1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Formato Office comum: para quando?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por neonl, 28 de Outubro de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1423)

  1. neonl

    neonl Banido

    Boas.

    Eu sei que a Novell já lançou um filtro de XML que permite a compatibilidade dos novos formatos openXML do Microsoft Office 2007. Mas a minha pergunta é: quando é que se prevê a integração dum formato comum utilizado como "default" pelas duas (pelo menos) suites de Office?

    Cumps.
     
  2. Mitch

    Mitch Banido

    vou perguntar ao steve ballmer e volto já :D
     
  3. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Enquanto a Microsoft existir acho que nunca, infelizmente...
     
  4. neonl

    neonl Banido

    Mas vai-se aprovar como formato XML comum, o docx, xlsx, pptx, etc. Disso eu tenho a certeza (a Microsoft sabe que o dinheiro paga tudo), tinha ouvido dizer que o objectivo da ISO em fazer esta "votação" internacional era "obrigar" todos os fabricantes oficiais a adoptá-lo.

    De qualquer maneira, aguardemos.

    EDIT: Não tenho a certeza coisa nenhuma, não se aprovou o formato OpenXML. Deste modo vai ser um bocado complicado porque isto obrigaria a microsoft a adoptar o formato OpenOffice.org (actual ISO standard) como seu formato próprio (o que como é óbvio não vai acontecer).
     
    Última edição: 28 de Outubro de 2007
  5. neonl

    neonl Banido

    Ah, e já agora:

     
  6. Inacio77

    Inacio77 Power Member

    ODT como um NP?

    Sera que alguma vez vamos ter o formato ODT aceite como uma NP (Norma Portuguesa) como é no Brasil?
    Ha algum projecto nesse sentido?

    Ou isto é Gatesworld?
     
  7. Inacio77

    Inacio77 Power Member

    "O PCP apresentou na AR um projecto-lei para a adopção de normas abertas nos sistemas informáticos do Estado. Para o PCP, serviços públicos – e documentos públicos – não podem recorrer a formatos privados (proprietários), que dependam das grandes corporações da informática. Este projecto-lei consagra a salvaguarda da liberdade tecnológica dos cidadãos e organizações, a independência do Estado perante as multinacionais e a compatibilidade entre os sistemas."


    Duvido que isso va para a frente, ja que ha muito dinheiro para gastar.
     
  8. trmanco

    trmanco Power Member

    Se o governo tem dinheiro para "dar" à Microsoft, também deve de ter dinheiro para impor este formato aberto no governo e nas escolas...
     
  9. Inacio77

    Inacio77 Power Member


    A iniciativa do projecto lei esta escrito em .doc. Que ironia do caraças!
     
  10. trmanco

    trmanco Power Member

    Ainda não mudaram para o formato aberto o que é que queres :P
    Para já ainda tem que escrever os documentos em .doc...
     
  11. neonl

    neonl Banido

    Mas há mais coisas no backstage a mexer. Eu conhecia a proposta do PCP (esta e outras mais antigas na mesma linha) e todos nós sabemos a importância que lhes é dada :rolleyes:. Mas aqui, sinceramente, quero crer que se aplique o ditado «água mole em pedra dura, tanto dá até que fura.»

    Mas voltando a esse assunto do dinheiro, a Microsoft nas suas parcerias com empresas "fabricantes de computadores" (HPs, Fujitu's e tal) fornece em conjunto com as licenças de acesso ao seu software máquinas que são usadas. Claro que isto não quer dizer nada e longe de mim estar a defender a parceria do governo com a Microsoft. No estrangeiro países que usam software livre fazem as parcerias directamente com os fabricantes de máquinas portanto...
     
  12. CientistaMaluco

    CientistaMaluco Power Member

    O Governo português idolatra a Microsoft, por isso, duvido muito que eles troquem o formato desta por outro formato qualquer (livre ou proprietario) =/
     
  13. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Já vi menos Unix no ensino...
     
  14. Tafinho

    Tafinho Power Member

    O Sócrates tem um grave problema com a Micro$oft: licenças. Licenças e o défice andam de mão dada.

    Só para te dar uma ideia, em Portugal, todos os concursos relativos software têm sido ganhos pela IBM, e algumas coisas com a caixa mágica.
     
  15. neonl

    neonl Banido

    Apesar de isso ser verdade e "aplaudo" todas as medidas que são tomadas em prol disso é importante ver a diferença entre quantidade e qualidade. O ensino de IT em ambientes livres/abertos é feito com um paradigma errado, um pouco na lógica do "Linux é um Windows só que diferente e mais melhor".

    De qualquer forma, acredito que dependa de quem depender isto entrará no caminho certo mais cedo ou mais tarde - portanto é sempre vantajoso o *nix no nosso ensino.

    Btw, vamos manter-nos ontopic. :)
     
    Última edição: 31 de Agosto de 2008
  16. skorzen

    skorzen Power Member

    Been there, done that.
     

Partilhar esta Página