Formulário para pedido de máquina - NÃO RESPONDER AQUI

Bem posso ser o primeiro a realizar o questionário? Ainda não tenho a certeza se compre a maquina ou se daqui a um ou dois meses, mas mesmo assim gostaria de já ter umas indicações.





1) Qual o orçamento? Cerca de 400€


2) Que tipo de máquina queres? SLR

  1. Ultra Compacta
  2. Compacta
  3. Superzoom/Bridge
  4. SLR
3) Qual será a utilização?
  1. Será bastante variada, mas penso que se centrará mais em concertos, retratos, "urbanismo" e paisagem
4) Preferes alguma marca? Nunca tive muita experiência com várias máquinas. O meu pai tinha uma SLR de filme da Canon e quando era puto até gostava daquilo. De momento tenho uma Fuji S5600, mas penso que a Fujifilm não tem SLR's, além que quero experimentar uma marca nova. Tenho tendencia a evitar as Sony.

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país? Fixa, pode ser tanto na Margem Sul como em Lisboa. Comprei a minha Fuji na *****.


6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual? Tem que se dar muito bem em condições de pouca luz e ter ruído mínimo em situações em que tenho que utilizar ISO mais elevado (principal razão para querer uma SLR). Gostaria que também tivesse bracketing para fotografia HDR.



7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)? Talvez lentes mais propícias a paisagem (partindo do princípio que a maquina ja vem com a tradicional 18-55mm)



8) Pilhas ou bateria? Não tenho preferência, mas talvez bateria.​



De momento não encontro muitas opções. Já vi umas D40 a 350€. É um preço muito apelativo, mas ouvi dizer que vão ser descontinuadas. E quero um investimento para durar.​

a ideia e copiar isto para um novo tópico, n responder aqui

reconheco que a ideia e boa, no entanto uma makina fotografica nao nem de perto nem de longe como como um PC que se monta aos componentes, ajustando as nossas necessidades.

tirando as DSLR em k as lentes podem ser considerados componentes, tds as outras makinas, kando a compras sabes a partida as caracteristicas e nao as podes mudar, ou afinar a tua medida.

tendo disto isto, penso que seria mais util manter um topico com as melhores escolhas (best buy) por preco ou por features.

melhor compra < 100€
melhor compra 100-150
melhor compra 150-200
melhor compra >200€

melhor compra zoom < 6x
melhor compra zoom 7x-12x
melhor compra zoom >13x

melhor compra Macro


digo isto pq se 10 pessoas chegarem aki com 150-200€ de orçamento o mais certo e sairem com a recomendacao de apenas 2 modelos diferentes...

Penso que seria mais facil as pessoas a partida terem algo por onde comecar, e dps sim, caso ainda tivessem duvidas coloca-las, e ai o template podia dar jeito

ao ritmo a que aparecem modelos novos e respectivas alterações de preços n é de todo o rumo que eu pretendia deste tópico.

pois e disso k tenho algum receio, ja nos PCs houve necessidade de abrir um sub forum, tal n era a kantidade de pedidos de configuracoes.

em PC justifica-se ja k estamos a falar de +6 componentes individuais k temos por onde escolher (board, cpu, grafica, ram, cooler, fonte, gravador dvd, disco, etc) e cada um grande variancia de preco/performance.

aki e mais facil, pelo menos com as P&S e bridge k deve cobrir 70% dos pedidos feitos actualmente, sao modelos com caracteristicas fixas.

recomendar 2 makinas por categoria e mais k suficiente...

existem dezenas de modelos disponiveis.
cabe ao user ser o mais especifico possivel ao responder ao questionário de forma a quem vem dar a sua opinião poder fazer uma recomendação de acordo com isso, evitando recomendar máquina A e o user dizer que n tem caracteristica X
 
epah falo pelo k tenho visto as recomendacoes nao variam mt de

a590IS a720IS sx100 FZ18 G9 S8000

adicionas mais 5 modelos a lista e tens tds as recomendacoes feitas nos ultimos tempos ;)

verdade seja dita a tua sugestao mal nao faz, as coisas nao ficam piores do k estao, e apenas oficializar algo k ja esta a acontecer, pedidos constantes de recomendacoes com base essencialmente no factor preco.

penso k actualizando a thread existente o numero de threads (pedidos) de recomendacoes por factor preco iriam baixar.

tb nao saem makinas tds as semanas, mt menos modelos que passem a ser recomendados sobre todos os outros, actualizar a thread uma vez por mes seria mais que suficiente, certamente dava menos trabalho k responder a 10 novos pedidos de makinas por dia :P

kando tens um orcamento fixo nao tens mts modelos e features por onde possas escolher.
 
e em relação aos pc's?
independentemente do orçamento vejo sempre configurações iguais.
q6600 ou E8400
p5q ou p5k
hd4850 ou hd4870

nisso é que mais valia fazer meia duzia de configs e acabou-se

foi uma ideia. se acharem que n deve ir para a frente n vou deixar de dormir por causa disso
 
logo ai, para 1 configuracao estas a falar de 3 componentes diferentes entre 6 possiveis. e ainda te falta a ram, fonte, disco, etc, que vais ter de ajustar individualmente ao orcamento disponivel, ja para n falar k cada componente tem de ser compativel com os restantes e mt das pessoas k pedem ajuda nao fazem ideia do k e compativel com o k.

nas P&S/bridge 1 configuracao -> 1 modelo de makina, nao ha ajustes, possibilidades de mais investimento daki por uns meses nem questoes de compatibilidades

se podes ir ate 350€ e keres mt zoom, kantas makinas recomendas? vai uma aposta k vais pra FZ18?
se poder ir ate 200€ e keres mt zoom, kantas makinas recomendas? vai uma aposta k vais pra SX100 ou FZ8?
se keres boa kalidade de imagem e tens menos de 200€ nao vais pra 720IS? se nao podes chegar aos 150€ mt possivelmente a A590, se tens 500€ vais pra G9...

a ideia e boa, mas acho k deve ser complementada com um thread de recomendacoes actualizada... pq senao cansamo-nos de repetir sempre o mesmo ;)
 
e nos pc's n?
ha sempre duzias de thread com orçamentos iguais

ng le essas threads e esta o mais certo é ser igual, mas da minha parte farei como disse acima.
a minha resposta será colar lá o link deste tópico. se querem ajuda façam por isso. n é chegar aqui e dizer "quero uma máquina ate 200€" e nós é que temos que adivinhar tudo
 
e nos pc's n?
ha sempre duzias de thread com orçamentos iguais
e exactamente por isso k nao kero k este forum leve o mm caminho do das configuracoes de PC...

criar um formulario e como k oficializar um caminho... estas a dizer para as pessoas criarem duzias de threads com 200€ de orcamento onde sabes a partida k independente do k a pessoa keira, as makinas k vais aconselhar nao vao ser mais de 2... com 1 determinado orcamento nao tens mais de 1-2 makinas boas dentro de cada especialidade, e das 2 ha sempre 1 melhor ;)
 
isso n é verdade.
dentro de um orçamento de até 200€ a pessoa pode querer modos manuais o que implica uma escolha, poder querer um wide de 28mm o que implica uma escolha totalmente diferente, pode querer especificamente um sensor de 1/1.6" o que limita logo tudo o resto

para o mm orçamento pode haver 10 máquinas iguais para determinadas caracteristicas
 
tds as makinas atras referidas teem modos manuais, alias, tirando as ultra compactas, nao tenho visto ***** sugestao de makinas ultimamente k nao possua modos manuais. se keres wide tens de sacrificar o zoom, ai vais para as makinas com zooms "normais", onde tb n encontras mais de 1-2 modelos bons a escolha por intervalo de preco. senao diz la kal era a tua sugestao para tal makina, vais ver k e mt provavel k bata nos modelos referidos.

kantas pessoas viste por aki a pedir especificamente um sensor de 1/1.6"? 90%, 75%, 50%, 25% ou 2 ou 3?
 
tds as makinas atras referidas teem modos manuais, alias, tirando as ultra compactas, nao tenho visto ***** sugestao de makinas ultimamente k nao possua modos manuais. se keres wide tens de sacrificar o zoom, ai vais para as makinas com zooms "normais", onde tb n encontras mais de 1-2 modelos bons a escolha por intervalo de preco. senao diz la kal era a tua sugestao para tal makina, vais ver k e mt provavel k bata nos modelos referidos.

kantas pessoas viste por aki a pedir especificamente um sensor de 1/1.6"? 90%, 75%, 50%, 25% ou 2 ou 3?

e se aparecer alguem que n queira modos manuais?
sim, as m+aquinas mais "batidas" são a A720, a fz8, a fx10.
no entanto há mts outras máquinas que tb podem ser uma boa opção.

ja deste a entender que és contra a ideia. tudo bem
fico à espera de uma intervenção da moderação para apagar ou pregar o tópico
 
desculpa la adolfo, mas agora ate pareces alguem k nao conhece makinas...alguma delas nao tem modos automaticos?! ate as DSLR teem modos automaticos... se nao ker, nao e obrigado a usar, nao?...

ainda estou para conhecer alguem k rejeite uma makina por ter na rodinha de seleccao modos manuais disponiveis ;)

eu nao sou contra a ideia, apenas axo k antes de se oficializar um template manual para pedir ajuda na compra de uma makina se devia tentar automatizar e agilizar o processo actualizando a thread de melhores compras. isto para tentar fazer as pessoas pensarem um pouco antes de simplesmente vir pedir ajuda, que cada mais se ve.
 
desculpa la adolfo, mas agora ate pareces alguem k nao conhece makinas...alguma delas nao tem modos automaticos?! ate as DSLR teem modos automaticos... se nao ker, nao e obrigado a usar, nao?...

ainda estou para conhecer alguem k rejeite uma makina por ter na rodinha de seleccao modos manuais disponiveis ;)

eu nao sou contra a ideia, apenas axo k antes de se oficializar um template manual para pedir ajuda na compra de uma makina se devia tentar automatizar e agilizar o processo actualizando a thread de melhores compras. isto para tentar fazer as pessoas pensarem um pouco antes de simplesmente vir pedir ajuda, que cada mais se ve.

eu disse que algumas delas n tem modos automaticos?
eu comprei a minha compacta sem me preocupar com modos manuais, simplesmente pq ja tinha uma bridge.
as pessoas n leem a thread das recomendações. as pessoas n usam o search. as pessoas simplesmente chegam aqui e dizem "quero uma máquina digital"

se começara a contecer como nas configurações em que a unica resposta que levam é "preenche isto se queres ajuda" vai deixar de haver meia duzia de posts a perguntar o orçamento, tamanho da máquina, etc...
 
Urgente actualizar o sticky das recomendações

A intenção do formulário é muito boa, mas temo que não seja eficaz.

Duvido que quem devia preencher esse formulário seja capaz de o preencher devidamente. Em particular, a pergunta 3 é a mais importante (ainda mais importante que o orçamento, que para isso há a malta simpatica da Cofidis e outros que tais) mas muita gente responde sempre com algo do genérico tipo "um pouco de tudo".

Por outro lado, muita gente vem cá precisamente para saber como responder à pergunta 2. Por isso não faz muito sentido estar a perguntar isso à partida.

O que me parece urgente é actualizar o tópico das recomendações. Assim já se pode responder simplesmente: "vai ao tópico das recomendações" e a discussão acaba por ai.
 
Roubando a ideia do João Tiago para as configurações dos pc's adaptei para esta secção.
Se acharem que falta algo ou que foi uma ideia idiota digam.

Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?

nao tenho um maximo estipulado

2) Que tipo de máquina queres?


2 penso k compacta, kero uma makina pekena e pratica de utilizar e transportar (por exemplo no bolso)

3) Qual será a utilização?
  1. variada, noite, dia, e penso k todo o tipo de fotos (uso normal penso eu)
4) Preferes alguma marca?

Simpatizo com a olympus e canon, mas se houver uma k se adeque mais para mim nao havera problema na marca. (apenas nao keria sony, so se for a opçao mais acertada)


5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

Desde k seja a um preço competitivo é-me indiferente... (braga)

6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

Assim de repente... acho k nao


7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?

Keria um bom cartao de memoria minimo 2 gb



8) Pilhas ou bateria?

Indeferente, penso k tanto uma como outra têm vantegens e desvantagens comparativamente, mas inclino-me mais para bateria



Parabens por este questionario, de facto facilita a analise e evita as respostas a toa...

Obrigado
 
Roubando a ideia do João Tiago para as configurações dos pc's adaptei para esta secção.
Se acharem que falta algo ou que foi uma ideia idiota digam.

Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento?

2) Que tipo de máquina queres?

  1. Ultra Compacta
  2. Compacta
  3. Superzoom/Bridge
  4. SLR
3) Qual será a utilização?
  1. Indicar aqui o tipo de fotografias que vais tirar
4) Preferes alguma marca?

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?


6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?


7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?


8) Pilhas ou bateria?


Caro natura, aqui vai o meu pedido de ajuda. Desde já o meu obrigado.

1) 1.500€
2) Bridge ou SLR
3) Retratos, paisagens, algum desporto.
4) Não
5) Loja Física (Do Porto para cima)
6) Boa qualidade em ambientes mais escuros
7) Preferia, se optar por SLR, uma lente o mais abrangente e polivalente possível, sem no entanto sacrificar definitivamente a qualidade. Já agora um bom cartºao de memmoria.
8) Bateria
 
1) Qual o orçamento?150€-300€

2) Que tipo de máquina queres? Pelo que dei o maximo até que posso ir deve ser uma bridge

  1. Ultra Compacta
  2. Compacta
  3. Superzoom/Bridge
  4. SLR
3) Quais os teus conhecimentos fotográficos?Quase nenhuns

4) Qual será a utilização?
  1. Indicar aqui o tipo de fotografias que vais tirar --> Paisagens, pessoas, etc.
5) Preferes alguma marca? Não

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?Tanto faz

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?Não

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)? Cartão de memoria mas isso posso comprar depois

9) Pilhas ou bateria?Qualquer
 
Back
Topo