PlayStation Forspoken (Luminous Productions)

Estou muito expectante com este. O facto de não sair ps4 deixa me entusiasmado para aquilo que pode ser a qualidade final do jogo em performance/gráficos. Do que vi até agora estou convencido para o jogar assim que sair.
 
Pelo que tenho visto até agora parece ser um belíssimo jogo a nível gráfico e gameplay. E este jogo enquadra-se no tipo de género que mais aprecio! É muito provável que também eu vá jogar isto day one.
 
Eurogamer.pt
««
  • Modo de Desempenho - 1440p a 60 FPS
  • Modo de Gráficos - 4K a 30 FPS
  • Modo de Ray-Tracing - Por revelar
Fora estes modos de desempenho, está confirmado que o jogo terá suporte para as várias funcionalidades do Dualsense, nomeadamente feedback háptico e gatilhos adaptativos.

"Ao usar os gatilhos adaptativos, adicionamos feedback táctil quando estás a usar diferentes tipos de magias. Temos muitos feitiços de magia que podes usar. Os preparadores e designers sentaram-se e trabalharam para diferenciar o feedback que recebes do comando para cada feitiço," disse Raio Mitsuno »»

Ora se eu já não ia comprar day one porque o preço está muito esticado, fico aqui apreensivo. Estes 30fps em 4K, parecem-me muito dificeis de suportar como jogador num jogo com aquela quantidade de parkour e movimento fluido pelo mundo aberto. Deve ficar tudo tremido e com motion blur. Precisaria de estar muito estável e optimizado. Mas também compreendo que todo o combate de magia com aquela quantidade de efeitos e partículas seja complicado de suportar. Para andar com quebras abaixo dos 60fps depois nem dá framerate nem dá resolução. Fico para ver.

Agora, não era a ps5 que não suportava 1440P? Provavelmente vai ter upscale para 4K na saída?
 
Eurogamer.pt
««
  • Modo de Desempenho - 1440p a 60 FPS
  • Modo de Gráficos - 4K a 30 FPS
  • Modo de Ray-Tracing - Por revelar
Fora estes modos de desempenho, está confirmado que o jogo terá suporte para as várias funcionalidades do Dualsense, nomeadamente feedback háptico e gatilhos adaptativos.

"Ao usar os gatilhos adaptativos, adicionamos feedback táctil quando estás a usar diferentes tipos de magias. Temos muitos feitiços de magia que podes usar. Os preparadores e designers sentaram-se e trabalharam para diferenciar o feedback que recebes do comando para cada feitiço," disse Raio Mitsuno »»

Ora se eu já não ia comprar day one porque o preço está muito esticado, fico aqui apreensivo. Estes 30fps em 4K, parecem-me muito dificeis de suportar como jogador num jogo com aquela quantidade de parkour e movimento fluido pelo mundo aberto. Deve ficar tudo tremido e com motion blur. Precisaria de estar muito estável e optimizado. Mas também compreendo que todo o combate de magia com aquela quantidade de efeitos e partículas seja complicado de suportar. Para andar com quebras abaixo dos 60fps depois nem dá framerate nem dá resolução. Fico para ver.

Agora, não era a ps5 que não suportava 1440P? Provavelmente vai ter upscale para 4K na saída?

Não suporta 1440p como output resolution.

A consola pode renderizar a qualquer resolução, depois faz downscale/upscale conforme a output resolution.
 
Não suporta 1440p como output resolution.

A consola pode renderizar a qualquer resolução, depois faz downscale/upscale conforme a output resolution.

Ah ok!


Esse video foi removido, e ao que parece andam a remover todos os gameplays que tinham postado desde ontem. Mas ainda consegui ver um no reddit. E deixou-me mais tranquilo, mas ainda com algumas dúvidas de performance. Se bem que até ao lançamento ainda vai ser tudo polido.
Continuo com a certeza que vou jogar, porque gosto destes mundos abertos e a forma de o atravessar aqui parece fantástica, tal como o combate.
 
Acho que o grande problema, pelas previews que vi (e também foi a ideia que tive do vídeo de gameplay que conseguir ver) é mesmo a total falta de ambiente no mundo. Não parece haver nada: npcs, cidades, loot... tudo muito estéril o que deixa a antever um open world aborrecido.

Ah e para além disso, houve jornalistas a queixar-se que o que virão de movimento não tinha metade da fluidez daquele trailer. Mas isso já só dá para julgar melhor quando o jogo for, efectivamente, jogado.
 
Sinceramente nem é a minha preocupação principal. Com este tipo de movimentos seria pena parar a cada 5 metros se houvesse muitos pontos de interesse. Acho que pode ser uma mais valia haver travessias grandes para podermos desfrutar do espaço e da personagem. Claro que isto tem de ser agradável, e portanto tem de haver peso e medida para não se tornar demasiado secante, e claro tem de ser bom para as vistas, não podemos ter grandes travessias com quebras constantes de fps que deixam tudo tremido. São equilíbrios delicados.

Já vi referências a outros jogos, como Zelda BOTW, onde o mundo mais vazio é uma vantagem. Mas tem de ter um propósito. Tal como death stranding onde a viagem é o sumo da experiência. Também ja vi outro bom exemplo do contrário: Infamous Second Son, onde temos boas ferramentas de atravessar o mundo mas tem tantos obstáculos e coisas para fazer pelo caminho que acabamos por estar a parar constantemente, e perde-se o ritmo.

É dificil saber que tipo de mundo vazio temos aqui (e se é mesmo vazio) antes de o jogo estar cá fora.
 
Bem, pelo q vi o meu hype foi-se todo, jogo genérico, gameplay nada por aí além, sem falar no mundo meio vazio. Estava expectante, vou deixar pasar, talvez numa promo futura.
 
Back
Topo