forms vs tabs vs panel: qual o melhor?

nelsondac

Power Member
boas. como já não tenho o programação e infelizmente até tenho tempo livre a mais para o meu gosto, estou aqui a pensar em criar um programa baseado nas ideias para as PAPs.
então fiquei inclinado para o programa de gestão de um clube de video. uma coisa simples vá.

comecei a pensar naquilo que o programa fará:
- introdução de clientes e filmes
- aluguer / entrega dos respectivos filmes
- gestão do tempo excedido e calculo da respectiva multa
- consulta da disponibilidade de filme
- consulta do histórico de cada cliente
- entre outras coisas que podem vir a surgir.

estou a pensar em desenvolver em C# para relembrar alguns conceitos e posteriormente em VB.NET para ver se começo a atinar com aquilo. em principio também devo usar BD em Access, visto ser mais pequeno e não é necessário instalar tanta "tralha" no pc. os métodos das querys são muito identicos ao SQL que era o que ia usar.

agora a grande duvida: como faço para organizar as várias funcoes? tabs, uma form com butões e abre outras forms ou torna visivel certos panels ? sinceramente já usei um panels e não gostei. forms acho mais complicado se precisar de transitar valores entre elas. tabs parece mais facil. que me aconcelham ? fkb
 
Enumeraste 3 "containers" totalmente diferentes.
Na verdade tudo depende da natureza da aplicação ou da necessidade específica ou limitação do cliente.
Por exemplo, é estúpido utilizar form sobre form num software que sirva numa POS, ou pelo menos utilizar forms de maneira a que se percebam nitidamente que são forms.
Também é igualmente parvo distribuír 10 páginas de configuração por 10 forms ao invés de usar tabs.
Acredito que a finalidade do container Panel seja mais a organização e agrupamento dos controlos. É no entanto, uma excelente forma de activar/desactivar ou mostrar/esconder certo grupo de controlos de uma só vez.

Já elaboraste um fluxograma para entender todas as funcionalidades e "nuances" ?
A partir daí, já tinhas uma ideia do volume de dados e configuração que tens de mostrar no GUI, e consequentemente arranjar as ideias em relação à tua dúvida.

EDIT: O Access é a paguez-vous. Exprimenta QATDB Engine ;)
 
Última edição:
Enumeraste 3 "containers" totalmente diferentes.
Na verdade tudo depende da natureza da aplicação ou da necessidade específica ou limitação do cliente.
Por exemplo, é estúpido utilizar form sobre form num software que sirva numa POS, ou pelo menos utilizar forms de maneira a que se percebam nitidamente que são forms.
Também é igualmente parvo distribuír 10 páginas de configuração por 10 forms ao invés de usar tabs.
Acredito que a finalidade do container Panel seja mais a organização e agrupamento dos controlos. É no entanto, uma excelente forma de activar/desactivar ou mostrar/esconder certo grupo de controlos de uma só vez.

Já elaboraste um fluxograma para entender todas as funcionalidades e "nuances" ?
A partir daí, já tinhas uma ideia do volume de dados e configuração que tens de mostrar no GUI, e consequentemente arranjar as ideias em relação à tua dúvida.

EDIT: O Access é a paguez-vous. Exprimenta QATDB Engine ;)

obrigado. estamos sempre a aprender. sim já elaborei um fluxograma "mental". mas sim, quero fazer uma coisa digna de se ver para numa oportunidade de trabalho ter algo para mostrar :P


vou experimentar isso. obrigado. fkb

EDIT: QATDB?
 
Última edição:
Isso mesmo.
Não quero postar o link eu mesmo. Receio violar algumas regras do forum, ainda que não tenha quaisqueres fins lucrativos. É apenas codar para ajudar. E até ficou jeitosinho...
 
Back
Topo