Fórmulas Excel p/ Determinação da Média

Syriamn

Power Member
Boas,

Preciso de uma ajuda e passo a explicar:

Preciso de uma fórmula que me determine a média de acordo com as células preenchidas, por exemplo:

De jan a dez a média é, obviamente x/12 mas eu quero que o denominador me considere só a as células preenchidas uma vez que eu só tenho dados até julho queria que o excel me determinasse automaticamente o denominador sem eu estar mês a mês estar a alterar a fórmula da média.

Deve, com certeza, haver uma fórmula automática para isto.

Se alguém souber e a puder compartilhar... Dava um jeito que nem imaginam.
 
Por defeito o Excel não contabiliza as empty cells para o AVERAGE... Pelo menos do 2003 para cima.

Que Excel estás a usar?

Tás a usar a formula AVERAGE ou estás a fazer =SUM(a1:a13)/12 p.ex.?
 
fááááácil :berlusca:

usa a função "CONTAR.SE" no denominador ;)

ps: não uso excel há 3 anos :x mas julgo que com esta dica, chegas lá :D

Acredites ou não, não chego lá:confused:, mas não é por não te teres explicado bem, a fórmula é esta:

=MÉDIA(A1:L1), como é que eu digo ao excel isto:

"Só consideras como elegível p/ a média os dados introduzidos, independentemente do seu resultado."
 
Última edição:
Epah, ainda não percebi mto bem a tua duvida, mas vamos ver se nos entendemos :D

Imagina a seguinte folha de calculo

Código:
    A       B       C       D       E       F       G       H
1  12      23      34               11              13     16
Se eu fizer =MÉDIA(A1:H1) o resultado será 18,166 que é igual à =SOMA(A1:H1) / 6
em que 6 são o número de valores preenchidos embora haja 8 cells.

O que tu queres é que essa média contabilize as células vazias ou não? É que se quiseres que contabilize apenas os valores preenchidos o excel já faz isso por defeito...

Já agora diz-me a versão de excel que usas.
 
Epah, ainda não percebi mto bem a tua duvida, mas vamos ver se nos entendemos :D

Imagina a seguinte folha de calculo

Código:
    A       B       C       D       E       F       G       H
1  12      23      34               11              13     16
Se eu fizer =MÉDIA(A1:H1) o resultado será 18,166 que é igual à =SOMA(A1:H1) / 6
em que 6 são o número de valores preenchidos embora haja 8 cells.

O que tu queres é que essa média contabilize as células vazias ou não? É que se quiseres que contabilize apenas os valores preenchidos o excel já faz isso por defeito...

Já agora diz-me a versão de excel que usas.

OK, a m/ versão é o excel 2007

o facto é que eu tenho uma folha somente c/ dados linkada para a folha das fórmulas que é a que tenho estado a falar. Assim, tenho dados preenchidos até Julho pelo que de Julho para a frente, na folha dos dados está vazia mas quando linko para a das fórmulas atribuo-lhe o valor de 0 por causa do erro "DIV/0". Se calhar tenho de considerar no contar.se a condição ">0".
 
Ah, se os dados estão preenchidos a 0 é diferente... claro que ele considera.
Sendo assim tens que fazer assim:

=SOMA(A1:A11)/CONTARSE(A1:A11;">0")

e vê se funciona.

PS. Não sei se é mesmo CONTARSE pq tenho o Excel em Ingles, mas isso é facil de confirmares.
 
Ah, se os dados estão preenchidos a 0 é diferente... claro que ele considera.
Sendo assim tens que fazer assim:

=SOMA(A1:A11)/CONTARSE(A1:A11;">0")

e vê se funciona.

PS. Não sei se é mesmo CONTARSE pq tenho o Excel em Ingles, mas isso é facil de confirmares.

Está OK!!

Em resposta à questão, a fórmula é CONTAR.SE

Obrigado
 
Back
Topo