Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    324

JoaoRibeiro24

Power Member
Boas gamers!! :D

É assim, eu tenho andado com uma dúvida... É assim, eu já venho desde os tempos da PS1, e até agora comprei sempre versão física dos jogos. Na era do PS3, cheguei a comprar alguns digitais, mas muitos poucos. No PS4 (o qual tenho a pouco tempo), é mais 50/50. A minha dúvida é: será que "migro" totalmente para o digital ou continuo a comprar versão física dos jogos ??
Eu tenho essa dúvida precisamente porque, não tenho nenhuma loja perto que venda jogos, logo tenho que encomendar de certas lojas online, o que tenho de pagar taxas, etc etc. E também porque divido os jogos com um familiar, ou seja, quando compramos digital, compramos sempre a metade, e dá para nós os dois jogarmos sem problemas, tanto um jogo MP como SP.

Ando com este "dilema" já ha algum tempo, e sinceramente estou mesmo na dúvida... Eu gosto de ter e coleccionar os jogos, mas actualmente com a facilidade do "digital", grandes descontos, e na minha situação poder dividir os custos... bem, talvez vocês possam ajudar-me :D
 
Vantagens do digital:

-Mais promoções na Ps Store, quase todas as semanas. Se esperares uns meses, arranjas logo o jogo a metade do preço.
-Não tens de trocar de discos quando queres trocar de jogo.
-Não há caixas para ocupar espaço
 
Parece-me que no teu caso também iria para digital, especialmente porque divides os jogos com um familiar, deve ficar muito mais barato, para além de teres promoções mais frequentes como o dante mencionou.
 
Já imaginaste se por qualquer motivo a tua conta é banida ou roubada, eu prefiro ter os jogos em formato físico, também porque gosto de ir completando as coleções, cumps
 
Já imaginaste se por qualquer motivo a tua conta é banida ou roubada, eu prefiro ter os jogos em formato físico, também porque gosto de ir completando as coleções, cumps
A minha conta já foi roubada, liguei para a sony e resolveram me o assunto.
Eu na ps4 passei definitivamente para o digital, jogos partilhados fica te a metade do preço, se for partilhado e na store americana fica 20€ o jogo na data de lançamento.

Só tenho jogos fisicos porque a mulher gosta e compra a maioria dos dela fisicos (sim ela tambem joga).

Isto tambem ajudou na passagem da ps3-ps4, ainda me lembro se tivéssemos comprado digital o bf4/cod/destiny, por 10€ ficamos com o da ps4 e em digital dava para 2 ps3's e 1 ou 2 ps4, fisico dava só para uma consola, pois precisava sempre do cd.
 
por questões de comunidade é natural que o formato digital é sempre melhor, mas continuo a optar pelo formato físico, vou fazendo colecção, e um dia mais tarde tenho sempre os jogos ali e não ando a perder tempo com download's, tenho feito sempre isso desde a 1ª psp até agora á actual ps4...

o digital é basicamente o futuro, que por este andar, presumo que a sucessora da ps4 deixe de ter suporte para jogos físicos e passe unicamente a funcionar em modo digital...

o grande problema é que no formato digital, é os jogos cada vez maiores obrigando a ter discos de elevada capacidade para acompanhar, pois ninguém gosta de mandar os jogos fora depois dos ter jogado, quer guardar para jogar um dia mais tarde novamente...

depois é claro o formato digital está sujeito a ir de vela, derivado a clonarem a conta ou mesmo ser banida, como já foi mencionado...

mas pronto isto fica ao critério de cada um...
 
o grande problema é que no formato digital, é os jogos cada vez maiores obrigando a ter discos de elevada capacidade para acompanhar, pois ninguém gosta de mandar os jogos fora depois dos ter jogado, quer guardar para jogar um dia mais tarde novamente...
O pessoal tem que se habituar a ir apagando eu até comprar a pro tinha um disco de 500gb para duas pessoas, cada um tinha direito a 3 jogos quando queríamos outro tínhamos que apagar algum sem grande stress, também não me lembro de ter reinstalado algum jogo para voltar a jogar. Exemplo do uncharted, comprei, passei e nunca mais lhe toquei, nem mesmo para ver as diferenças de grafismo na pro. xD
 
O pessoal tem que se habituar a ir apagando eu até comprar a pro tinha um disco de 500gb para duas pessoas, cada um tinha direito a 3 jogos quando queríamos outro tínhamos que apagar algum sem grande stress, também não me lembro de ter reinstalado algum jogo para voltar a jogar. Exemplo do uncharted, comprei, passei e nunca mais lhe toquei, nem mesmo para ver as diferenças de grafismo na pro. xD

pois mas isso és tu, passas o jogo e adeus siga para o próximo, mas eu e muitos temos a nostalgia de um dia mais tarde voltar a querer jogar alguns jogos, dai a diferença entre ter o jogo em formato físico, e digital com o problema de espaço, e até mesmo o disco berrar e perder tudo o que lá está...

isto é como tudo, muitos como tu é apenas jogar passar e siga para o seguinte, outros como eu gostam de jogar, passar e guardar para um dia mais tarde voltar a jogar novamente, é aqui que reside a diferença, dai eu enquanto puder vou optar pelo formato fisico, um dia mais tarde com o digital logo se verá como fazer backup para não perder o jogo...
 
A minha opinião é que não tens de te decidir por físico ou digital e a partir daí seguir isso quase religiosamente. Compra o que for mais benéfico no momento. Se quiseres o jogo X e for mais rentável comprar digital: avança; ou vice-versa.

Eu tanto compro digital como físico. Se for uma grande promoção ou um jogo para jogar até sair o próximo (tipo BF ou FIFA) compro digital (até porque partilho conta). Se for um jogo para passar até ao fim e encostar, compro físico e vendo-o.
 
O argumento do espaço no disco é um não-argumento.

Os jogos físicos ocupam o mesmo espaço no disco porque têm instalação obrigatória.

Depois há que fazer uma gestão inteligente do espaço. Acabo um jogo, apago. Vou ficar lá com ele para quê? Para enfeitar?

As contas, regra geral, só são banidas se fizerem asneira. A minha tem 6 anos, compro tudo digital, e nunca fui banido.



Para mim o formato físico tem duas ou três vantagens:

-poder vender/trocar/emprestar o jogo
-instalação mais fácil e prática
-preços no lançamento


Ter a colecção física e poder olhar para ela, é mais uma questão emocional do que racional. Porque racionalmente, o que conta é ter o jogo e jogá-lo.

A não ser que sejam edições especiais ou de coleccionador. Aí, nada contra.
 
@dante21 é uma questão emocional no presente, mas que no futuro pode ser uma questão monetária, pois os jogos coleccionados ao logo do tempo podem ser vendidos, e por pouco que dêem, é sempre mais que nada.

Eu por norma, no lançamento é jogo físico (só por 2 vezes abri excepção). Depois vou sempre estando atento às promoções.
Claro que se partilhasse a conta, a opção teria de ser outra, pois sairia bem mais em conta, pois os exclusivos (ps4) sairiam a metade do preço, e os multi a pouco mais de metade (são mais caros digitais do que físicos - o que não faz o mínimo de sentido).
 
É uma preferência pessoal. Eu já não tenho paciência para andar a vender jogos. Tomara eu ter tempo para jogar, quanto mais para andar todos os dias nos correios.

Compro tudo em digital. Backups e afins não são um problema no PC.
 
@dante21 é uma questão emocional no presente, mas que no futuro pode ser uma questão monetária, pois os jogos coleccionados ao logo do tempo podem ser vendidos, e por pouco que dêem, é sempre mais que nada.

Eu por norma, no lançamento é jogo físico (só por 2 vezes abri excepção). Depois vou sempre estando atento às promoções.
Claro que se partilhasse a conta, a opção teria de ser outra, pois sairia bem mais em conta, pois os exclusivos (ps4) sairiam a metade do preço, e os multi a pouco mais de metade (são mais caros digitais do que físicos - o que não faz o mínimo de sentido).


Apesar de geralmente comprar digital penso o mesmo.
 
Tanto no pc como na ps4 compro digital. Para mim a vantagem é:
Na ps4 não tenho de estar sempre a trocar de cd (principalmente quando estou de cobertor dá jeito não me ter de levantar xD)
Preços mais baixos (e na ps4 ainda partilho conta com o meu irmão)
Não tenho caixas dos jogos o que deixa um estilo mais clean ao meu espaço
 
A verdade é esta:
ad7NE7B_460s.jpg

quer se queira ou não, o digital é o futuro.
 
Eu compro sempre físico, porque sou colecionador. Cresci assim, e espero que nunca acabe. Já comprei vários jogos na PS Store mas porque eram boas promos, mas tempos depois compro físico para a coleção.
Pelo menos para mim gosto de estar aqui no sofá e à minha frente estar a minha estante com os meus jogos todos, que gosto de ter na minha coleção. Não coleciono tudo, mas sim os que mais gosto e fui jogando ao longo dos anos.

@MBMacas nunca achei piada a essa imagem, e essa imagem ou outra parecida começou a aparecer na net e a PS4 tinha cerca de 1 ano de vida.
Tenho a PS4 desde o lançamento, e tenho neste momento cerca de 40 jogos físicos, podia ter mais mas vendi alguns na altura. Mas tenho amigos que têm muito mais do que eu. E tens jogos PSN que saíram em formato físico na PS4, Rocket League, OlliOlli, Battleborn, Super Meatboy. Até os Resident Evil 4, 5 e 6 saíram em físico separadamente.
 
Back
Topo