1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Forum a morrer?

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Dyk, 6 de Junho de 2012. (Respostas: 27; Visualizações: 2223)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Dyk

Dyk I quit My Job for Folding

Cada dia que venho a este forum sinto isto a morrer cada vez mais, vejo cada vez menos users, menos tópicos, menos analises, muitos tópicos em branco sem respostas e começo a questionar se isto não estará relacionado com as excessivas regras que a zwame tem implementado ao longo do tempo!
    Segundo as estatísticas o que se está a passar na zwame?

2. xbit

xbit Power Member

Nem penso que seja em relação as regras. Penso sim que seja pelo inevitavel abandono por parte de algum do pessoal mais velho, pessoal que assistiu ao nascimento desta era tecnológica. Juro que digo isto sem qualquer tipo de estereótipos pré-concebidos , mas a ideia que tenho é que as gerações de malta mais nova ou se interessa verdadeiramente por isto (o tema do forum; tecnologia e derivados) ou então esquece, só cá vem quando não sabem o que fazer quando o pc encrava ou porque precisam de perguntar quando sai o jogo X. Já não se dá tanto valor ao factor social e informativo.

Just my 2 cents. Cumprimentos

3. Executer

Executer Power Member

Boas.

Sendo relativamente recente por estas bandas, não posso dizer que concordo com a tua perspetiva. Talvez o fórum esteja, neste momento, menos ativo do que há alguns anos atrás, mas, dada a minha curta estadia por aqui, não me é permitido avaliar isso.

No momento em que estou a escrever esta mensagem, estão 1649 utilizadores online (605 deles registados). Tal como referi acima, esta quantidade pode ser pequena, quando comparada com outras alturas da vida desta comunidade, e até pode induzir em erro, porque o facto de estarem 605 membros online não significa que estes participem no fórum ou pretendam participar.

De qualquer forma, não sou da opinião de que as regras da Zwame sejam o motivo para tal. Talvez eu seja a pessoa errada para opinar, relativamente a este assunto, mas, na minha opinião, as regras são absolutamente necessárias para manter uma comunidade grande e funcional como é esta; creio, até, que as regras podiam ser bem mais rígidas, se a administração assim o entendesse. Para mim, ainda assim, as atuais regras da Zwame estão bem aplicadas e devem continuar a existir.

Agora... partindo do princípio de que o fórum está, realmente, a perecer (como disse atrás, não tenho como afirmar se assim o é), quais os motivos para isso? Concordo, em grande parte, com o xbit. Cada vez o pessoal mais jovem se interessa menos pelo tema do fórum, ou percebe apenas os básicos (categoria em que me insiro; pouco percebo relativo a tecnologia, mas gosto de me manter informado e participar quando os meus conhecimentos o permitem). Além disso, creio que não é surpresa nenhuma que os fóruns mais ativos sejam os de ajuda - o que é, também, normal, uma vez que acredito que a maior parte dos utilizadores atuais deste fórum o tenham conhecido quando procuravam a resposta a algum problema na web. A questão é que coloco é: a seguir esta tendência, não se corre o risco de, a dada altura, não haver pessoal que pessoa ajudar aqueles que aqui pedem ajuda? É o que eu acho.

Cumprimentos.

4. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Viva...

Sendo eu um membro de 2008, acho que está mais ou menos na mesma.

Costumo visitar as areas de jogos/novidades de hardware, dantes tinha mais tempo e ajudava com configs..
    No entanto já fui mais comentador, atualmente prendo-me mais a ler do que propriamente a comentar!

E creio que muitos users acontece o mesmo!

Quanto às regras, creio que está muito bem assim, já levei defacto umas 5 infrações nunca fui suspenso..
    No entanto sei que é para o bem.. só discordo no sistema de organização das novidades, em que os moderadores cortam completamente a conversa de duvidas e benchmarking..
    Embora exista tópicos especificos para tal, acho errado chamarem a atenção quanto ao comentar-mos isso quando o produto saiu à realmente pouco tempo!

Já tenho visitado outros forums e em alguns acho que existe muita falta de respeito, e discussoes de fanboysmo sem fim!
    Por isso no geral as regras salvam este forum!
    Outra coisa que noto fora do forum é que as pessoas são defacto interessadas por tecnologia, mas noto uma ignorancia enorme a termos de specs das coisas, e vejo a malta prender-se pela beleza ou moda dos produtos..

Dai a este forum por vezes ser demasiado hardcore para esse tipo de pessoas!
    Se este forum está efectivamente a morrer, considero uma pena, visto que sou tão ou mais viciado em vir fazer refresh's a isto ao longo do dia do que propriamente a jogar!

Cumps..

5. RzR

RzR Power Member

Em relação às regras do fórum, só tenho a apontar uma coisa: o facto de os moderadores estarem constantemente a alertar sobre o offtopic. Não defendo que não seja necessário, mas certas vezes prejudica o debate e a troca de ideias. Penso que seja negativa a criação de tópicos distintos para assuntos semelhantes, levando os users a ficarem um pouco desmotivados em fomentar discussões saudáveis que, após começarem a divagar um bocado, podem ser apagadas ou movidas por offtopic. Não sei se me fiz entender corretamente. :P

Same here.

Última edição: 6 de Junho de 2012
  6. ObscureAngel

ObscureAngel I quit My Job for Folding

Isto...

Como tal defendo que todas as novidades referidas com o produto X ou Y, deveriam ser obrigatoriamente actualizada nas páginas iniciais, deixando o debate para as restantes!

Cumps..

7. Executer

Executer Power Member

Isto.

Estava exatamente a pensar nisso quando escrevi a minha resposta. Eu até compreendo o ponto de vista da equipas, mas, realmente, concordo contigo. Ainda como exemplo, há uns meses tinha uma dúvida sobre um produto acabado de sair; sabendo que não podia colocá-lo no tópico que anunciava o seu lançamento, optei por nem a colocar, porque me obrigaria a criar um novo tópico (não existia qualquer tópico de dúvidas sobre o produto), e não considerei que valesse a pena.

8. Rseven

Rseven Power Member

Como disseram,regras.
    Especialmente é um abuso quando encerram tópicos por causa do OffTopic, dou o exemplo do Tópico do WIndows 8.
    Por um, pagam todos.

Um forum de tecnologia, que diz-se ser o maior de Portugal, encerrar um tópico de um Assunto importante a nível tecnológico é no mínimo estúpido.

9. FONERA

FONERA Suspenso

Eu apenas me registei a pouco mais de 30 dias mas uso o fórum desde a altura que ainda tinham a loja de informatica e o nome era outro .
    A minha opinião é que concordo com o forum moderado mas tenho reparado em excessos .
    Utilizadores que atacam outros , são mal educados ou grosseiros sem nunca acontecer nada e depois tem outros que não se vê um comportamento anormal e são suspensos ou banidos .
    Tem muitas regras para uns e para outros parece haver algum esquecimento dessas mesmas regras .
    A uns é permitido tudo e a outros pouco ou nada .
    O que faz uma comunidade são os utilizadores se os ignoramos , suspendemos , banimos que imagem passa a longo prazo .

Concordo.

10. GreyForce

GreyForce Power Member

Subscrevo.

11. Romani48

Romani48 Power Member

aqui vamos nos outra vez, uns anitos dps :P

12. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Podes explicar quais são as estatísticas a que te referes?

É que as que eu tenho acesso não há diminuição.

Ou este é um tópico para falares das regras? Para isso tens o contacte o staff.

O número de posts não tem decrescido. O número de utilizadores e outros parâmetros também não.

Tem havido ao longo dos anos uma mudança nos fóruns mais populares? Sim, mas isso também é reflexo da evolução. Inicialmente o hardware era a zona mais importante, actualmente será a secção de smartphones em particular a secção de Android.

Criaram-se novas áreas (a secção de Android e tablets é um exemplo).

Não havia Portal, não havia portal de jogos e agora há mais essas áreas.

Com a dimensão da ZWAME e visibilidade duas coisas se alteraram:

1- Perder-se o tratamento personalizado. A comunidade é muito maior e muitas pessoas apenas visitam algumas áreas. A secção de fotografia é um bom exemplo.

2- A nossa visibilidade é muito grande e isso implica mais responsabilidade. Por vezes algumas pessoas não percebem isso.

P.S. Ao primeiro post que descambe o tópico é fechado.

13. Executer

Executer Power Member

Pessoalmente, os únicos excessos que vi até agora foram os que mencionei acima que, mesmo não concordando com eles, compreendo.

Relativamente a este tópico, tenho algumas coisas a dizer, no ponto de vista de utilizador do fórum e membro da comunidade:

1. Esta comunidade é possivelmente das mais acolhedoras (e respeitadoras) que encontrei na web; claro que, por vezes, os ânimos se exaltam, mas nada comparado com outras situações, em comunidades diferentes, na minha opinião.

2. "Sem nunca acontecer nada" é uma afirmação bastante relativa. Que conhecimentos tens para afirmares que não acontece, de facto, nada? Nenhum de nós tem acesso aos registos privados dos utilizadores que dizes "mal educados ou grosseiros", podem perfeitamente ter sido advertidos ou pode ter-lhes sido atribuída uma infração sem nós termos conhecimento (ver: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=103860).

3. "depois tem outros que não se vê um comportamento anormal e são suspensos ou banidos ." O facto de não veres comportamento anormal não significa que este não exista. Há a secção geral a que ainda não tens acesso, pelo que pode ocorrer algo aí que leve a esses bloqueios; ademais, se um utilizador faz algo e é bloqueado, é de esperar que o conteúdo da mensagem que o levou ao bloqueio não fique visível à comunidade, pelo que muitos utilizadores podem ter tido comportamentos dignos de bloqueio sem nenhum de nós saber. Por último, por vezes não é a gravidade da infração que leva ao bloqueio, mas a persistência nesta (várias infrações ligeiras contínuas podem levar a um bloqueio sem que nos apercebamos).

O mesmo que acima. É melhor não tornarmos isto uma conversa sobre regras, há uma secção apropriada para tal.

Nota: o conteúdo acima é com base nas minhas experiências enquanto membro da equipa de outros fóruns com comunidades relativamente grandes, claro que posso estar errado ao assumir que na Zwame se passa o mesmo.

Voltando ao tema, como disse, não notei decréscimo significativo da participação da comunidade.

14. Morais

Morais Power Member

Eu não vejo nenhum mal com as regras deste forum, e eu já fui suspenso umas quantas vezes (também estou neste forum há mais de 10 anos).
    Sim, há zonas que estão um pouco ao abandono e outras que são um pouco para o xenofóbicas em relação aos participantes das mesmas mas é de se esperar, de certa forma...
    Eu não diria que está mais morto, apenas que tem menos tópicos do meu interesse activos, muito pouco sobre jogos antigos, infelizmente, as regras sobre emuladores e afins também não ajuda.

15. Gonç@lo

Gonç@lo Power Member

Eu tenho andado menos por cá, embora não me considere um user que faça falta ao fórum. Tenho mais para aprender do que para ensinar, e com o correr dos anos, a vida muda, assim como a disponibilidade para ler os tópicos todos.. O que tenho reparado ultimamente, é que há cada vez mais users banidos, ou suspensos, agora o porque, não sei, mas se há regras, quem cá quer andar tem de as cumprir.

16. FONERA

FONERA Suspenso

Como se tem acesso .:eek:

17. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

18. YoZ

YoZ Power Member

Eu sou um membro activo a bastante tempo, embora ande mais pela zona "Geral" e "vendas".. Mas costumo ler outras secções que me interesse, embora não participe tanto nessas.. mas dai a morrer, penso que não.. Lembro-me que houve uma altura (quando o hi5 era moda), muitos registaram-se apenas para pedir códigos e funções, sem nunca ler as regras, fazendo com que se fechassem inúmeros tópicos por estes já terem sido respondidos antes..

19. FERNANDEZ

FERNANDEZ Power Member

Eu sou membro desde 2010, e o que posso dizer é que estive na maioria das vezes na secção de hardware(90%).
    O que tenho notado agora é que nessa zona tem havido muito menos ajuda, da minha parte porque com os trabalhos que tenho, não tenho tido tempo para ajudar os users por lá como ajudava, e também como muitas das pessoas que aconselhavam users por lá já há muitos anos foram banidos, daí a ter vindo novos users também para essa área.
    É o que tenho observado.
    Também acho que com o fórum a crescer tenha despertado o interesse dos "Zwamers" para outras zonas.
    Minha opinião apenas.

Cumprimentos

20. Pois eu cá não acho que o forum esteja a morrer, embora esteja registado á pouco tempo, noto que este realmente é dos melhores foruns que existe para se falar sobre as tecnologias.

O que pode realmente acontecer é umas areas serem mais activas do que outras, e falo por mim, nem sempre á tempo para ler todos os tópicos... e por vezes até leio mas como sou leigo no assunto prefiro tar calado.

cumps

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página