Formulário para pedido de máquina - NÃO RESPONDER AQUI

adolfo dias

Power Member
Roubando a ideia do João Tiago para as configurações dos pc's adaptei para esta secção.
Se acharem que falta algo digam.

n respondam a este tópico
criem um novo e copiem este questionário

Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?

2) Que tipo de máquina queres?

  1. Ultra Compacta
  2. Compacta
  3. Superzoom/Bridge
  4. SLR
3) Quais os teus conhecimentos fotográficos?





4) Qual será a utilização?
  1. Indicar aqui o tipo de fotografias que vais tirar
5) Preferes alguma marca?

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?

9) Pilhas ou bateria?
 
Última edição:
E eu a pensar que estavam a dar máquinas de borla... :(

Certamente irá facilitar as coisas, mas se as pessoas nem sequer o raio do search ou o indíce de tópicos consultam, o que é que te leva a pensar que vão aderir ao formulário?
 
E eu a pensar que estavam a dar máquinas de borla... :(

Certamente irá facilitar as coisas, mas se as pessoas nem sequer o raio do search ou o indíce de tópicos consultam, o que é que te leva a pensar que vão aderir ao formulário?

este tópico ficar em sticy e os habitues das ajudas limitarem-se a colar o link deste tópico n ajudando enquanto n for respondido.
se querem ser ajudados tb n lhes custa nd ajudarem quem os ajuda
 
Tenho as minhas dúvidas mas ...

Acho que não faz muito sentido a questão dos acessórios. O formulário seria para as máquinas. Em relação aos acessórios, penso que haveria demasiado a dizer. Era mais ou menos como, fazendo o paralelismo com a informática, se estar a referir um pc e depois que acessórios (ratos, teclados, colunas, etc) se recomendavam. Não sei, mas para mim não faz muito sentido.
 
Tenho as minhas dúvidas mas ...

Acho que não faz muito sentido a questão dos acessórios. O formulário seria para as máquinas. Em relação aos acessórios, penso que haveria demasiado a dizer. Era mais ou menos como, fazendo o paralelismo com a informática, se estar a referir um pc e depois que acessórios (ratos, teclados, colunas, etc) se recomendavam. Não sei, mas para mim não faz muito sentido.

Este formulário iria ficar a funcionar unicamente para máquinas, depois os acessórios era outra historia..

Eu acho que é uma boa iniciativa..
 
Tenho as minhas dúvidas mas ...

Acho que não faz muito sentido a questão dos acessórios. O formulário seria para as máquinas. Em relação aos acessórios, penso que haveria demasiado a dizer. Era mais ou menos como, fazendo o paralelismo com a informática, se estar a referir um pc e depois que acessórios (ratos, teclados, colunas, etc) se recomendavam. Não sei, mas para mim não faz muito sentido.

Faz todo o sentido, visto que na fotografia não funciona tudo por "USB". Há marcas e marcas, acessórios e acessórios, encaixes e encaixes, logo quando compras uma máquina, especialmente se for SLR, já tens que estar a par se os acessórios que queres vão estar disponíveis ou não.
 
Tenho as minhas dúvidas mas ...

Acho que não faz muito sentido a questão dos acessórios. O formulário seria para as máquinas. Em relação aos acessórios, penso que haveria demasiado a dizer. Era mais ou menos como, fazendo o paralelismo com a informática, se estar a referir um pc e depois que acessórios (ratos, teclados, colunas, etc) se recomendavam. Não sei, mas para mim não faz muito sentido.

só há a dizer aquilo que o user perguntar.
pode ja ter um cartão e n precisar, pode querer comprar um tripé ou bolsa junto com a máquina.
 
Bem posso ser o primeiro a realizar o questionário? Ainda não tenho a certeza se compre a maquina ou se daqui a um ou dois meses, mas mesmo assim gostaria de já ter umas indicações.





1) Qual o orçamento?
Cerca de 400€


2) Que tipo de máquina queres? SLR

  1. Ultra Compacta
  2. Compacta
  3. Superzoom/Bridge
  4. SLR
3) Qual será a utilização?
  1. Será bastante variada, mas penso que se centrará mais em concertos, retratos, "urbanismo" e paisagem
4) Preferes alguma marca? Nunca tive muita experiência com várias máquinas. O meu pai tinha uma SLR de filme da Canon e quando era puto até gostava daquilo. De momento tenho uma Fuji S5600, mas penso que a Fujifilm não tem SLR's, além que quero experimentar uma marca nova. Tenho tendencia a evitar as Sony.

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país? Fixa, pode ser tanto na Margem Sul como em Lisboa. Comprei a minha Fuji na *****.


6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual? Tem que se dar muito bem em condições de pouca luz e ter ruído mínimo em situações em que tenho que utilizar ISO mais elevado (principal razão para querer uma SLR). Gostaria que também tivesse bracketing para fotografia HDR.


7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)? Talvez lentes mais propícias a paisagem (partindo do princípio que a maquina ja vem com a tradicional 18-55mm)


8) Pilhas ou bateria? Não tenho preferência, mas talvez bateria.



De momento não encontro muitas opções. Já vi umas D40 a 350€. É um preço muito apelativo, mas ouvi dizer que vão ser descontinuadas. E quero um investimento para durar.
 
reconheco que a ideia e boa, no entanto uma makina fotografica nao nem de perto nem de longe como como um PC que se monta aos componentes, ajustando as nossas necessidades.

tirando as DSLR em k as lentes podem ser considerados componentes, tds as outras makinas, kando a compras sabes a partida as caracteristicas e nao as podes mudar, ou afinar a tua medida.

tendo disto isto, penso que seria mais util manter um topico com as melhores escolhas (best buy) por preco ou por features.

melhor compra < 100€
melhor compra 100-150
melhor compra 150-200
melhor compra >200€

melhor compra zoom < 6x
melhor compra zoom 7x-12x
melhor compra zoom >13x

melhor compra Macro


digo isto pq se 10 pessoas chegarem aki com 150-200€ de orçamento o mais certo e sairem com a recomendacao de apenas 2 modelos diferentes...

Penso que seria mais facil as pessoas a partida terem algo por onde comecar, e dps sim, caso ainda tivessem duvidas coloca-las, e ai o template podia dar jeito
 
Acho que seria mesmo essa a melhor solução... Antes que o crescimento exponencial da secção comece a dar cabo dela...
 
isso, bem me parecia k ja tinha visto algo do genero algures, afinal foi aki mm :)

precisa de ser actualizado e talvez com alguma restruturacao para ser mais apelativo..
 
Acho que seria mesmo essa a melhor solução... Antes que o crescimento exponencial da secção comece a dar cabo dela...
pois e disso k tenho algum receio, ja nos PCs houve necessidade de abrir um sub forum, tal n era a kantidade de pedidos de configuracoes.

em PC justifica-se ja k estamos a falar de +6 componentes individuais k temos por onde escolher (board, cpu, grafica, ram, cooler, fonte, gravador dvd, disco, etc) e cada um grande variancia de preco/performance.

aki e mais facil, pelo menos com as P&S e bridge k deve cobrir 70% dos pedidos feitos actualmente, sao modelos com caracteristicas fixas.

recomendar 2 makinas por categoria e mais k suficiente...
 
Acho que seria mesmo essa a melhor solução... Antes que o crescimento exponencial da secção comece a dar cabo dela...

Como já aconteceu noutras ...

Infelizmente, está mais ou menos provado que o pessoal não quer saber. Registam-se e chegam aqui, fazem num instante 3 ou 4 tópicos novos sem se darem sequer ao trabalho de olhar para os stickies, quanto mais usar o search, e pronto ...

Alguns, lembram-se e debitam alguns posts aí forte e feio até que acabam por esquecer.

É complicado ... tem a ver com o crescimento do fórum em si.

De qualquer maneira, era capaz de ajudar.
 
Back
Topo