A Epic tem dinheiro como lixo e não são uma editora grande per se,por isso isto é indiferente para eles.
Mas não vejo o resto da malta grande no mercado a deixar o físico para trás. E os platforms holders,não vejo nenhum a querer ser o primeiro a nao dar suporte nenhum a jogos físicos.

Gosto de físico, apesar de estar completamente digital na Xbox, no entanto para mim é evidente que estamos nos últimos anos de existência de lançamento dos jogos físicos. A única exceção ainda será a Nintendo.
O problema é que na Xbox há flexibilidade para estar 100% digital, seja pelos preços, seja por partilhas etc. Na PS parece que estamos ali numa bolha por mais que goste do digital estar a pagar full price prefiro ir para físico e depois vender, só aproveito os digitais em promoção. Como estou em standby da Xbox tenho optado por fisico na PS por acaso.

Dá que pensar.

O jogo eventualmente vai acabar por ser retirado de venda, como acontece com todos os jogos incluindo os fisicos.

Se o quer jogar, é comprar enquanto está à venda. Depois de estar comprado, mesmo que o jogo deixa de ser vendido, continua na store digital para quem o comprou poder fazer o download.

Já é assim há anos que funciona no mercado de PC, sem qualquer problema.

O jogo eventualmente vai acabar por ser retirado de venda, como acontece com todos os jogos incluindo os fisicos.

Se o quer jogar, é comprar enquanto está à venda. Depois de estar comprado, mesmo que o jogo deixa de ser vendido, continua na store digital para quem o comprou poder fazer o download.

Já é assim há anos que funciona no mercado de PC, sem qualquer problema.
Um jogo físico pode continuar a circular depois de uma licença expirar. Quer seja por ainda estar numa loja e não ter sido comprado quer seja porque existe no mercado em segunda mão.

Sempre foi assim com o formato físico sem qualquer problema.

Um jogo físico pode continuar a circular depois de uma licença expirar. Quer seja por ainda estar numa loja e não ter sido comprado quer seja porque existe no mercado em segunda mão.

Pois pode, mas este jogo pode ter provado que o mercado retalhista de jogos físicos provoca o aumento de preços inclusive nos formatos digitais.

É começar a habituar à ideia, o formato físico não vai ficar cá para sempre, tem os dias contados

Pois pode, mas este jogo pode ter provado que o mercado retalhista de jogos físicos provoca o aumento de preços inclusive nos formatos digitais.

É começar a habituar à ideia, o formato físico não vai ficar cá para sempre, tem os dias contados
A parte mais engraçada nisto tudo é que o Alan Wake 2 desta forma ainda vai acabar por ficar mais caro para quem costuma comprar no formato físico a "full price".

A redução do preço é interessante, mas estou para ver quem na indústria vai fazer o mesmo com este argumento.
Lá está, isto parece uma jogada pura e dura da Epic, que acaba assim a encorajar a compra na sua store.

O problema é mesmo sendo versão física, se depois necessita de um patch para ser jogável, e já não estiver disponível. Duvido que fique ad-eternum um patch nos servidores à espera do pessoal que comprou físico ou em segunda mão.

O problema é mesmo sendo versão física, se depois necessita de um patch para ser jogável, e já não estiver disponível. Duvido que fique ad-eternum um patch nos servidores à espera do pessoal que comprou físico ou em segunda mão.

Mito que não se verifica. Grande maioria dos jogos não necessita de qualquer patch sequer.

São muito poucos os Cyberpunks desta vida.

Por enquanto. Mas quando o digital ganhar terreno, duvido que andem a gastar recursos eternamente para jogos físicos.

Enquanto houver disco físico deveria continuar a haver uma versão do jogo dentro do disco.

É assim que vão retirando escolhas ao consumidor. Se é para lançar pisa papéis não vale a pena claro.
Mas aí cabe a nós não aceitar enquanto consumidores.

O FF XVI sai dentro de um mês e sem qualquer tipo de previsão para ter um patch day one.
Isso é que é um exemplo louvável.
Tanto a versão física como digital vão sair em pé de igualdade.

A parte mais engraçada nisto tudo é que o Alan Wake 2 desta forma ainda vai acabar por ficar mais caro para quem costuma comprar no formato físico a "full price".

Uma coisa é certa, o jogo fica mais barato para quem costuma comprar jogos digitais.

Isto tudo era bem melhor se o preço do jogo fisico não implicasse um aumento do preço do jogo digital. O problema é que os retalhistas impôe que o digital não seja vendido mais barato que o fisico.

Uma coisa é certa, o jogo fica mais barato para quem costuma comprar jogos digitais.

Isto tudo era bem melhor se o preço do jogo fisico não implicasse um aumento do preço do jogo digital. O problema é que os retalhistas impôe que o digital não seja vendido mais barato que o fisico.

Pois fica. Perde-se é uma opção. Perder opções a que custo?

No lançamento sim e eu acho que faz sentido. No entanto entendo que cause transtorno.

Mas também há formas e formas de contornar isso. Por exemplo, um lançamento físico mais tardio.
Coisa que não me chocava que acontecesse no futuro.
Antes isso que perder uma opção isso é certo.

Entretanto a THQ oferece-se para publicar o jogo em formato físico…

Será porque ainda há muito interesse no formato? :)

Pois fica. Perde-se é uma opção. Perder opções a que custo?

Ao custo de ficar mais barato para a minha carteira :D

PS: Na verdade a mim nem me afeta, pois não tenho consola. Mas afeta toda a gente que tem consola e só compra jogos digitais. Ficam sempre a perder, pois o digital sai mais caro devido aos retalhistas.

Mas também há formas e formas de contornar isso. Por exemplo, um lançamento físico mais tardio.
Coisa que não me chocava que acontecesse no futuro.
Antes isso que perder uma opção isso é certo.

Eu percebo o ponto de perder uma opção, mas não estou a ver volta a dar a isso. A evolução é passar a ser tudo digital, não apenas nos jogos, mas em tudo.

Continuarem com o físico, mesmo que lancem mais tarde, implica que continuem a lançar consolas com leitor de blu ray e implica que o mercado paralelo de jogos usados continue ativo, que é algo que não tenho a minima duvida que querem destruir.

2023 riu-se.

Isso pode acontecer. Mas não para sempre.
Lançamento em digital. E passado um ano lançam uma complete/goty/special edition, atualizada e sem bugs, para os "coleccionadores".
Porquê? Saem dezenas de jogos mas só se olham para os high profile.

E mesmo aí não tem nada a ver com formatos.
(enderençando aquela imagem infame que tem corrido por aí:)

O Forspoken é uma desgraça no fisico e no digital. Wild at Hearts igual. Redfall igual.
– The Last of Us nem tem fisico no PC por isso... e existe uma versão perfeitamente bom em formato físico na PS5.
– Jedi Survivor e Hogwarts tem uma versão fisica que não funciona sem acesso à net/patch, e isso sim é grave.
– Zelda sai com alguns problemas de performance mas incrivelmente estável e basicamente com zero bugs. A Nintendo é conhecida por dar update aos seus cartuchos passado X tempo, por isso é provavel que daqui a um ano ou assim existam cartuchos já com as versões mais estáveis.

Isto tem mais a ver com os devs do que com os formatos.

A industria tem feito uma pessima figura neste ano, e Zelda é uma excepção, mas também o FF XVI que tem já anunciado que não terá patch day one sequer.

Quanto aos lançamentos atrasados eu aceitava. Já compro alguns jogos físicos indie assim. Não me choca, embora ache 1 ano demasiado tempo sinceramente.

Ao custo de ficar mais barato para a minha carteira :D

PS: Na verdade a mim nem me afeta, pois não tenho consola. Mas afeta toda a gente que tem consola e só compra jogos digitais. Ficam sempre a perder, pois o digital sai mais caro devido aos retalhistas.

Eu acho piada que sejam tão democráticos nuns temas e depois não se importem nada com a perda de direitos e oferta noutros. Parece que não querem saber dos outros, só da vossa conveniência.

Os jogos não ficaram mais caros porque existem versões fisicas dos mesmos. Se as margens de lucro e expectativas fossem bem medidas, não faltariam por aí vários jogos que até poderiam sair a 30/40€ tanto físicos como digitais.

Mas se a desculpa é que os retalhistas prejudicam os jogadores digitais (que têm muitas vezes a opção de comprar físico também e simplesmente escolhem não o fazer por uma razão ou por outra), então que se quebre com esse suposto "acordo silencioso" e que se lancem jogos físicos e digitais com preços diferentes.
Coisa que, a acontecer, duvido MUITO mesmo que os próprios publishers aceitem.

É que a pensar assim, o proximo passo é comprares uma licença de streaming mais barata e deixar de haver ownership digital. Mas como streaming "fica mais barato" já não faz sentido ter um jogo digital, e acaba-se com isso... aos poucos e poucos damos tudo de mão beijada.

"You'll own nothing and you'll love it"

Última edição:
Back