Formulário que é actualizado automaticamente

Samuca_

Power Member
Estou a fazer um site em que precisava de ter um formulário que é actualizado à medida que vamos inserindo os dados. Passo a explicar: tenho um produto e escolho uma categoria, dentro de cada categoria existem várias subcategorias.

O que eu queria era, quando escolho a categoria, ele vai à base de dados buscar todas as subcategorias e actualiza o campos do formulário. Como faço isso? Já ouvi falar em Ajax, mas não percebo nada disso.
modify_inline.gif
 
Não tenho um conhecimento muito grande mas acho que só lá vais com javascript para fazer o reload (ou load) das informações sem teres de fazer refresh há página toda.
 
De facto tanto em Ajax como em Javascript é possível fazer o que pretendes, só que processam-se de maneira diferente estas 2 tecnologias, apesar do Ajax fazer uso de Javascript. Basicamente,o Ajax estabelece uma ligação assíncrona com o servidor do qual não precisa de recarregar a página para receberes essa informação que pretendes. Enquanto que com o javascript simplesmente vai actualizar os teus campos mas recarregando a página dado que terás que fazer um pedido ao servidor da maneira usual. Isto como é óbvio são tecnologias complementares à linguagem server-side que estarás a usar...
 
De facto tanto em Ajax como em Javascript é possível fazer o que pretendes, só que processam-se de maneira diferente estas 2 tecnologias, apesar do Ajax fazer uso de Javascript. Basicamente,o Ajax estabelece uma ligação assíncrona com o servidor do qual não precisa de recarregar a página para receberes essa informação que pretendes. Enquanto que com o javascript simplesmente vai actualizar os teus campos mas recarregando a página dado que terás que fazer um pedido ao servidor da maneira usual. Isto como é óbvio são tecnologias complementares à linguagem server-side que estarás a usar...

Eu estou a usar php. Se fizer em apenas javascript a página tem que ser recarregada totalmente?
É que eu não sei nada de Ajax
 
Quando eu falo em a página ser recarregada é o enviar do pedido para o servidor, receber os dados solicitados do servidor e apresentá-los no ecrã, ou seja o típico refresh com a apresentação dos dados recebidos. A ideia é, imagina uma list box, seleccionas um valor da list box, com esse evento ele irá executar um determinado método que no teu caso seria aceder à base de dados e pedir os dados referentes à sub categoria da opção seleccionada.
 
Quando eu falo em a página ser recarregada é o enviar do pedido para o servidor, receber os dados solicitados do servidor e apresentá-los no ecrã, ou seja o típico refresh com a apresentação dos dados recebidos. A ideia é, imagina uma list box, seleccionas um valor da list box, com esse evento ele irá executar um determinado método que no teu caso seria aceder à base de dados e pedir os dados referentes à sub categoria da opção seleccionada.

Sim, é isso. Qual é a forma mais simples de fazer isso?
 
Podias fazer de duas maneiras:
Ou inserias os dados à medida que iam sendo inseridos sendo estes automaticamente actualizados ao passar para o próximo campo de preenchimento...
Ou poderias ir inserindo as os dados em variáveis que desde que não mudasses de página manteriam a informação, o pior era mesmo mostrar as infos a medida do preenchimento...
tornava se um código muito confuso... php penso que não seja o mais adequado
 
solução 1 :
carregas numa matrix todos os valores possiveis das categorias e subcategorias e depois sempre que ha uma modificação percorres o array para mostrar os valores, (podes utilizar javascript para isto)
contra:se entretanto for adiciona uma nova nao a ves.

solução 2:
fazes sempre refresh a pagina e realizas a query a base de dados,
contra: tens sempre a informação actualizada mas demoras mas tempo a mostrar a página.


Em qualquer uma delas tens de utilizar sempre a opção onchange do select
 
De facto tanto em Ajax como em Javascript é possível fazer o que pretendes, só que processam-se de maneira diferente estas 2 tecnologias, apesar do Ajax fazer uso de Javascript. Basicamente,o Ajax estabelece uma ligação assíncrona com o servidor do qual não precisa de recarregar a página para receberes essa informação que pretendes. Enquanto que com o javascript simplesmente vai actualizar os teus campos mas recarregando a página dado que terás que fazer um pedido ao servidor da maneira usual. Isto como é óbvio são tecnologias complementares à linguagem server-side que estarás a usar...

lol, ajax é javascript + dhtml + xmlhttp.... nada de inventar monstros.

aliás podes ter a mesma funcionalidade usando vbscript + dhtml + xmlhttp, não tem que ser obrigatoriamente javascript, seria o chamado avax. Se bem que a propria microsoft esteja a descontinuar o vbscript.

ok, já comeca a ser off-topic, vou-me calar.
 
Última edição:
Back
Topo