Formulário que é actualizado automaticamente

Samuca_

Power Member
Estou a fazer um site em que precisava de ter um formulário que é actualizado à medida que vamos inserindo os dados. Passo a explicar: tenho um produto e escolho uma categoria, dentro de cada categoria existem várias subcategorias.

O que eu queria era, quando escolho a categoria, ele vai à base de dados buscar todas as subcategorias e actualiza o campos do formulário. Como faço isso? Já ouvi falar em Ajax, mas não percebo nada disso.
modify_inline.gif
 
Não tenho um conhecimento muito grande mas acho que só lá vais com javascript para fazer o reload (ou load) das informações sem teres de fazer refresh há página toda.
 
De facto tanto em Ajax como em Javascript é possível fazer o que pretendes, só que processam-se de maneira diferente estas 2 tecnologias, apesar do Ajax fazer uso de Javascript. Basicamente,o Ajax estabelece uma ligação assíncrona com o servidor do qual não precisa de recarregar a página para receberes essa informação que pretendes. Enquanto que com o javascript simplesmente vai actualizar os teus campos mas recarregando a página dado que terás que fazer um pedido ao servidor da maneira usual. Isto como é óbvio são tecnologias complementares à linguagem server-side que estarás a usar...
 
De facto tanto em Ajax como em Javascript é possível fazer o que pretendes, só que processam-se de maneira diferente estas 2 tecnologias, apesar do Ajax fazer uso de Javascript. Basicamente,o Ajax estabelece uma ligação assíncrona com o servidor do qual não precisa de recarregar a página para receberes essa informação que pretendes. Enquanto que com o javascript simplesmente vai actualizar os teus campos mas recarregando a página dado que terás que fazer um pedido ao servidor da maneira usual. Isto como é óbvio são tecnologias complementares à linguagem server-side que estarás a usar...

Eu estou a usar php. Se fizer em apenas javascript a página tem que ser recarregada totalmente?