Windows 10 - Dúvidas Gerais

- O que é o Windows 10?

O Windows 10 é o nome do novo sistema operativo da Microsoft, sucessor do Windows 8, de codename Threshold. Inicialmente pensou-se que o sucessor natural do Windows 8 seria a versão 9, mas a Microsoft "saltou" essa versão e avançou para o 10, que é justificado pela mudança do conceito do sistema operativo do ponto de vista da Microsoft. O Windows 10 é visto como um serviço, e não apenas como um sistema operativo.

- Como é que difere do Windows 7 e do Windows 8?

-- Menu Iniciar


Esta nova versão do Windows difere principalmente do Windows 8 com a reintrodução do menu Iniciar, que foi uma das maiores fontes de queixa da versão anterior. Nesta versão o menu Iniciar é híbrido, contendo as características do menu do Windows 7 e as tiles já conhecidas do Windows 8, mas de uma forma não invasiva e completamente personalizável.


startmenu.jpg

-- Cortana

Outra funcionalidade incluída nesta versão, já existente no Windows Phone 8, é a introdução da assistente pessoal Cortana no ambiente desktop, que aceita comandos por voz tal como já existia no ambiente Windows Phone 8.

cortana.png

-- Apps Universais e Multitasking

As Apps Metro passaram agora a chamar-se Apps Universais e podem ser utilizadas em modo janela, contrariamente à sua utilização no Windows 8, integrando-se assim facilmente no ambiente Desktop.

desktop.jpg

As Apps Metro no Windows 8 introduziram pela primeira vez um ambiente multitasking. No Windows 10, introduz-se o conceito de Desktops virtuais, já existente em sistemas operativos Linux e Mac OS, acessível através da barra de tarefas.

vdesktop.jpg


-- Browser Microsoft Edge


Esta versão também introduz um novo browser, o Microsoft Edge (codename Project Spartan), que se distancia do Internet Explorer por ser um browser moderno que compete directamente com outros browsers mais conhecidos como o Google Chrome e o Firefox, contrariamente ao seu antecessor, o Internet Explorer.

edge.png

-- Modo Tablet

O Windows 8 foi pensado como um ambiente de transição para computadores e portáteis com ecrã sensível ao toque, no entanto nunca conseguiu ser verdadeiramente um sistema operativo híbrido. No Windows 10, isso foi finalmente conseguido. É agora possível alternar entre modo Desktop e modo Tablet, sendo cada um optimizado para rato e teclado, e touchscreens, respectivamente.

tabletmode.jpg

- Quais são os requisitos mínimos para o Windows 10?

Os requisitos mínimos, neste momento, para o Windows 10 Technical Preview são os seguintes:

  • Processador: 1 GHz ou superior;
  • Memória: 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
  • Disco: 16 GB
  • Placa gráfica: Suporte para DirectX 9 com driver WDDM
  • Conta Microsoft e ligação à Internet
Estes são os requisitos mínimos. No entanto, para um sistema com estas características mencionadas acima, recomenda-se a instalação de um sistema operativo mais antigo, como o Windows XP, pois a utilização de recursos é menor. Para se poder utilizar o Windows 10 com melhor desempenho, recomenda-se a instalação num sistema com requisitos um pouco mais elevados:
  • Processador: Dual core ou superior (Intel core i3, i5, i7, AMD Athlon X2 ou X4 ou superiores)
  • Memória: 4 GB ou superior (Recomenda-se a utilização da versão 64 bits)

No caso de querer efectuar o upgrade, existem também requisitos de software (sistema operativos suportados), como poderá consultar no tópico [FAQ] Upgrade gratuito para o Windows 10.

- Como obtenho o Windows 10?

Está a decorrer uma campanha que termina em Julho de 2016 que permite a utilizadores com o Windows 7 e 8.1 façam upgrade gratuito para o Windows 10. Para mais informações, consulte o tópico [FAQ] Upgrade gratuito para o Windows 10.

--------

Se houver alguma falha ou sugestão para expandir este tópico, não hesitem em comunicar ;) Este tópico irá ser expandido à medida que surgem novas informações.

Cumprimentos
 
Última edição:
Mais alguém tem o seguinte bug:

Se utilizar a gesture no trackpad para fazer scroll no menu iniciar (com 2 dedos), assim que paro de fazer scroll e quero clicar em algum ícone, o menu desaparece. O mesmo não acontece se fizer scroll normal com a barra de navegação vertical.
 
Sempre que o meu PC arranca da blue screen do erro vídeo tdr failure ou algum assim parecido sabem o que posso fazer para não me acontecer e que e chato PK o PC para arrancá direito e preciso 2 boots se não for mais
 
Eu fiz uma clean instalation e tudo direito ,noto um pouco mais lento no ambiente de trabalho em relação ao win 7 64 bit ,que estava a usar ,mas agora quero usar a cortana,mas ainda estou a pesquisar em como por isso a dar .
 
Na minha micro empresa temos duas licenças do windows 8 PRO Upgrade
Fora adquiridas por 35€ / cada , quando a microsof lançou esta campanha aquando do lançamento do windows 8 - era valido por 3 meses para quem tinha o XP ou vista profissional .

A minha questão é: posso subscrever legalmente o upgrade gratis para o windows 10 , sendo empresa e sendo o meu windows 8 uma versao upgrade ?

basta pesquisar no google por " windows 10 gratis empresas " para perceber que este upgrade nao é gratis para empresas que têm o windows 8 Enterprise edition.

Para o Windows 8 PRO (que é o meu caso) não encontrei qualquer referencia ao impedimento do seu upgrade , por isso gostaria de perceber se é legal ou não efectua-lo na minha micro empresa .

Obrigado
 
Serei só eu ou há mais alguém que tenha algum tipo de problema com a webcam?
É que a minha aparece com a imagem virada ao contrario (pernas para ar... por assim dizer)?
 
O Windows 10 oferece a possibilidade de organizar vários ambientes virtuais, o que por si é uma grande funcionalidade, no entanto, parece-me limitada, na medida em que o que fica organizado nesses diversos ambientes de trabalho são as páginas, pastas, ficheiros ou aplicações que se vão abrindo, ou seja, posso ter um ambiente de trabalho com um programa X aberto e outro ambiente de trabalho com um programa Y aberto, sem conseguir ter acesso ao programa X, porém, quando falo em limitação, refiro-me ao facto de não conseguir organizar o meu trabalho com estes ambientes de trabalho. Por exemplo, se eu quiser ter três ambientes de trabalhos, do género: "casa", "trabalho", "desporto", e em que quando acedo ao ambiente "trabalho" tenho apenas as pastas e documentos sobre o meu trabalho, quando estou no ambiente "desporto", tenho apenas pastas e documentos relacionados com o desporto, e assim sucessivamente.

Explorei, e parece-me que esta funcionalidade não está disponível no windows 10, certo?

Alguém com a mesma necessidade?

Obrigado pelas respostas

Vasco
 
Bom dia, será que me podem ajudar?
No windows 10 nao consigo abrir as Fotografias, nem a pre visualização de fotografias do windows, dá erro!
Alguma solução?
 
Back
Topo